"Bom dia! Que a vida desperte em nós a coragem de recomeçar, a gratidão pelo que já foi e a esperança pelo que ainda virá."
_________
Escreveu o autor ____“Olha: não há porta, em lado nenhum. Não há senão o nosso perfume, as nossas cores e o nosso riso. O outro mundo começa por este riso. O outro mundo é este riso. Porquê procurar noutro lado, outra coisa? Deus é uma criança que se esconde e há um momento em que se trai: quando passamos por ele, ouvimos o seu riso louco. Podes ouvi-lo na música, no silêncio. No rebento que desabrocha, por detrás da nuvem que passa; numa boca desdentada. Em todo o lado. É incrível o barulho que um ramo de flores pode fazer num quarto minúsculo. Embriagam-me. Não há nenhuma filosofia no mundo que se compare a uma só margarida, a uma só silva, a uma só pedra, conversando, como um monge de cabeça rapada, face a face com o sol, e rindo, rindo, rindo.
Olho o azul do céu. Não há porta. Ou então esteve sempre aberta. Nesse azul, ouço por vezes um riso, igual ao das flores: impossível de ouvir sem o partilhar imediatamente.
Esse azul, meto-o neste livro, para vós.” Christian Bobin, in 'O Homem-Alegria' (Traduzido por Jorge Melícias)
___✨Há portas no céu que só se abrem ao olhar da fé. Eu vi esse testemunho na vida de minha mãe." ✨✨✨
________ Diante da frase de Christian Bobin, em O Homem-Alegria — que diz não haver porta no céu, a não ser que esteja aberta — costuro aqui um testemunho de minha mãe, Antônia. Ao chegar à soleira de sua cozinha e levantar os olhos para o céu, algo extraordinário lhe aconteceu. Muitas vezes, em nosso cotidiano, “coisas” assim nos surpreendem. É preciso apenas estar atento e permitir-se um tempo para apreciar os sinais que o Céu nos envia.
Esta partilha de um amigo digital, de Portugal, que sempre nos brinda com preciosidades literárias, fez-me retroceder no tempo e recordar um momento especial com minha mãe.
Era costume, em minhas visitas, sermos recebidos por ela à mesa da cozinha — como boa mineira, acolhia sempre com simplicidade: um almoço saboroso ou um café da tarde. Nesse dia, o sol brilhava forte e o céu se pintava de um azul límpido, sem nuvens.
Enquanto tomávamos o café, mamãe contou-me o que ela e meu irmão caçula haviam presenciado. Levantamo-nos e fomos até a porta. Ela apontou para o céu e disse:
— "Filha, foi exatamente ali… vimos, uma porta aberta, perfeita, sem erro. O Rico( nosso irmão caçula) viu comigo". Em seguida confirmou com meu irmão ___"A imagem logo desapareceu, mas era mesmo uma porta aberta, não era Rico"? Buscando nele a sua verdade, e ele respondeu, ___"sim mamãe, não foi alucinação, e rindo respondeu, era uma porta aberta perfeita".
____"Ficamos surpresos e maravilhados com aquela visão, disse-me ela"!
E eu atenta às suas palavras de testemunho vivo, respondi-lhes ___Como não crer diante de tamanha revelação?
Muito bem, na Bíblia, a “porta” é metáfora de Jesus — o único caminho que conduz à vida. E em João 10:7-9 Ele confirma:
_____"Então Jesus afirmou: Eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá, e encontrará pastagem." Tem outras metáforas com "porta" recitadas por Jesus nos evangelhos, com o intuito de nos ensinar o ___ "Caminho, a Vida, a Verdade"__. Basta lermos, buscarmos entender, e ficarmos atentos aos sinais de Deus em nossa vida, em nosso cotidiano, tudo será para nós revelado.
✨ By MângelaCastro — 15/09/2025 ✨

