Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Um momento de sua atenção …

 


O dia amanhece manhoso, tranquilo, e promete calor intenso, e que Deus guarde-nos nesse novo dia, ampare os necessitados, dirigindo-lhes o caminhar, o pensamento, acalme os ânimos, e traga a paz!

  • 1 Pedro 2:17 - "Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei."

Antes de negar-se aos apelos da caridade, medite um momento nas aflições dos outros.

Imagine você no lugar de quem sofre.

Observe os irmãos relegados aos padecimentos da rua e suponha-se constrangido a semelhante situação.

Repare o doente desamparado e considere que amanhã provavelmente seremos nós candidatos ao socorro na via pública.

Examine o ancião fatigado e reflita que, se a desencarnação não chegar em breve, não escapará você da velhice.

Contemple as crianças necessitadas, lembrando os próprios filhinhos.

Escute pacientemente os companheiros entregues à sombra do grande infortúnio e recorde que em futuro próximo, é possível estejamos na travessia das mesmas dificuldades.

Fite a multidão dos ignorantes e dos fracos, cansados e infelizes, julgando-se entre eles e mentalize a gratidão que você sentiria perante a migalha de amor que alguém lhe ofertasse.

Pense um momento em tudo isso e você reconhecerá que a caridade para nós todos é simples obrigação. 

Psicografado por Chico Xavier pelo espírito de André Luiz, do livro Mãos Marcadas, por espíritos diversos.

De Janeiro a Dezembro.

Foi dada a partida, o primeiro mês do ano de 2024 já está finalizando... e o que nos espera? O desenrolar dos meses sazonais, já foram semeados por Nosso Senhor, cumpre a cada um de nós zelar, regar cada sementinha, para que lá no final possamos colher bons frutos.

Nosso Senhor no comando!

By MângelaCastro - 31/01/2024



segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Vamos para onde o amor nos leva! Verdade ou mentira? ...

 

Embora nos seja pertinente, nem sempre essencial, como também não estamos ao inteiro dispor do irmão, da irmã, o tempo todo, às vezes estamos próximos, mas nossa presença não é notada, estamos ali, uníssono(a) com o momento precioso, e isto pode acontecer, mesmo à distância, porque o que une as pessoas é a forma de considerar o outro (a), respeitar, confiar, querer estar, e quem confia, não tem dúvidas, consegue enxergar a alma sem ver, e senti-la junto a si, e assim, nem precisa ser amantes, é uma questão de sintonia de alma.

Veja, bem, a dúvida, não é circunstancial, nem sempre é pertinente, e pode ser o divisor que separa as pessoas umas das outras, afasta-as, ao invés de uni-las, e é bom compreendermos que cada indivíduo tem sim, seu próprio tempo, suas dificuldades, suas formas de ser, mas nem por isso quer dizer que deixou de considerar, de sentir fortes emoções, de acelerar o coração quando vê, e é claro e evidente, quando temos um olhar mais límpido, tal qual a nossa alma, enxergamos exatamente como a pessoa é, com todas suas impurezas, ou não, completamente despidas de alma e de si mesmas, claras como o sol do meio dia, e até podemos nos frustrar dada as nossas expectativas com relação às pessoas, somo criados à semelhança de Deus, porém, com nossas peculiaridades, posto que nem sempre a claridade nos é afável, isto é fato, incomoda às vezes a nossa forma de ver, são nestes momentos que devemos orar, buscando a fé no mais profundo eu, extraindo-a (a fé) do nosso âmago, do vivo Espírito Santo de Deus, como se tiram as raízes de uma planta, com toda força d'alma, para que tenhamos a sabedoria do esclarecimento!

O contato entre pessoas, nem sempre é físico, temos "ns" formas de contatar, uma delas a escrita, é a forma que muitos encontram para se comunicar, nosso Papa, tem razão, quando diz que precisamos cuidar dos nossos relacionamentos, se hoje por algum forte motivo, estamos afastados, amanhã podemos estar juntos, sem precisar das redes sociais, das mídias, das entrelinhas em um discurso...Somos humanos criados para estar juntos em comunidade... E quando não é possível as diversas formas de escritas são bem vindas! Não é? Por isso existem os discursos, esses ,mais diretos e menos evasivos, as homilias como Jesus, ao contrário, são "tamanho único" servem para todxs, e para quem se identifica, como esse texto que escrevo...

