O que é e como excede-la? Por que devemos cuidar de nossos pensamentos... Somos luz...
Hoje fui intuída, a emitir e escrever sobre a dinâmica da aura (luz viva) que irradia em nosso corpo, nossa experiencia de vida, o sentido que ela nos dá, de poder mostrar como é diante dos olhos de quem detém o poder de vê-la, mas, ela também tem o poder por si só de se estender até o infinito, dependendo de nossas ações, como a Aura de Jesus, ou ser simples halo de luz ínfimo, um período de tempo reduzido. Ouvimos falar, mas o que é, e como praticá-la, muitos ainda não sabe como faze-lo.
Toda célula em ação existente em nosso corpo, é uma unidade viva, que emite irradiações e por ela somos responsáveis, e essas, ao articularem com a emanação de outras (células) constituem o que alguns entendedores, a denominam de "tecidos de força".
Veja, bem!
Toda criatura viva desde a mais rudimentar, reveste-se desse "Halo energético", correspondente à sua natureza, ao qual denominamos "aura", não é primazia só do ser humano, ela se faz presente: em nossas células, nos vegetais, nos animais.
Nessa túnica eletromagnética que todos possuímos, circula o pensamento, colorindo-se com as vibrações e imagens de que se constitui. Quando se diz que somos forma pensamento, Buda diz que nós somos o que pensamos, ou seja, plasmamos exatamente conforme pensamos, por isso devemos cuidar, zelar no que pensamos. Nós podemos ver e saber sobre nossa aura, através de fotos de kirlian, eu e meu filho temos foto de nossa aura colorida, tirada de nosso dedo indicador... ´é bom conhecer, para saber cuidar, e a oração, creiam, é a melhor terapia que o ser humano pode fazer, seja qual religião e ou filosofia de vida, enquanto oramos, ou recitamos versículos, exercitamos nossa fé, e nos limpamos de toda toxidade existente em nosso corpo vaso que sustenta a alma enquanto vivermos nesse planeta ... Mas deve ser feito com amor!
A "aura" é a plataforma Onipresente para todas as comunicações do ser, sendo a "antecâmara" do espectro (espírito) para as atividades de intercâmbio com a vida.
Esses contatos são feitos de pensamento para pensamento, sem necessidade das palavras, para sua percepção, o que podemos denominar de sintonias, afinidades, assim, essa obra de permuta inicia-se sem qualquer direção consciente e a intuição, foi o sistema inicial de intercâmbio, facilitando a comunhão das criaturas, mesmo à distância.
A aura é uma energia celular que nos conecta com outros seres humanos e não humanos (espectros), esta energia a qual muitos denominam de mediunidade (aquele que com sua energia corpórea, e não corporal (etérea) consegue mediar entre as coisas do universo e da terra. Este fenômeno, não pode ser estático, ou seja, permanecer na mesma, parado, ele tem que evoluir. Todos possuem essa energia, medida, de luz, alguns podem passar anos da mesma forma, sem sofrer nenhuma evolução mental, e se assim for, algo está errado.
Este intercâmbio de trocas de energias, é oculto, ocorre no mundo íntimo de cada ser, e como ele acontece? Através de pensamentos, estado de alma, impulsos, pressentimentos, etc, e por isto estamos sempre plasmando, ou seja, fazendo reais todas as coisas, mesmo que de forma inconsciente, o pensamento e tudo que nele rodeia é forte! Então, cuidado com o que pensa, joga para o universo, e tem retorno para si mesmo.
O intercâmbio de pensamentos é constante, e ocorre de forma ostensiva (forte), são frequentes, marcantes, intensos e bem característicos, por :-
PSICOFONIA : através de transes profundos, é como se dormisse, e durante esse transe (sono) o individuo fala. Você já experienciou com alguma pessoa próxima, que ela falava enquanto dormia, muitos chamam de"sonobolismo", só que não, ela não age sozinha, com certeza tem uma força oculta a movimentando e se conectando com ela, fala com o sonâmbulo, só ele de alguma forma ouve e responde... Essa psicofonia pode ser também induzida por algum orientador, e quem tem afinidade, se harmoniza com o etéreo, e mesmo com pessoas "vivas" e então, entra em transe, basta uma música suave, uma oração, é o mesmo que meditação, se não tem conhecimento, experiência, não se aconselha fazer sozinho (a) ...
