Total de visualizações de página

domingo, 28 de janeiro de 2024

SOMOS FILHOS DE UM MUNDO DISTRAIDO



Por uma nova compreensão do brincar e do aprender




Somos filhos de um mundo distraído

Que esqueceu como fazer as crianças rirem

E em vez de um conto de fadas demos um iPhone.

Em vez de cores, compramos um tablet para eles.

Somos filhos de um mundo distraído

Que esqueceu como se joga com a bola

Empinando uma pipa à beira-mar

E correr descalço pelos prados.

Somos filhos do iPhone, do smartphone, dos tablets.

Queremos saber quem está do outro lado do mundo.

Sem ver quem está ao nosso lado.

Somos filhos de um mundo distraído

Feito de tecnologia e de um bom dia esquecido

De um café publicado nas redes sociais

E um café frio para beber.


Somos filhos de um mundo distraído

Que esqueceu como fazer uma criança sorrir.

encontrei por aí ✍️


Obs: O direito de toda criança a brincar é uma questão fundamental, amplamente reconhecida em nível mundial. No Brasil, esse direito é assegurado por meio de legislações específicas que garantem um ambiente saudável e propício para o desenvolvimento e diversão das crianças. 

O direito de brincar: uma necessidade fundamental

Brincar é uma atividade intrinsecamente ligada ao desenvolvimento saudável de uma criança. Isso envolve a interação social, a exploração do mundo ao redor e o aprendizado de habilidades essenciais. 

A Declaração Universal dos Direitos das Crianças da ONU estabelece claramente que “toda criança terá o direito de brincar e de divertir-se”. Essa afirmação é sustentada por uma ampla gama de evidências emocionais, psicológicas e científicas, destacando a importância fundamental do brincar na infância. 

A UNICEF Brasil realizou um estudo abrangente em 2019, intitulado “Infância Roubada: O Direito de Brincar na Rua”, que destaca os desafios que as crianças enfrentam ao buscar o direito de brincar nas ruas. Esse estudo identificou barreiras para o livre brincar ao ar livre, bem como a importância de criar espaços seguros para as crianças desfrutarem de suas atividades lúdicas.

O evangelista Marcos, ao relatar esse momento de Jesus e as crianças deixou bem claro que Jesus ficou contrariado com os discípulos que queriam afastar as crianças de Sua presença. Isso nos mostra que, na família de Deus há espaço para todos, grandes e pequenos, velhos e crianças.

By Mângelacastro -28/01/2024

QUE AMOR É ESSE?

  “O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas antes em receber, em amar muito! Santa Terezinha   (por MângelaCastro) 🌬️ Um vento…...