Bom dia com alegria! ☀️
____Quando a fé se une à justiça social, a voz de Jesus ecoa no coração do mundo". 🌍🙏
Eitaaa que eu gosto mesmo é de ver bons resultados, e um bom "dedo de prosa".... e claro, constatar o respeito pela religião do próximo.... Inclusão Social sempre...
Entre um café quentinho e uma "espiadinha" 😊 nas notícias do dia, encontrei uma reportagem que tem tudo a ver com o que costumo refletir por aqui — e com a própria história de vida de Jesus, que tanto se empenhou pela dignidade do seu povo, começando por conscientizá-lo de que todos eram merecedores de uma vida justa e plena.
Para entender o vínculo de Jesus com os menos favorecidos, os que viviam às margens da sociedade enriquecida de poder, do seu tempo, é preciso lembrar: Ele era um judeu simples, carpinteiro de Nazaré da Galileia — uma das regiões mais pobres do país, sedenta por transformação social e espiritual. Não há registros exatos do que Jesus pensava sobre a política ou a economia de sua época, mas suas atitudes falam por si: acolher, partilhar e levantar quem caiu.
Fiquei feliz ao reencontrar nossa “ladainha preferida” — terra, moradia (teto) e trabalho para quem não tem — porque isso é mais que um direito, é mais que uma norma constitucional: é uma questão de moral, dignidade e humanidade.🙌🇧🇷😉👏👏👏👏👏👀👐👐👐👐
" Bora lá? ____"O papa Leão XIV recebeu nesta quinta-feira, 23, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outros mais de 130 movimentos sociais no Vaticano. Eles participaram da quinta edição do Encontro Mundial de Movimentos Populares; o primeiro foi realizado em 2014.
Ao discursar diante dos participantes, Leão XIV destacou que “a terra, o teto e o trabalho são direitos sagrados pelos quais vale a pena lutar”. Ele também afirmou que os movimentos sociais exercem um papel essencial na construção da solidariedade e defendeu que a Igreja mantenha proximidade com essas causas.
“A Igreja deve estar com vocês: uma Igreja pobre para os pobres, uma Igreja que se inclina, que assume riscos, que é valente, profética e alegre”, declarou, segundo o portal Vatican News.
O pontífice comparou acompanhar os movimentos populares ao apoio da Igreja para a criação de sindicatos no passado. “Suas lutas em prol da terra, da moradia e do trabalho por um mundo melhor merecem encorajamento”, disse.
“Quando cooperativas e grupos de trabalho são formados para alimentar os famintos, abrigar os sem-teto, ajudar os náufragos, cuidar de crianças, criar empregos, ter acesso à terra e construir casas, devemos lembrar que não estamos promovendo ideologia, mas sim vivendo verdadeiramente o Evangelho“, continuou.
Durante a audiência, a representante do MST, Ayala Ferreira, presenteou o papa com uma bandeira com imagem do orixá Ossanha, também chamado de Ossain, associado à medicina natural nas religiões afro-brasileiras.
Além do MST, o Brasil também teve no encontro representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab).
O encontro integra uma série de diálogos entre o Vaticano e organizações populares que antecedem o Jubileu dos Movimentos Populares, marcado para o próximo fim de semana com uma missa na Praça de São Pedro. A iniciativa dá continuidade ao processo de aproximação com pautas sociais e ambientais iniciado pelo papa Francisco em 2014.
Deixo aqui o link da reportagem para quem quiser abrir, e constatar, e compartilhar a boa nova, pois, é extremamente importante, o apoio do nosso Pontífice em prol da classe menos favorecida de nosso País. Sinal que o Vaticano está de 👀.Papa Leão XIV recebe MST no Vaticano e diz que ‘terra, teto e trabalho são direitos sagrados’...
By MângelaCastro - 25/10/2025