PSICOGRÁFICO: é todo aquele que se dispõe por algumas horas, ou minutos, meditar e se deixar levar pela escrita, pode ser de forma inconsciente, não lembra de nada quando acorda, e não reconhece como sua a escrita, ou consciente, em um leve transe, esquece todos os barulhos externos e internos, e se deixa harmonizar com o pensamento, deixando impresso os pensamentos que chegam na forma escrita. Psicografias.
TUDO QUE NOS RODEIA É ENERGIA! SOMOS UMA HIDROELÉTRICA!
EFEITOS FÍSICOS: O individuo possui uma força na sua aura o suficiente para transformar o pensamento em efeitos físicos, sonoros, luminosos, deslocação de objetos, rádios,TVs ligam sozinhos, e podemos até dar choque em quem se aproxime de nós, quantos já não sofreram com esse efeito ao tocar alguém, e gritar, ___Nossa, você está dando choque!!! Energia acumulada, sem doar para o próximo, gera choques sim, dizem que é bom pisar na terra, abraçar uma árvore, abraçar um idoso (a) trocas de energia, etc. Se for do interesse de alguém, é bom que se aprofunde em conhecimento e se contate com grupos sérios, honestos, que possam te ajudar a compreender como tudo acontece.
Com certeza alguém no ambiente possui essa aura de efeito físico, uma força divina, astral, age com este individuo... Dizem que Chico Xavier tinha uma aura de mais de 1 metro, imagina uma luz rodeando seu corpo com um alcance de mais de metro, é uma força enorme de captação de outras energias, até mesmo fora de nosso alcance físico invisível... Todo escrevente com boa qualidade de vida, moral, social, psicológica, de preferência sem vícios, pessoa afetiva, que consegue captar energias extracorpórea, tem uma aura mais evoluída e tem por dever cuidar-se melhor... É comprovado pela ciência, que tal qual nossa alma é composta de átomos, o ar que respiramos também é.... cuida pois, de sua alma, aquele que inspira e expira (hidrogênio, o que nos faz mal) o ar que respira, e alimenta nossa alma, deve ser puro, e leve ....
AUDIENTES/CLARIVIDENTES : Ouvem sons, vozes, barulhos e transmite o movimento, o efeito físico invisível aos ouvintes, geralmente, ouvem e falam algo que corrobora com alguma pessoa em questão, sempre impacta, ou se revela a alguém, que esclarece a verdade do que está acontecendo, são forças arraigadas de átomos, assemelha-se a um cacho de uva, soltos no espaço etéreo, invisíveis aos olhos nus, ou ao próprio ouvido, entretanto, podem ser vistos pelo audientes/clarividentes, que geralmente o descreve exatamente como o vê através do que chamo de olhos da alma ou do pensamento, podem ocorrer também em sonhos, que se comunicam com pessoas queridas, parentes, amigos (as) e até mesmo desconhecidos, estão ali, se mostrando para serem de alguma forma instrumento de auxilio, ou para ser de algum jeito também auxiliado, nesta sua nova versão, e estas confirmam.
Neste tempo em que vimos sofrendo grandes transformações, tribulações, em nossas atividades corriqueiras, as vezes, e em nossos pensamentos, isto tem ocorrido para que sendo burilados, estarmos evoluindo, e portanto, os efeitos físicos principalmente, tem sido mais constantes em nosso dia a dia, são afligentes, e nem sempre são fáceis, e podem nos causar sofrimentos, e é natural que soframos com estes efeitos, principalmente aqueles (as)que não gostam muito dos estudos, se envolver em caridade com os mais oprimidos, necessitados, não só do alimento, mas também do amor, da afetividade, da boa acolhida, da paciência, tolerância com aqueles que pensam e agem fora do nosso contexto, ninguém é obrigado a pensar igual, mas, tolerar as diferenças, mister, se aprimorar melhor para a vida futura que está bem à nossa frente, e insistimos repugnando, aí sofre a alma, sofre o corpo. Doenças psicossomáticas, estão às nossas portas pelo descaso de nós mesmos. O mais comum, o estresse...