Em verdade, ninguém sabe entender de onde provém a necessidade do estar sempre junto, eu de forma particular, entendo que precisamos sim uns dos outros, se assim não fosse, Jesus não teria escolhido por si só, mas com responsabilidade de vida, seu grupo de amigos (as), e os preparou, buscando deixa-los a seu bel prazer, através da palavra falada, pelos seus gestos concretos, de amizade, de confiança, partilha e caridade, e sempre procurou traze-los para perto de si, por isso eu procuro entender os chamados, mas, mesmo amando-os incondicionalmente, Jesus, não foi compreendido, foi pouco amado, e no final foi traído, abandonado pelos que atestaram ama-lo, se destino foi, não sabemos, mas sabemos que aconteceu e Ele muito sofreu, mas, mesmo na cruz das amarguras e da solidão, subiu ao céu amando.... 

Por mais que nos esforcemos como cristãos, ainda não conseguimos compreender realmente quem foi Jesus e por que agiu de forma absoluta no amor incondicional, pelo seu povo, seus amigos, por mais que procuremos enxergar bem, nossa visão ainda é muito parca e embaçada, quase que desprovida do amor concreto, na menor falha que tem nosso irmão, nossa irmã, nos afastamos, nos escondemos, lançamos palavras amargas, ou de sofrimentos, ou queremos manipular, mas o que fazemos para que se mude essa forma estranha de amar? Posto que, não queremos como Jesus, humilhar-nos diante da uma multidão e dos nossos amigos, assim entendemos, e pensamos, quando deixamos nos submeter pelos nossos quereres.

É assim que nos sentimos, humilhados, postergados, se agimos diferente e como os outros querem, não o nosso coração, é por isso que erramos, mas, por Jesus ser bom e generoso Ele sempre nos concede novas oportunidades de refazimento, com seus esclarecimentos. Não podemos esquecer, a escolha da escrita, das entrelinhas foram pessoais, não profetizadas!

Veja,

Nem com toda a ciência e diversos estudos, os cientistas e psicólogos conseguem definir o amor. Portando, enquanto uns dizem que provém da admiração, outros falarão da atração. Muitos ainda vão argumentar que ele nem existe.

Além disso, temos avanços recentes nos estudos do cérebro humano e seus neurotransmissores. Mas a oxitocina, dopamina e mecânicas do centro de recompensa não explicam quase nada sobre esse sentimento complexo que produz as mais lindas histórias.

Aliás, inclusive inventaram um tal de amor líquido, onde ele começa e já tem data para acabar. Ou seja, verdade seja dita: depois de milhares de anos e diversas teorias, não chegamos a um veredito e não estamos nem perto disso.

O amor verdadeiro não vem desse mundo, já que ele não obedece a parâmetros transitórios da ciência e nem é influenciado por interesses finitos. Afinal, ele move o universo e constitui parte do caráter de Deus.

By MângelaCastro - segunda-feira, 29/01/2024

domingo, 28 de janeiro de 2024

SOMOS FILHOS DE UM MUNDO DISTRAIDO



Por uma nova compreensão do brincar e do aprender




Somos filhos de um mundo distraído

Que esqueceu como fazer as crianças rirem

E em vez de um conto de fadas demos um iPhone.

Em vez de cores, compramos um tablet para eles.

Somos filhos de um mundo distraído

Que esqueceu como se joga com a bola

Empinando uma pipa à beira-mar

E correr descalço pelos prados.

Somos filhos do iPhone, do smartphone, dos tablets.

Queremos saber quem está do outro lado do mundo.

Sem ver quem está ao nosso lado.

Somos filhos de um mundo distraído

Feito de tecnologia e de um bom dia esquecido

De um café publicado nas redes sociais

E um café frio para beber.


Somos filhos de um mundo distraído

Que esqueceu como fazer uma criança sorrir.

encontrei por aí ✍️


Obs: O direito de toda criança a brincar é uma questão fundamental, amplamente reconhecida em nível mundial. No Brasil, esse direito é assegurado por meio de legislações específicas que garantem um ambiente saudável e propício para o desenvolvimento e diversão das crianças. 

O direito de brincar: uma necessidade fundamental

Brincar é uma atividade intrinsecamente ligada ao desenvolvimento saudável de uma criança. Isso envolve a interação social, a exploração do mundo ao redor e o aprendizado de habilidades essenciais. 

