AMOR FRATERNO, PAZ, CONFORTO....
A Casa da Sopa é uma instituição religiosa cristã evangelizadora. Anexa ao seu templo de orações, ergueram-se paredes que intitulo fraterna/cristã, pois ali não se prega apenas a fé, mas também o amor ao próximo. Criada por uma mulher que já conheceu a fome de perto, essa casa de acolhimento nasceu do desejo de retribuir a ajuda que um dia recebeu.
Irmã Dulcimira dos Reis foi essa mulher. Segundo relatos dos mais antigos e amigos próximos, ela também viveu um tempo na cidade vizinha de Pedregulho antes de se estabelecer em Franca. A vida aqui não lhe foi fácil, mas sua força e generosidade a tornaram conhecida como Dona Nega da Vila Europa.
Não tive o prazer de conhecê-la pessoalmente. Quando comecei meu trabalho voluntário em 1995, no Jardim Portinari, ela já havia partido, mas ouvi muitas histórias sobre sua dedicação. Deixo, daqui da minha pequenez, votos de luz em sua jornada eterna.
Que os líderes políticos, no Brasil e no mundo, nunca permitam que discursos de ódio e descaso acabem com os direitos humanos ou com o auxílio de instituições que se esmeram pelo bem coletivo, entre elas Ongs, antes de extermina-las, trabalhem pela perpetuidade de nossa história comunitária. Muitos desses projetos sobrevivem de doações e promoções, pois o dever de construir uma sociedade mais justa e fraterna, é de todos, independentemente de ideologias políticas.
O Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, não pode aceitar que famílias passem fome por falta de justiça social, acesso à educação ou oportunidades de trabalho. As crises econômicas e pandemias, como a de 2019, deixaram isso ainda mais evidente. Mas há esperança. Líderes e instituições sérias seguem lutando pela erradicação da fome e pela dignidade dos mais vulneráveis.
Por isso, não podemos ser coniventes com discursos que atacam a honra, a liberdade e os princípios que sustentam uma sociedade. Os direitos humanos não são privilégios, mas a base da civilização. E eles devem continuar sendo defendidos, sempre.
Paz e bem!
By MângelaCastro - 30/03/2025