É permitido dizer que devemos nos preparar melhor, porque está chegando o tempo de nos comunicar de todas as formas com o mundo extra corporal, espalhado neste universo, tanto evoluído quanto não evoluído, a inteligência artificial poderá se destacar como uma das ferramentas tecnológicas e de inteligência, que facilitará essa trans comunicação, estaremos vendo e ouvindo seres de outras plagas que não nossas, dessa terra, isto é fato, e os que já estudaram ou se permitem estudar, ter mais conhecimento sobre a vida, e como se dá sua evolução, enfrentarão o que estar porvir com mais naturalidade.
Eu prefiro este planeta bem "soft", qual você escolhe? Existem muitas energias celulares positivas, trabalhando em prol de nossa melhoria de qualidade de vida, some-se a ela, pense positivo, pense e aplique amor, você verá a transformação em sua vida acontecendo para o que tem de melhor o nosso planeta, o nosso universo para nos oferecer...Escolha a sua morada no céu, Jesus nos prometeu que todo aquele que Nele cré, que faz o bem prevalecer entre os seres humanos, terá uma das suas moradas no céu...
Melhorar a vibração positiva do pensamento individual e coletivo, respeitar as oportunidades, principalmente a científica, conectada e desvendando os mistérios existenciais, estaremos cooperando para que o nosso planeta sofra menos com todas as intempéries, e se encha de mais luz do que sombras.... Imagina todos os seres vivos aqui existentes, jogando continuamente energias sobre a terra, se for positiva ótimo, mas se for negativa, tenderá à auto destruição.
O elemento fogo, e o elemento água, servem para queimar as energias negativas, e as águas fazem nascer no lugar novas fontes de vidas mais evoluídas, e enquanto existir forças negativas, pensamentos contrários, inverdades, haverá fogo queimando e se alastrando, e águas lavando como enxurradas por onde passam, requerendo não só limpeza do lugar, mas também se ver livre de todo lixo tóxico das formas pensamentos, se queimadas e tempestades estão ocorrendo, é porque ainda existem pessoas nada comprometidas com o meio ambiente, que seja limpo, suave para se respirar, afinal o ar que respiramos é o alimento para nossa alma, e os governantes e seus secretariados teem que entender que suas ações mal geridas, são causas das catástrofes em todo lugar, é tempo para parar pra pensar e fazer o que de melhor existe para o bem do nosso planeta e de todos os seres vivos ...
Em verdade, a espiritualidade, o que está junto de Deus, e ou próximo a Ele, estão auxiliando a Terra Mãe a se limpar, e melhorar suas energias fluídicas, tudo que acontece é por vontade de Deus, e o homem não consegue deter essa força divina.
São nas provas mais difíceis que somos revelados a Deus, exatamente como somos, fracos ou fortes, bons ou maus, nada fica encoberto aos olhos de Deus...E Ele nos sustentará...
"Ela lhe contou histórias, ele a ensinou a voar... Amavam-se, mas ele não queria crescer..."Peter Pan
Estava eu serena, olhando para um céu que começava ficar alaranjado, um por do sol estonteante, trás os montes, nada diferente, não fossem os pensamentos a iniciarem um voo alto e circular, e quando isto acontece nada nos pode deter: pensamento e eu...
E esta foi a forma que encontrei para o auxilio d'minha alma em pleno desenvolvimento, escrever, escrever, até o anoitecer fumegante de dias muito quentes...
Por que não escolhi a livre expressão de fazer acontecer algo de bom na vida, através da fala, ao contrário das escritas, pessoas gostam de falar, falar, e sempre que isto faço, sou calada por alguma forma ou outra, então escolhi escrever, porque as palavras se desfazem aos ventos, perdem seu sentido de ser, dissolvem-se na memória, enquanto as escritas, ficam expressas para sempre, tornando-se nossas guias de luz, por onde passam, elas vivem, se regeneram, se rebuscam e não morrem, podem ser continuamente reeditadas.