A Declaração Universal dos Direitos das Crianças da ONU estabelece claramente que “toda criança terá o direito de brincar e de divertir-se”. Essa afirmação é sustentada por uma ampla gama de evidências emocionais, psicológicas e científicas, destacando a importância fundamental do brincar na infância. 

A UNICEF Brasil realizou um estudo abrangente em 2019, intitulado “Infância Roubada: O Direito de Brincar na Rua”, que destaca os desafios que as crianças enfrentam ao buscar o direito de brincar nas ruas. Esse estudo identificou barreiras para o livre brincar ao ar livre, bem como a importância de criar espaços seguros para as crianças desfrutarem de suas atividades lúdicas.

O evangelista Marcos, ao relatar esse momento de Jesus e as crianças deixou bem claro que Jesus ficou contrariado com os discípulos que queriam afastar as crianças de Sua presença. Isso nos mostra que, na família de Deus há espaço para todos, grandes e pequenos, velhos e crianças.

By Mângelacastro -28/01/2024

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Lei da vida! Por que a "morte" nos assusta tanto e nos faz gelar o coração?

Nestes últimos tempos, mais precisamente desde a pandemia, tenho me feito chocar e entristecer sobremaneira meu pobre coração, ao ler nos noticiários e pelas redes sociais, tantos jovens partindo dessa vida terrena, e me pego quando em silêncio, orando por eles e pelos nossos familiares e amigos, para que Deus preserve suas vidas, mesmo com este mundo arraigado de tempestades e violência urbana. Mas, não são só estas hecatombes que matam, e fazem sofrer o corpo, tem também muitos jovens e crianças sofrendo por doenças, antes, desconhecidas do nosso entendimento. Assusto-me!

Tenho tido notícias de amigos queridos, alguns de adolescência partirem para uma nova viagem sem bilhete de volta, e fico triste, porque é um afastamento que sofremos sem nosso aval, simplesmente acordamos em um nova manhã embora desperta majestosamente, sombreia-se pelas mórbidas notícias. 

Mas, por mais que lemos, tentando nos aprofundar em conhecimentos sobre a morte, não compreendemos ainda nada sobre ela, afinal o que é a morte? 

Como ela se processa intimamente por quem passa por ela ? Por que fica esse vazio imenso em nosso coração, e nossas emoções não conseguem ser contidas? é claro que a psicologia explica, e a religião de cada etnia também tenta explicar, e fingimos acreditar, porque lá no fundo de nosso âmago, quando ela nos atinge de uma forma particular, a verdade, é que nos assustamos e temos dificultada em aceitá-la!

E quando a vemos de perto nos estremecemos! Nesses momentos só a fé nos sustenta e nos dá força de prosseguimento, mesmo também não entendendo muito bem sobre ela, é algo misterioso que nos envolve, e nos muda para um mundo intimista, como um remédio forte, que mexe com todas as nossas estruturas e nos sentimos reconfortados e com esperança de dias melhores! Nem mesmo Jesus explicou a fé, Ele só dizia e confirmava aos doentes que curava, dizendo__ "Vá e não peque mais, sua fé te curou!"

Marcos 5, 34 Então ele lhe disse: ____"Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento".

Então, lendo esse versículo, sabemos que um forte processo se dá dentro de nós, e nos sentimos com esperança e força para continuar vivendo.

Porém, a morte é "sorrateira", não a sentimos, quando vemos, ela já chegou e nos domina por inteiro... e acredito que é isto que nos assusta, e nos deixa inseguros e frágeis, pois não sabemos quando ela vem, talvez com os ventos, e com eles partimos como sementes, para cair em novos campos, e sermos novamente semeados.

Quando Jesus estava para terminar sua missão, Ele, comungou com seus amigos mais diletos, e lhes revelou que iria para a "Casa do Pai Eterno", e por amor, preparar lugar para cada um de seus irmãos(ãs) para quando chegasse a hora, eles tivessem um lugar para habitar.

"João 14:2" disse: ___ "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar". Cristo liberou a promessa de preparar o céu como nossa morada eterna.

Os cristãos de hoje, acreditam na Nova Jerusalém espiritual, construída por Jesus no céu meio às estrelas, e creio que assim pensando, com certeza tornará a passagem desta vida para outra com mais leveza, e pensando conquista-la um dia; podemos nos tornar pessoas melhores, e que assim seja!

