Nestes últimos tempos, mais precisamente desde a pandemia, tenho me feito chocar e entristecer sobremaneira meu pobre coração, ao ler nos noticiários e pelas redes sociais, tantos jovens partindo dessa vida terrena, e me pego quando em silêncio, orando por eles e pelos nossos familiares e amigos, para que Deus preserve suas vidas, mesmo com este mundo arraigado de tempestades e violência urbana. Mas, não são só estas hecatombes que matam, e fazem sofrer o corpo, tem também muitos jovens e crianças sofrendo por doenças, antes, desconhecidas do nosso entendimento. Assusto-me!
Tenho tido notícias de amigos queridos, alguns de adolescência partirem para uma nova viagem sem bilhete de volta, e fico triste, porque é um afastamento que sofremos sem nosso aval, simplesmente acordamos em um nova manhã embora desperta majestosamente, sombreia-se pelas mórbidas notícias.
Mas, por mais que lemos, tentando nos aprofundar em conhecimentos sobre a morte, não compreendemos ainda nada sobre ela, afinal o que é a morte?
Como ela se processa intimamente por quem passa por ela ? Por que fica esse vazio imenso em nosso coração, e nossas emoções não conseguem ser contidas? é claro que a psicologia explica, e a religião de cada etnia também tenta explicar, e fingimos acreditar, porque lá no fundo de nosso âmago, quando ela nos atinge de uma forma particular, a verdade, é que nos assustamos e temos dificultada em aceitá-la!
E quando a vemos de perto nos estremecemos! Nesses momentos só a fé nos sustenta e nos dá força de prosseguimento, mesmo também não entendendo muito bem sobre ela, é algo misterioso que nos envolve, e nos muda para um mundo intimista, como um remédio forte, que mexe com todas as nossas estruturas e nos sentimos reconfortados e com esperança de dias melhores! Nem mesmo Jesus explicou a fé, Ele só dizia e confirmava aos doentes que curava, dizendo__ "Vá e não peque mais, sua fé te curou!"
Marcos 5, 34 Então ele lhe disse: ____"Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento".
Então, lendo esse versículo, sabemos que um forte processo se dá dentro de nós, e nos sentimos com esperança e força para continuar vivendo.
Porém, a morte é "sorrateira", não a sentimos, quando vemos, ela já chegou e nos domina por inteiro... e acredito que é isto que nos assusta, e nos deixa inseguros e frágeis, pois não sabemos quando ela vem, talvez com os ventos, e com eles partimos como sementes, para cair em novos campos, e sermos novamente semeados.
Quando Jesus estava para terminar sua missão, Ele, comungou com seus amigos mais diletos, e lhes revelou que iria para a "Casa do Pai Eterno", e por amor, preparar lugar para cada um de seus irmãos(ãs) para quando chegasse a hora, eles tivessem um lugar para habitar.
"João 14:2" disse: ___ "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar". Cristo liberou a promessa de preparar o céu como nossa morada eterna.
Os cristãos de hoje, acreditam na Nova Jerusalém espiritual, construída por Jesus no céu meio às estrelas, e creio que assim pensando, com certeza tornará a passagem desta vida para outra com mais leveza, e pensando conquista-la um dia; podemos nos tornar pessoas melhores, e que assim seja!
Em verdade, em verdade, nem mesmo a ciência com toda sua sabedoria, conhecimento e tecnologia, não conseguiu ainda explicar concretamente o quanto mais distante e abstrata é a ameaça da morte, e mais assustadora ela se torna. No entanto, os pesquisadores acreditam que essa seria uma reação natural do ser humano, como uma semente jogada na terra, ela sofre as intempéries do tempo, cresce, se fortalece, dá frutos e depois murcha e seca., esse processo é comandado por uma espécie de “sistema imunológico” da nossa psique. Te sustenta ler sobre isto, te conforta? Não né? A mim também não, ela continuará sendo nossos fantasmas, nos assustando... Mistérios!
"É possível enxergar beleza até na morte. Apesar de estar intimamente ligada com um clima fúnebre, há quem prefira ver este momento como um ato de passagem, de fim de ciclo e de valorização das coisas que podem ser realizadas em vida".
By MângelaCastro - 26/01/2024
By MângelaCastro -