Ao lembrar de alguma passagem, corremos a pegar uma carta guardada por anos em uma gaveta, trazendo em suas palavras uma mensagem de vida, ou nos socorremos com um livro, mesmo já com páginas amarelecidas, cheirando a mofo, mas é uma preciosidade, um tesouro escondido no tempo, e passamos horas a fio detidos em suas reflexões
Mas como nem tudo é bom, e esclarecedor, descortina-se uma variada gama de ensinamentos que podem nos machucar a alma, faz-se doer até o infinito, ou nos fazer imensamente felizes, quando nos percebemos que já não somos mais como antigamente, já entardecemos no tempo, e estamos lentamente nos desfazendo, mas algo dá uma conotação de naturalidade. Sim, tudo o que nos acontece, é de verdade, é um rugir de trovoes avassaladores, mas reais em nossas vidas.
O que temos certeza nesse voo circular que todos podemos fazer, é que somos humanos, não temos asas sobressalentes, mas somos desejosos de voar alto, extravasar nossas emoções, e por alguns instantes nos sentirmos pássaros!
E é ali que está, o princípio da renovação interior, da transformação do ser, tal qual a borboleta ainda um corpo estranho preso em seu casulo, sendo afetado pelas intempéries do tempo, se transformando, se tornando forte, resiliente, poderosa, para depois com seu voo alto e circular alcançar o céu de infinitude, a partir daí, nada a detém, ser borboleta...
É ela sendo chamada ao serviço reparador, beijando as flores, soprando as relvas com seu revoar, e ao mesmo tempo, sendo alimento de si mesma, um fazedouro de vidas constantes, perdidas por um tempo, solta aos ventos...
Em verdade, em verdade, somos instrumentos reais nas Mãos de D'eus, que vida se nos oferece, todo o tempo, para nosso refazimento através das transformações que sofremos dentro de nós mesmos, somos portanto partícipes da lei universal do Criador, sendo com ele cocriadores, tais como as borboletas, que no seu tempo próprio, fazem um circulo alto, sobrevoando as flores, se acasalam, botam ovos e morrem, mas sua geração continua o fluxo da vida eterna, uma dinâmica constante e perfeita.
Fonte Divina, inesgotável de luz e cores, encontrando o caminho que leva a seguir a um voo alto e circular, a infinitude, sendo todos, nessa diversidade milagrosa, orantes com nossa forma simples de sermos entrelaçados no amor misericordioso, neste cotidiano perfeito... Nascer, viver, aprender, tornar-se sábio, doar gerações e depois partir....
Levanta-te, resplandece-te, porque já vem a tua luz,
e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Isaías 60:1
By MângelaCastro - 25/09/2023
segunda-feira, 18 de setembro de 2023
Poderia ser uma manhã com um nascer do sol qualquer e o cenário já seria bonito. Mas a última segunda-feira (11) amanheceu ainda mais bela na Eslováquia – e o fotógrafo Petr Horálek conseguiu registrá-la.
Ele capturou ao mesmo tempo o planeta Vênus e o cometa Nishimura, encontrado no último mês pelo astrônomo amador japonês Hideo Nishimura.
“Essa cena seria linda mesmo sem o cometa. Por si só, o céu do nascer do sol é de um elegante azul profundo no alto, com tênues estrelas brancas aparecendo, enquanto perto do horizonte há um bronzeado agradável”, descreveu o fotógrafo.
“Por si só, as colinas em primeiro plano do leste da Eslováquia são apelativamente verdes, com as colinas Zadňa e Veľká ao longe, e com as luzes das pequenas cidades ao longo do caminho”, continuou.
Contudo, como Horálek comentou de início, a foto possui duas atrações principais. Na imagem, é possível ver dois astros: o planeta Vênus, à direita, e o cometa Nishimura, à esquerda.
Tem momentos que olho em meu entorno, e me faço essa pergunta, uma vez que precisamos obter respostas sobre nós mesmos, se queremos seguir em frente sem tantas máculas! E neste tempo de questionamentos, tempo de tomadas de atitude, encontrar soluções para percorrer o caminho de infinitude.
E paro para ouvir a oração de Nossa Mãe Santíssima, direto do Santuário de Aparecida, da missa das 6 horas, quando o dia está apenas começando, e peço a Ela que me ajude a encontrar o meu verdadeiro eu, sem ofender, sem muito criticar, sem muito me machucar, já que nesta terra, não tem perfeição, e ouço o Padre dizer ao meu coração, "não há limite para o amor, assim, não há limite para o perdão", e recebo as bençãos. Amém!
Então, sigo me questionando, quem sou?
