Polêmica carnavalesca, certo ou errado?
Nós operadores do direito, temos por princípio salvaguardar os direitos de todo cidadão brasileiro(a), o direito de se expressar livremente, agir, pensar, mas até que ponto este direito de liberdade é correto?
"A principal regra de convivência dos indivíduos entre si é: O direito de cada um termina onde começa o do outro"1. Essa frase, atribuída a Oliver Wendel Holmes Jr., ex-Ministro da Suprema Corte dos EEUU, indica que o direito de um indivíduo não pode prejudicar o direito de outro1. A frase "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro" também indica que a verdadeira liberdade respeita o próximo e seus direitos2"
O apocalipse, sempre foi um tema discutido por leigos e pelas igrejas, e de contexto polêmico! E no nosso carnaval, desde a primeira vez que algumas escolas de samba, resolveram textualizar a personagem de Cristo, e a Igreja, mais precisamente a católica, resolveu por bem defender a figura de Cristo, considerando-a uma "aberração", ser exposta publicamente em desfiles de carnaval! E sem o seu devido consentimento!
Me considero católica, apostólica romana, desde que fui batizada e depois crismada na igreja católica, mas, nunca me considerei possuidora dos direitos da vida de Cristo, mas sim, tento buscar o meu melhor, seguindo os seus princípios, para vencer este mundo, desde as primeiras luzes, escrita em Gênesis, um verdadeiro caos!
Portanto se eu não tiver um bom alicerce familiar_cultural, e experiências contundentes de vida, minimamente aceitáveis, acredito que nada serei e nem saberei me situar neste mundo de meu Deus! E um dos princípios para uma boa vivência, é saber respeitar, tanto as leis dos homens, quanto a lei de Deus, considerada universal, assim, entendo que devemos saber diferenciar e textualizar o que pode ou não ser feito e ou exposto, já que não somos possuidores de "todas as coisas", mas, temos que aceitar que limites devem ser impostos, e o bom senso tem que ponderar sobre nossos comportamentos e pensamentos, como bem salientou o apóstolo Paulo de Tarso:
|“Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” é uma frase extraída do ensino do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6:12. O significado dessa frase basicamente trata da liberdade cristã que deve estar em conformidade com a Palavra de Deus. E assim sendo, embora sejamos livres para nos expressar de forma individual e ou coletiva, penso que não nos delega colocar os livros da Bíblia em questão, em temas polêmicos e de forma vexatória, sobre seus ensinamentos em público, tentando provar quem está com a verdade, como aconteceu, no meu ponto de vista de forma desrespeitosa durante o desfile de ruas acontecidos em Salvador, Bahia, durante o carnaval, por conta de alguns cantores foliões, fiquei embasbacada, triste, porque acredito que a Palavra vinda de Deus, embora seja para todos, devemos acata-la e semeá-la de forma mais discreta, e com mais respeito, principalmente um tema ainda polêmico, haja vista, com pontos de vistas diferenciados, demonstrando tão pouco conhecimento sobre o livro de Apocalipse!
Assim sendo, vou deixar aqui, um pouco da história compilada sobre este tema, que em verdade, entendo que não tem nada a ver com arrebatamentos, e ou destruição do mundo por Deus, pode ser que este ultimo aconteça, não pelas mãos do Criador, mas do próprio homem que não respeita a própria vida, que dirá do seu próximo!