Em verdade, em verdade, nem mesmo a ciência com toda sua sabedoria, conhecimento e tecnologia, não conseguiu ainda explicar concretamente o quanto mais distante e abstrata é a ameaça da morte, e mais assustadora ela se torna. No entanto, os pesquisadores acreditam que essa seria uma reação natural do ser humano, como uma semente jogada na terra, ela sofre as intempéries do tempo, cresce, se fortalece, dá frutos e depois murcha e seca., esse processo é comandado por uma espécie de sistema imunológico” da nossa psique. Te sustenta ler sobre isto, te conforta? Não né? A mim também não, ela continuará sendo nossos fantasmas, nos assustando... Mistérios!

"É possível enxergar beleza até na morte. Apesar de estar intimamente ligada com um clima fúnebre, há quem prefira ver este momento como um ato de passagem, de fim de ciclo e de valorização das coisas que podem ser realizadas em vida".

By MângelaCastro - 26/01/2024 


By MângelaCastro -


sábado, 13 de janeiro de 2024

A SÍNDROME DO AVENTAL BRANCO.

 

 Bom dia a todos!


  • "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." ...

Embora com todas as vacinas em dia, só não me vacinei contra o amor, continuo como em todo início de ano, ficando resfriada, e amando muito pessoas especiais!

Ela vem com mal-estar, sem febre, mas, fazendo espirrar, tossir muito.... Hoje amanheci melhor, mas a tosse persiste, e vai lentamente se amenizando, ela não tem dó, chega com tudo, e sem pedir licença se instala confortavelmente em nosso corpo, confortável, só para ela, para o paciente é horrível, é incômodo, não é mesmo?!

Eu digo que é “ sazonal”, a qual sou brindada com sua presença intimidante, todo início de ano, mais precisamente na primavera, acordando no verão, não sei se com você é assim também.

Meu filho diz que ela me alcança, através da janela que se abre, entre uma e outra vacina, consegue passar e me atacar, e como todo resfriado ou gripe, a sua presença incomoda sobremaneira. aff!.

O certo é que traz com ela a lentidão, a moleza, o olhar lançado sobre o sofá, o tempo inteiro, querendo só ficar deitada, e ficar quietinha, ela é também contagiosa.

O pior é que tenho uma genética que não busca logo pelo médico, e fico esperando-a sarar por si só, com “chazinhos caseiros “é claro que meu filho não concorda, e fica repetindo, ____mãe, vamos em uma consulta!!

Somos assim, minha mãe, irmãos, tem a “síndrome do avental branco”, prefere dar tempo ao tempo e se consuma e vá embora, só que não, o sofrimento tende a ficar maior, e a cura é lenta....

Existe há milênios, e vem sofrendo mutações, se tornando mais forte, e espera uma janelinha aberta para entrar mudando de “cara”, tentando se camuflar, mas ele está no ar, o perigo invisível... O jeito é seguir a fórmula do bem viver, uma vez acometida cuidar da boa alimentação, não se deixar dominar pelo desânimo, e se exercitar, arrumar a casa, tirando todo o pó, levar a vida “normal” buscando se fortalecer, e uma vez dominada pelo vírus, usar as prevenções recomendadas, as máscaras são aliados fortíssimos, e claro, não usamos, deixando o vírus entrar em nossas vias aéreas, aí ,É CORRER DO ABRAÇO, mas não fujamos da fé que nos levanta, nos fortalece e nos impulsiona a reflexões, mudanças de hábitos, é tal qual todo fim de ano, na passagem, prometemos fazer diferença no ano que nasce, só que não, somos em maioria "turrões", ou estou mentindo? 👀😂😂😂 ....

Só trago para perto de mim, quem deseja se aproximar e se aconchegar verdadeiramente, veja, bem, o amor não se esconde, se lança em águas profundas, e rasas, se torna ousado e valente nada teme, e se faz fortaleza na própria, e na vida de alguém ...

"Sara Senhor, os quebrantados do coração e da alma que busca carinho, segurança e harmonia", porque a cura nos dá mais virtude, e nos melhora a alma, e não nos deixa só no "muro das lamentações". Amém?


By MângelaCastro - 13/01/2023

Quando Ser Mulher É Um Obstáculo – A Voz Que Clama Por Justiça ...

  Por favor, não vire a página. “Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão, tratai da causa d...