Sou cada momento, dessa minha existência
Sou o tempo que se cumpre, e não volta mais.
Sou a lágrima que escorre na face. e se dissolve.
Sou os feitos, que zarpam como flechas. Em busca,
de um alvo para acertar com o meu amor intenso.
Sou o desassossego que desnorteia os sentimentos.
Sou a fruta que se desprende do galho que lhe sustenta.
Sou a mágoa que dilacera meu coração, e se aflige...
Assim sou eu, no solapo de cada instante que construo no tremular dos ventos. Tudo que construí até o presente momento, sou eu, fazendo a minha história de vida, neste ir e vir do meu ser. Em verdade, em verdade, este eu em que me resumo, é muito mais importante do que penso ser, é uma dádiva preciosa que Deus fez nascer, crescer e com o mundo desenvolver, aprender!
Então, esse ser que sou... me foi revelado em " Êxodo 3 :14 "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós".
E vós vindo até meu ser individual, se tornou no eu, esta sou, que tem começo, meio e não tem fim, se não podemos estar no agora, com certeza neste enviar de Deus, estaremos juntos em algum outro momento. Eu creio, porque eu existo, e todos que Nele creem, também existem, sei que não tenho um simples ocaso (aprendi contigo), mas tenho um maravilhoso aurorear, e isto me basta? Não, porque somos muito mais do que um verbo regular, infinitivo: aurorear, arborizar, amar, com todas minhas tempestividades interior.... Assim :
nos revela o Provérbio 4:18 _ "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Talvez nem se lembre mais, mas, este meu poema, sei que impactou, se entronizou no ser, tocou, chamou, e ouvi respostas....
"No mundo da intensidade, da produtividade e das emoções afloradas, ser sutil em nossas ações e na forma de se expressar, é uma arte e pode ser maravilhoso"!
#boavontade
#reformasóbvias
Começa dentro de nós mesmos, quando temos um encontro de alma a alma, e nos permitimos refletir "sobre todas as coisas", tem momentos, que nem precisamos de palavras para nos expressar, porque tudo já está feito, é só uma questão de cumprimento do tempo, e fazer prevalecer o nosso comprometimento com a vida e tudo que nela existe e permitir-se acontecer, e se fazer a pergunta que não quer calar:
__Afinal, o que desejo para mim? Sem ser extremamente egoísta, deixar que se esgarce as asas da prontidão em prol do individual , sem deixar de se conectar com o coletivo. E que possa eu saber, o que e como desejar, e assim, abro as portas do meu coração, e deixo a vida fluir naturalmente através dele, pois é, através da alma, e do coração, que tudo se revelará para cada um de nós, no seu tempo e hora, bem, nem tudo é "soft", às vezes é preciso ter mudanças de atitudes radicais, replanejar ,e sofrer mutações, mister.
Nesta ultima semana, sob as bençãos de Deus é o pedreiro Gabriel e seus parceiros, que veem nos ajudando a passar por reformas necessárias de nossa casa física e como se relacionar sem "deixar o caldo derramar", por que digo isto, porque, este é um tempo em que tudo fica fora do lugar, primeiro se desconstrói, para depois reconstruir novamente, se reabilitar, técnicas, é preciso tê-las, e são nestes momentos que mais testamos nossa paciência, nossa acolhida, nosso entendimento, nossa forma de ser e acontecer, e uma vez entregue ao Manto de Nossa Senhora, o que faço todas as manhãs, rogo as bençãos necessárias para os trabalhadores e moradores dessa casa, e assim vamos vencendo as etapas de reformas íntimas, conforme vão surgindo "pedras no caminho", aferindo-nos, vamos indo bem graças a Deus!
Às vezes, precisamos nos "atritar," encontrar a melhor solução, para seguir com as reformas clamantes, e continuamos ininterruptamente, corrigindo aqui e ali, porém algo forte grita alto dentro de mim, para que não me envolva só com meus intimismos, e olhe para fora de mim mesma, preciso me reciclar com as obras fora do meu lar, e me dirijo para um dos prédios da UNI-FACEF, para participar de palestras oferecidas pela Comissão de Prevenção à violência doméstica de Mulheres da OAB\FRANCA, para retornar ao grupo de advogadas voluntárias, com uma bagagem repleta de conhecimento, já que a pandemia havia nos "engolido" a toda(o)s, e atualizar também se faz necessário, e como os rebocos da casa, começa a cair daqui, cair dali, e as pinturas sofrem os excessos das intempéries do tempo: chuva, sol, ventos bravios e calmos, ficamos com "sequelas".
