Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

O APOCALIPSE, PARA QUEM FOI ESCRITO?


Polêmica carnavalesca, certo ou errado?


Nós operadores do direito, temos por princípio salvaguardar os direitos de todo cidadão brasileiro(a), o direito de se expressar livremente, agir, pensar, mas até que ponto este direito de liberdade é correto?


"A principal regra de convivência dos indivíduos entre si é: O direito de cada um termina onde começa o do outro"1. Essa frase, atribuída a Oliver Wendel Holmes Jr., ex-Ministro da Suprema Corte dos EEUU, indica que o direito de um indivíduo não pode prejudicar o direito de outro1. A frase "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro" também indica que a verdadeira liberdade respeita o próximo e seus direitos2"


O apocalipse, sempre foi um tema discutido por leigos e pelas igrejas, e de contexto polêmico! E no nosso carnaval, desde a primeira vez que algumas escolas de samba, resolveram textualizar a personagem de Cristo, e a Igreja, mais precisamente a católica, resolveu por bem defender a figura de Cristo, considerando-a uma "aberração", ser exposta publicamente em desfiles de carnaval! E sem o seu devido consentimento!

Me considero católica, apostólica romana, desde que fui batizada e depois crismada na igreja católica, mas, nunca me considerei possuidora dos direitos da vida de Cristo, mas sim, tento buscar o meu melhor, seguindo os seus princípios, para vencer este mundo, desde as primeiras luzes, escrita em Gênesis, um verdadeiro caos! 

Portanto se eu não tiver um bom alicerce familiar_cultural, e experiências contundentes de vida, minimamente aceitáveis, acredito que nada serei e nem saberei me situar neste mundo de meu Deus! E um dos princípios para uma boa vivência, é saber respeitar, tanto as leis dos homens, quanto a lei de Deus, considerada universal, assim, entendo que devemos saber diferenciar e textualizar o que pode ou não ser feito e ou exposto, já que não somos possuidores de "todas as coisas", mas, temos que aceitar que limites devem ser impostos, e o bom senso tem que ponderar sobre nossos comportamentos e pensamentos, como bem salientou o apóstolo Paulo de Tarso: 

|Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” é uma frase extraída do ensino do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6:12. O significado dessa frase basicamente trata da liberdade cristã que deve estar em conformidade com a Palavra de Deus. E assim sendo, embora sejamos livres para nos expressar de forma individual e ou coletiva, penso que não nos delega colocar os livros da Bíblia em questão, em temas polêmicos e de forma vexatória, sobre seus ensinamentos em público, tentando provar quem está com a verdade, como aconteceu, no meu ponto de vista de forma desrespeitosa durante o desfile de ruas acontecidos em Salvador, Bahia, durante o carnaval, por conta de alguns cantores foliões, fiquei embasbacada, triste, porque acredito que a Palavra vinda de Deus, embora seja para todos, devemos acata-la e semeá-la de forma mais discreta, e com mais respeito, principalmente um tema ainda polêmico, haja vista, com pontos de vistas diferenciados, demonstrando tão pouco conhecimento sobre o livro de Apocalipse!

Assim sendo, vou deixar aqui, um pouco da história compilada sobre este tema, que em verdade, entendo que não tem nada a ver com arrebatamentos, e ou destruição do mundo por Deus, pode ser que este ultimo aconteça, não pelas mãos do Criador, mas do próprio homem que não respeita a própria vida, que dirá do seu próximo!

  • Para quem foi escrito?

  • Os destinatários imediatos do livro do Apocalipse foram as sete igrejas da Ásia Menor (atual Turquia). Os cristãos enfrentavam uma perseguição hostil naquela época por parte dos pagãos, dos judeus e do imperador Domiciano. O próprio apóstolo João havia sido banido para Patmos, …

  • Características da mensagem

  • Trata-se de uma mensagem de esperança e confiança para os que são fiéis a Cristo. Contudo, o Apocalipse é considerado um livro de difícil compreensão, por conter determinados símbolos, figuras e códigos, tão comuns ao gênero apocalíptico. João, inspirado por Deus.
  • Mas ao contrário do que muita gente pensa, há muito mais no livro do Apocalipse do que apenas um tipo de manual sobre o futuro. Além disso, o próprio título do livro já diz muito sobre seu principal objetivo. A palavra “Apocalipse” vem do grego Apokalypsis e significa “revelação” ou “desvelamento”. Portanto, o objetivo do livro do Apocalipse é revelar ao invés de esconder. Quando ao uso de elementos simbólicos em sua narrativa, o mesmo também acontece com outros livros livros bíblicos, como Ezequiel, Daniel e Zacarias.
  • Não vou textualizar o tema, para não ficar maçante, então, deixo o link abaixo para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a tradução do livro o apocalipse, sem muita certeza ainda, se fora escrito por João, como muitos historiadores e pesquisadores entendem. O importante é que tenhamos mais respeito e consideração, com as várias formas de entendimento sobre religião e seus seguidores ao abordarmos temas sobre a Bíblia Sagrada, e acredito que numa festa de carnaval saindo do quesito história, cultura, e enredos, não é de bom tom, abordar temas ainda tão polêmicos e considerados sagrados!
É bom lembrar que a liberdade de expressão tem limites.

Está seu direito inserido nos artigos 5º e 220º da Constituição Federal de 1988, portanto, cuidemos de nossas falas e apontamentos nas plataformas digitais, e até mesmo em público, podemos estar burlando esse princípio tão importante para o exercício de nossa democracia.

  • By MângelaCastro - 20/02/2024

QUE AMOR É ESSE?

  “O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas antes em receber, em amar muito! Santa Terezinha   (por MângelaCastro) 🌬️ Um vento…...