Total de visualizações de página

domingo, 25 de fevereiro de 2024

PAUSA PARA O SILÊNCIO...

olhando essas imagens, fico a imaginar, os lugares por onde Jesus caminhou quando na Galiléia, o canto dos pássaros nos arvoredos, água de um riacho refrescante a dar-Lhe de beber, descansando nas relvas úmidas do orvalhar da madrugada, repousa os pés cansados de andar, e pão, vinho para comer, e os pensamentos a esvoaçar naqueles momentos únicos de vida plena...

 o silêncio é ouro” (Provérbios 17:28), e essa adágio continua a ressoar na vida contemporânea.



Quando não se tem nada para falar, o melhor é silenciar!

O silêncio traduz as intemperanças, o desejo de fluir a alma.

Intersectar-se, imergindo do mais eu, o que sinto?

Nada melhor do que o silêncio para ouvir a si mesmo(a).

Nesse vazio, nesse vácuo que se faz, algo floresce, desperta...

É o som de Deus vindo à tona, persistindo no eu isolado.

De tudo e de todos... O silêncio transcende, pausa-se.

Aprofunda o pensamento, e devoção que transcende as

palavras faladas, e que em nada acrescenta, sente...apenas ouço-me,

e aguardo na pausa do silêncio... o NADA!

MângelaCastro - 25/02/2024




terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

O APOCALIPSE, PARA QUEM FOI ESCRITO?


Polêmica carnavalesca, certo ou errado?


Nós operadores do direito, temos por princípio salvaguardar os direitos de todo cidadão brasileiro(a), o direito de se expressar livremente, agir, pensar, mas até que ponto este direito de liberdade é correto?


"A principal regra de convivência dos indivíduos entre si é: O direito de cada um termina onde começa o do outro"1. Essa frase, atribuída a Oliver Wendel Holmes Jr., ex-Ministro da Suprema Corte dos EEUU, indica que o direito de um indivíduo não pode prejudicar o direito de outro1. A frase "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro" também indica que a verdadeira liberdade respeita o próximo e seus direitos2"


O apocalipse, sempre foi um tema discutido por leigos e pelas igrejas, e de contexto polêmico! E no nosso carnaval, desde a primeira vez que algumas escolas de samba, resolveram textualizar a personagem de Cristo, e a Igreja, mais precisamente a católica, resolveu por bem defender a figura de Cristo, considerando-a uma "aberração", ser exposta publicamente em desfiles de carnaval! E sem o seu devido consentimento!

Me considero católica, apostólica romana, desde que fui batizada e depois crismada na igreja católica, mas, nunca me considerei possuidora dos direitos da vida de Cristo, mas sim, tento buscar o meu melhor, seguindo os seus princípios, para vencer este mundo, desde as primeiras luzes, escrita em Gênesis, um verdadeiro caos! 

Portanto se eu não tiver um bom alicerce familiar_cultural, e experiências contundentes de vida, minimamente aceitáveis, acredito que nada serei e nem saberei me situar neste mundo de meu Deus! E um dos princípios para uma boa vivência, é saber respeitar, tanto as leis dos homens, quanto a lei de Deus, considerada universal, assim, entendo que devemos saber diferenciar e textualizar o que pode ou não ser feito e ou exposto, já que não somos possuidores de "todas as coisas", mas, temos que aceitar que limites devem ser impostos, e o bom senso tem que ponderar sobre nossos comportamentos e pensamentos, como bem salientou o apóstolo Paulo de Tarso: 

|Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” é uma frase extraída do ensino do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6:12. O significado dessa frase basicamente trata da liberdade cristã que deve estar em conformidade com a Palavra de Deus. E assim sendo, embora sejamos livres para nos expressar de forma individual e ou coletiva, penso que não nos delega colocar os livros da Bíblia em questão, em temas polêmicos e de forma vexatória, sobre seus ensinamentos em público, tentando provar quem está com a verdade, como aconteceu, no meu ponto de vista de forma desrespeitosa durante o desfile de ruas acontecidos em Salvador, Bahia, durante o carnaval, por conta de alguns cantores foliões, fiquei embasbacada, triste, porque acredito que a Palavra vinda de Deus, embora seja para todos, devemos acata-la e semeá-la de forma mais discreta, e com mais respeito, principalmente um tema ainda polêmico, haja vista, com pontos de vistas diferenciados, demonstrando tão pouco conhecimento sobre o livro de Apocalipse!