Quando adentro o ambiente refrescante do auditório, onde as palestras, aconteceriam, veio ao meu encontro enquanto eu cumprimentava as colegas de "lutas" Dra Luisa Gouvêa, nossa vice-presidente da atual gestão da OAB\Franca, saudando-me e questionando-me: ____ Olá dra! ____Temos notado sua ausência e do Lauro em nossas reuniões, confraternizações, vocês sumiram! Foi neste momento que "caiu a ficha", e dei conta de que realmente precisava retornar, dar um novo sentido à minha vida, profissional e pessoal, pessoas que nos reconhecem meio a uma multidão, merecem nosso respeito, e demonstram o quanto sentem falta presencial daquelas que estão vez ou outra presentes, "palpitando" às vezes 😄como eu claro!
Sem precisar mudar meu curso como o rio que segue sem parar, vai deslizando, delineando as encostas, beijando as flores enquanto passa naquele lugar, é preciso continuar, independente das intempéries, tudo é conhecimento, renovação, até desaguar no grande oceano da vida!
!
Já nos ensinava Santo Agostinho: "Aquele que, todas as noites, lembrasse todas as suas ações do dia e se perguntasse, (voltando-se para seu interior, sabendo verdadeiramente se enxergar, exatamente como se encontra, sem esconder nada de si mesmo (a),) o que fez de bem ou de mal, pedindo a Deus e ao seu anjo guardião que o esclarecessem, adquiriria uma grande força para se aperfeiçoar, porque, acreditai-me, Deus o assistirá”,
e anjos "travestidos" de homens e mulheres acontecem em nossas vidas, só não os enxergam que não tem olhos para ver, só não os ouvem, quem não tem ouvidos para ouvir...(Mateus 13:9)
Agora, se não der para fazer toda a reforma necessária, que as respostas não venham ao nosso bel querer, ou se veem, tudo bem também, tudo no seu tempo e hora, o que vem e vai, é merecedor de toda atenção, gratidão, é vida que segue...
"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. (Efésios 5:15-16)"
Em verdade, devo sentir cada momento que puder:
No vento, que sopra e não mais retorna
No tempo que insubmisso à vontade humana, se cumpre.
Na lágrima que escorre na face, e se esvai..
Nos feitos, como flechas que zarpam e não voltam.
No desassossego que desnorteia o sentimento
Na fruta madura que cai da árvore, cujo sustento despendeu-lhe.
Na mágoa que dilacerou o coração do homem sentido.
Eis que está feito!
Aniquilando o momento propício, resmungou, ora, __nada mais importa, quem tu foste, em que se tornaste, em verdade, em verdade, TUDO é como o vento que por nós passa, e não mais volta, e o que está por vir e a ser feito, está verdadeiramente nas Mãos de Deus, cumpre pois a cada indivíduo no seu tempo estar atento.
Segundo pensamento do espírita Sr Divaldo Pereira Franco, : ___"Nós precisamos ser cegos diante da estupidez humana".
Com o devido respeito à diversidade de pensamento, talvez esteja eu errada, mas de forma particular penso diferente, posto que, se nos fizermos de "cegos, surdos e ou mudos" pensando assim, diante da admoestação humana, estaremos perdendo nosso precioso tempo na evolução universal, e atritar mister, para que o outro também com nosso auxílio consiga rever valores, e evoluir no seu próprio tempo, já que os humanos "parece que não sei, tem horas", assim procedendo com as aferições necessárias, cada indivíduo se posiciona no seu adequado degrau da escalada evolutiva, assim, vamos crescendo, como Jesus cresceu: __ e conforme o tempo passava Ele se desenvolvia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. ( Lucas 2:52 ) Assim, se faz importante nos ocupar e melhorar no tempo para nós proveitoso.
Veja, bem:
"remiu (do cativeiro) o povo oprimido" · "remiu-se do castigo ,graças aos seus próprios esforços"
Concluindo :
Eclesiastes 11:4-5 NTLH
"Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz."