BOM DIA!
“Regras, sem elas seríamos selvagens”
Hoje, amanheci me fazendo esta pergunta:
Até onde vai a religiosidade de uma pessoa que se diz ser cristão, um político fiel ao seu povo, com certeza em maioria descendentes de imigrantes, se não cumpri os preceitos e mandamentos do Deus que acreditas?
Afinal, nenhum de nós, seres humanos, brota do solo como plantas!
É evidente que todo governo tem suas leis, regras, sanções e o direito de liderar da forma que considera mais adequada. Porém, vivemos em uma era marcada por grandes êxodos, impulsionados pela doce e, ao mesmo tempo, amarga ilusão de que "a grama do vizinho é mais verde que a nossa".
Quando as pessoas não encontram em seus países de origem uma liderança que lhes garanta o básico para uma existência digna, são forçadas a buscar em outras nações a possibilidade de uma vida melhor. Essas nações, por sua vez, muitas vezes alimentam a ilusão de prosperidade. Neste caso em foco. O chamado "sonho americano" é um exemplo clássico: fascinante na teoria, mas, para muitos, uma utopia que se dissipa diante das adversidades da realidade.
Como aves migratórias, as pessoas deveriam poder transitar livremente, seguindo leis e tradições "ao pé da letra", isto denota respeito pra com as tratativas, entre uns e outros, em busca de recursos, segurança ou oportunidades, e retornar ao seu lugar de origem quando se sentirem fortalecidas e restabelecidas. Contudo, essa dinâmica natural tem sido cada vez mais impedida.
Hoje, o livre arbítrio de ir e vir, um direito intrínseco ao ser humano, é frequentemente bloqueado por barreiras que transformam sonhos em desilusões. Embora a forma rompante do atual Presidente dos Estados Unidos, em verdade, em verdade, nem tudo que reluz é ouro, e dizer que não precisa do outro, é desdita de si mesmo, porque o dia de amanhã nada sabemos, hoje, podemos estar por cima da "carne seca", amanhã, podemos estar mendigando auxilio do próximo, muita água ainda há pra rolar. Parcimônia, humildade, que não tem nada a ver com poder, inteligência, capacidade, e caldo de galinha não faz mal a ninguém.
O versículo que menciona tratar o próximo com amor é o Mateus 7:12, onde Jesus diz: "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei também a eles"
As caravanas migratórias entre nações são fenômenos complexos que geram uma série de debates contraditórios em termos políticos, sociais, econômicos e humanitários. Alguns pontos principais para complementar sobre os contraditos.
O que será que levou o reeleito Presidente Donald Trump, tomar medidas tão drásticas, até mesmo ditadora, desumana, contra os imigrantes alojados nos Estados Unidos, em grande maioria trabalhadores, com residência fixa, empresários, profissionais liberais, alguns capacitados pela própria rede de educação do país, e até mesmo com autorização de permanência e ou já naturalizados por conta do nascimento de filhos, ou permanência por anos em terras americanas?
Ora, muito contraditório à sua própria descendência e atual situação esponsal, já que sua família e esposa atual, é imigrante também!
DESCENDÊNCIA TRUMP:
A família de Donald Trump, 45º e 47° presidente dos Estados Unidos (2017–2021; 2025–presente) e dono da Trump Organization, é uma família americana de ascendência alemã e escocesa que é atualmente a Primeira Família da América desde 20 de janeiro de 2025, tendo sido entre os anos de 2017 a 2021.
Eles são ativos em negócios, entretenimento, política e imóveis. Donald Trump, sua terceira esposa Melania e seu filho Barron foram a primeira família durante sua presidência. O pai de Trump, Fred, era filho de imigrantes alemães, enquanto sua mãe Mary Anne MacLeod era uma imigrante escocesa. Trump tem cinco filhos de três esposas e dez netos.
Acredito que não deve ter sido nada fácil, mas, a permanência, o trabalho, a vontade de vencer, justa justiça, deve ter feito toda diferença em sua família. Então, por que hoje, seria diferente, e o tratamento tão discriminatório, chegando a ser violento?
O atual poder americano, pode ter sofrido em sua ascendência fortes entraves, mas estão hoje no poder máximo, porque tiveram oportunidades de provar que foram capazes, através do trabalho e aprimoramentos ao longo dos séculos. Ou não?
Todo país tem o direito de aplicar suas leis, mas não tem o direito de tratar pessoas como se fossem objetos descartáveis. Isso, jamais!
Sempre há tempo para rever posições, atitudes e formas de agir. Pedir desculpas a outros governos em nome de seu povo também é uma demonstração de grandeza e de liderança. E saber acatar, aceitar desculpas também o é... Sabe o que acho?
O medo, a insegurança, e as viroses migrantes, tem sido o maior entrave nas tratativas atualmente entre pessoas, não somente nos Estados Unidos, mas é algo que foge de nossa humanidade, e que transcende pontes....
Veja bem, olhando para nosso próprio umbigo:
Quando muitos venezuelanos, com medo, "fugindo da fome e dos maus-tratos de seu governo", migraram para o nosso país, foram acolhidos, instalados em acampamentos, e diversas ONGs se dispuseram a auxiliar, evitando que a situação se tornasse um "caos".
Com eles, no entanto, também ressurgiram doenças que já haviam sido erradicadas aqui, como o sarampo, entre outras.
O que foi feito diante disso?
As autoridades de saúde tomaram providências rápidas: vacinaram não apenas os imigrantes, mas também a população local. Além disso, essas pessoas foram cadastradas e distribuídas entre os estados brasileiros, sendo direcionadas para redes de trabalho, contribuindo para a integração e o equilíbrio social.
By MângelaCastro, 28/01/2025