Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

🌍 ANTIOQUIA — ONDE A FÉ ULTRAPASSA FRONTEIRAS, E A SOLIDARIEDADE A ABRAÇA.

 Quando a fé atravessa fronteiras, o amor encontra caminhos para o retorno.


Olá, amigo(as) leitores, sejam sempre bem-vindos (as) neste espaço de “boa conversa” — um cantinho abençoado, onde partilhamos reflexões, contos, fé e esperança, como quem reparte o pão da alma

Aqui, as inspirações chegam como sopros do Espírito, abrindo portas para dar voz aos mais vulneráveis — aqueles que enfrentam, por força maior, as injustiças, e dificuldades, de um poder que vê, mas finge que não enxerga; ouve, mas faz de tudo para não escutar. E é nesse chamado que recordo:___ Jesus sempre deu voz ao silêncio dos que sofriam, e um coração cristão não pode se omitir diante das falhas do sistema.

☕ Enquanto o café fervia, e a Palavra viva de uma missa, ecoava no silêncio da manhã de ontem, ouvi um nome antigo sussurrar em meu pensamento, parecia querer que me volvesse para esta informação: ____Antioquia!

E em nenhum momento o Padre que celebrava a missa da manhã da Rede Vida, falava sobre. Nada entendi de pronto, até que, ao abrir o noticiário escrito, deparei-me com a história de uma brasileira entre dois mundos — uma mulher que adoeceu longe de casa, em terras estadunidenses, precisava voltar para seu país de origem, para sua família, o que consegue só após cinquenta dias de espera e em estado vegetativo, lastimável era sua situação, mas, graças mais uma vez, à solidariedade de amigos e cooperadores que uniram forças para trazê-la de volta ao lar, deu certo. Amém?! (Mateus 6:3) Deus não dorme, está sempre atento, aliás, foi por isso que trouxe para os humanos, seu único Filho, JESUS, que veio por amor, com o intuito de modificar formas de pensamentos, passar seus conhecimentos, e transformar "pecados" em obras concretas pelos mais necessitados, dar oportunidades de enxergar a luz, para aqueles que insistem caminhar na escuridão! 

E São Paulo foi exemplo vivo e de concretude, ao se converter e tornar-se apóstolo de JESUS,  recebendo a Sua luz, quando cavalgava em busca de riquezas para seu governo.

Claro, fui me informar melhor sobre "Antioquia", e o que tinha a ver com a palavra do dia, e com a jovem que persistia em um leito de dor, em estado vegetativo?

Enfim compreendi, Antioquia, é mais do que um lugar do passado. É um símbolo do recomeço da fé, o ponto onde os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez, onde a Palavra começou a viajar, cruzando desertos e mares, derrubando muros, construindo pontes.

E é também esse chamado silencioso que hoje ressoa: o de ser voz e intercessão por tantos brasileiros que, espalhados pelo mundo inteiro, sofrem em silêncio, esquecidos por sistemas lentos, por leis que tardam, e pela indiferença que fere tanto quanto a distância.

Insisto em grifar (grifo meu) nossa Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 4º, já assegura proteção e amparo aos brasileiros (as) no exterior, bem como aos estrangeiros em solo nacional. Mas, na prática, muitos ainda ficam presos na burocracia nada célere, e de altos custos, principalmente em situações que requerem apoio especial, sem a mão estendida do Estado, dependendo da caridade e da fé alheia para viver — ou voltar a viver.

Antioquia, antes de ser um lugar estrangeiro para nós outros, que somos cristãos, é isso: lugar de envio, de missão e de compaixão.

Ali, o Espírito Santo moveu corações, como move hoje os que ainda acreditam que a solidariedade não tem fronteiras. Corações nobres. Cada gesto de amor que transpõe distâncias é um novo capítulo dos Atos dos Apóstolos sendo escrito no presente.

Que essa brasileira, agora em estado delicado, encontre amparo, primeiro em Deus que tudo vê e tudo providencia, na fé, na família, e nos amigos, posto que por auxilio humanitário de alguns poucos voluntários, que insistiram no anonimato,(Mateus 6:3). E Graças rendemos a Deus, ela já está em casa, em terras brasileiras, e que sua família que ainda segue em terras estadunidenses por questões burocráticas, seja fortalecida nessa travessia, tendo o auxílio necessário do consulado brasileiro, e do Itamaraty, possa o mais rápido possível abraçar sua mãezinha, sua esposa amada, em momento tão sofrido, ela teve um mal súbito, que qualquer um de nós pode ter, até mesmo um daqueles que dizem ser eleitos em nome e pelo seu povo, e ser acolhida pela família que os aguarda. E que nós, como cristãos e cidadãos, continuemos a levantar a voz e orar com fé, por aqueles que não conseguem mais falar — porque essa é a mais alta forma de evangelho em ação.

Antioquia vive em cada coração que, entre fronteiras, decide não cruzar os braços diante da dor do outro.

"E O TEMPO URGE! O QUE TEMOS PARA FAZER AGORA, NÃO SE DEIXA PARA DEPOIS".


///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

By MângelaCastro - 22/10/2025





Entre o barulho do mundo e o "silêncio" da Quaresma ...

 Bom dia, Caríssimos. Entre o barulho do mundo e o silêncio da Quaresma, nasce o verdadeiro discipulado: servir, formar e amar. "Eis-me...