Polêmico esse dizer de Jesus:
O Reino dos céus está dentro de cada um de nós e é revelado pelo Espírito Santo, que é o selo da justificação (Lucas 17:20,21). Ou seja, para ser um cidadão deste Reino é necessário nascer de novo e receber a graça de Deus, por meio da fé. Para entrar no Reino dos céus é necessário ser como criança.
O mês de novembro está como uma parturiente, às portas de um nascimento, e com ele uma incógnita! Quem será essa criança que está prestes a nascer? O que trará de novo e bom para a família que a irá acolher? Será um bom homem? Uma boa mulher? Trará para os seus prosperidade? Paz ou guerra? Afinal quem somos nós? Esta é uma boa pergunta, e Jesus deixou no ar a resposta.
Conta os evangelhos que houve uma conversa sobre nascer de novo. Entre Jesus e um líder dos judeus (Jo3.1) que também era membro do sinédrio, Nicodemus, (Jo 7.50). O qual, a fim de não ser visto por seus colegas e evitar a opinião deles; encontrou-se com Jesus à noite (Jo 3.1). Uma vez que sabia a respeito das leis e profecias, queria por si próprio separar o fato do rumor. Por isso, foi com a mente aberta para aprender mais sobre Deus (Jo 3.2). Cristo disse-lhe: