Por favor, não vire a página.
“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão, tratai da causa das viúvas.”
(Isaías 1:17)
Não desvie o olhar, não se cale. Porque juntas, podemos muito mais. Precisamos de uma rede verdadeira de apoio entre mulheres — não para declarar guerra, mas para defender o que é justo.
Não se trata de rótulos ou bandeiras, mas de consciência: ser mulher é uma dádiva, e com ela vem também a responsabilidade de exigir respeito à nossa dignidade, ao nosso espaço profissional, à nossa voz. Como abelhas obreiras, somos a base silenciosa que sustenta o mundo — e, ainda assim, tantas vezes invisibilizadas.
Não ignore as injustiças simplesmente porque, hoje, elas não batem à sua porta. Amanhã, podem bater. E quando baterem, que não nos encontrem dispersas, mas unidas, informadas e firmes.
Estamos aqui para lembrar que nossos direitos foram conquistados com suor, muitas vezes com lágrimas, coragem e inteligência. Somos sim, mulheres sensíveis, porém fortes, resilientes. Então, leia, compartilhe, faça ecoar essa verdade: _____Somos mulheres para gerar, mas também para gerir.
"A saga continua, infelizmente, mesmo em plena era globalizada."
Recordo, com a clareza dos dias que marcam a alma, um episódio emblemático da desigualdade que ainda insiste em se perpetuar. Recém-casada, anos 83, formada em direito, com domínio de uma língua estrangeira, e com longa data de experiência administrativa, já residindo em Franca, fui rejeitada por uma renomada instituição bancária de alcance internacional. O motivo? Meu estado civil.
Apesar de meu currículo ter sido aprovado e de eu ter sido considerada plenamente capacitada pelo próprio gestor, ele se desculpou ao declarar, de forma direta e sem constrangimentos: — ____“É uma pena você ser casada... A política administrativa da empresa não admite mulheres casadas. Com certeza você será mãe, e isso conflita com os interesses da organização.”
Fui surpreendida não apenas pela discriminação, mas pela naturalidade com que ela foi expressa. Perdi, naquele momento, uma oportunidade profissional significativa — não por ausência de mérito, mas por uma estrutura organizacional que ainda via a maternidade como um obstáculo, e não como parte da dignidade humana e do ciclo natural da vida.
Décadas se passaram, e ainda hoje muitas mulheres seguem sendo silenciadas, rejeitadas, excluídas por uma sociedade que, embora se diga moderna, JUSTA, permanece enraizada em práticas machistas, limitantes e desumanas. A evolução tecnológica não acompanhou, em muitos casos, a evolução ética.
A justiça (Judiciário) existe para ser instrumento de equidade, não apenas para constar em discursos. Que nossas vozes se tornem coros firmes em defesa da dignidade feminina, e que nenhuma mulher precise justificar sua capacidade por ser mãe, esposa ou simplesmente humana.
link de uma reportagem forte, realista, contemporânea...👉 Entre o Discurso e a Prática: O Assédio Invisível Contra Mulheres no Mercado de Trabalho - Rádio Itatiaia
Outro exemplo de Mulher, Maria Dolores, conhecida também como Mado, Mariinha, esposa, profissional competente, e poeta que transcendeu o visível dos seus tempos...
Biografia de Maria Dolores Mensagens e Frases - Mensagem Espírita, por que ela, entre tantas mais também importantes, tanto no mundo visível quanto no invisível, é que uma dessas mensagens tive o prazer na intimidade da casa de Chico Xavier, presenciar na madrugada que já ia alta, a chegada quentinha de uma poesia por ela.