Total de visualizações de página

sábado, 19 de outubro de 2024

"NOSSA JORNADA SENSORIAL"! #1000 TOP...

Sensorial
hashtagsaúdecorpoemente
hashtagequilibrioquântico

Cântico 2:11-13 "O inverno passou; as chuvas acabaram e já se foram. 12 Aparecem flores sobre a terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos. 13 A figueira produz os primeiros frutos; as vinhas florescem e espalham sua fragrância".


Somos por natureza humana, sensitivos por demais, talvez nem saibamos, mas somos!

Tudo que habita em nosso planeta ou fora dele possui um "cheirinho" próprio. Alguns fragrâncias de flores que exalam em nossas brisas, ou forte odor de um animal selvagem, ou doméstico, até nós somos reconhecidos pelo nosso cheiro característico, quando estamos em um determinado espaço. Quem de nós já não sentiu o cheiro de cinzas, após jogar água em uma churrasqueira em brasas!? Quase todo mundo, né, desde os tempos de nossas avós, com seus fogões a lenha, já experimentamos o cheiro da casa recendida pela fumaça das brasas apagadas, cinzas, um cheiro forte, meio ácido .... é uma sinfonia de espirros, né não?

Ou o cheirinho bom que exala do coador de café, do bolinho de chuva frito pelas nossas avós, ou pela nossas mães, o perfume da essência aromática de um bolo de chocolate, outro dia, meu filho chegou do trabalho e passou em uma panificadora, e disse-me: ____Mãe exalava da padaria um cheiro bom de bolo de chocolate que a senhora fazia, sim, fazia, estamos equilibrando nossa saúde, e não podemos nos "empanturrar" de guloseimas, de um panetone, de uma rosca doce direto dos fornos a lenha de uma panificadora, hoje forno elétrico, né, do arroz refogado na panela, do alho e cebola, esse, tem o poder de acordar meu filho do seu sono pesado, nas manhãs de finais de semana, meu Deus, são infinitas fragrâncias que o nosso planeta exala a cada segundo... Por isso devemos agradecer a Deus, por termos  capacidade de perceber e interpretar estímulos do ambiente através dos sentidos.

Cântico 2:11-13 "O inverno passou; as chuvas acabaram e já se foram. 12 Aparecem flores sobre a terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos. 13 A figueira produz os primeiros frutos; as vinhas florescem e espalham sua fragrância."

Quantos odores diferentes o versículo dos Cânticos se nos apresentam, o cheiro da terra molhada pelas chuvas, o perfume exalado das flores que brotam da terra, ainda escondida por debaixo da neve, o cheiro das aves nos cantos de nossa casa, o perfume dos figos maduros e doces, das uvas, quantas fragrâncias se exalam, quantas bençãos...


Quem de nós, não deve ter a curiosidade de saber se o vácuo do cosmo, do universo tem cheiros também? 

E como seria esse cheiro? Ou você acha que não... Se assim for, está enganadíssimo (a), o cosmo também tem seus peculiares odores e até sons... Um vácuo sensorial...  Vez ou outra sinto em casa, um cheiro, que bem sei não é de nossa característica, sinto às vezes cheiro de saca de café, você já sentiu esse cheiro? Eu já, pois sempre estive em ambiente rural, seja no âmbito familiar, seja por ordem de meu trabalho profissional. Às vezes sinto, forte esse cheiro de casca de café "in natura", mas para mim não é ruim... Às vezes vem o cheiro característico de hospital, ou perfume de rosas, isso acontece vez ou outra, penso que talvez seja meu cérebro trazendo à memória através das minhas sensações, odores por mim já experimentados, deve ter uma função por isto estar acontecendo, eu não sei bem explicar, mas acontece. Em verdade, temos guardados na memória, diversos cheiros que marcaram nossa infância, nossa vida inteira, isto é fato!

Até mesmo nosso espaço sideral tem seus próprios odores, segundo os astronautas, são cheiros metálicos, que exalam quando estão fora da estação orbital internacional, seja das ferramentas que usam, maçaricos, estilhaços de metais de outras naves destroçadas, suas roupas, etc etc... creio que até mesmo os meteoritos devem exalar odores, queima de combustível fóssil, gelo, e até de minerais que habitam neles, diamantes, e outros tantos, como até mesmo a morte das estrelas, somos resultado de "cheiros"...

By MângelaCastro - 19/10/2024


QUE AMOR É ESSE?

  “O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas antes em receber, em amar muito! Santa Terezinha   (por MângelaCastro) 🌬️ Um vento…...