Assim sendo, vou deixar aqui, um pouco da história compilada sobre este tema, que em verdade, entendo que não tem nada a ver com arrebatamentos, e ou destruição do mundo por Deus, pode ser que este ultimo aconteça, não pelas mãos do Criador, mas do próprio homem que não respeita a própria vida, que dirá do seu próximo!

  • Para quem foi escrito?

  • Os destinatários imediatos do livro do Apocalipse foram as sete igrejas da Ásia Menor (atual Turquia). Os cristãos enfrentavam uma perseguição hostil naquela época por parte dos pagãos, dos judeus e do imperador Domiciano. O próprio apóstolo João havia sido banido para Patmos, …

  • Características da mensagem

  • Trata-se de uma mensagem de esperança e confiança para os que são fiéis a Cristo. Contudo, o Apocalipse é considerado um livro de difícil compreensão, por conter determinados símbolos, figuras e códigos, tão comuns ao gênero apocalíptico. João, inspirado por Deus.
  • Mas ao contrário do que muita gente pensa, há muito mais no livro do Apocalipse do que apenas um tipo de manual sobre o futuro. Além disso, o próprio título do livro já diz muito sobre seu principal objetivo. A palavra “Apocalipse” vem do grego Apokalypsis e significa “revelação” ou “desvelamento”. Portanto, o objetivo do livro do Apocalipse é revelar ao invés de esconder. Quando ao uso de elementos simbólicos em sua narrativa, o mesmo também acontece com outros livros livros bíblicos, como Ezequiel, Daniel e Zacarias.
  • Não vou textualizar o tema, para não ficar maçante, então, deixo o link abaixo para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a tradução do livro o apocalipse, sem muita certeza ainda, se fora escrito por João, como muitos historiadores e pesquisadores entendem. O importante é que tenhamos mais respeito e consideração, com as várias formas de entendimento sobre religião e seus seguidores ao abordarmos temas sobre a Bíblia Sagrada, e acredito que numa festa de carnaval saindo do quesito história, cultura, e enredos, não é de bom tom, abordar temas ainda tão polêmicos e considerados sagrados!
É bom lembrar que a liberdade de expressão tem limites.

Está seu direito inserido nos artigos 5º e 220º da Constituição Federal de 1988, portanto, cuidemos de nossas falas e apontamentos nas plataformas digitais, e até mesmo em público, podemos estar burlando esse princípio tão importante para o exercício de nossa democracia.

  • By MângelaCastro - 20/02/2024

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

RESSURREIÇÃO! VAI FLORESCER!

 

Poderia hoje, ser uma manhã de sol qualquer, porém, amanheceu um dia chuvoso, como lágrimas rolassem  pela face de Deus, não copiosa, não angustiosa, mas, de alegria, pelos filhos, cujos, espíritos se desprenderam do vaso que o oleiro um dia moldou, silenciosos, alcançaram o mar de venturas.  Agora, repousam na horizontal dos braços dos anjos de resgate!

Somos tal qual semente, plantada um dia em terra fértil, cultivada, crescemos, florescemos, damos frutos, para depois murchar, caida no solo, novamente florescem no jardim de Nosso Senhor!

Eclesiaste, 3 

Tempo de florescer...



By MângelaCastro , 16/02/2024

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

O AMOR ESTÁ NO AR ...

 

Bom diaaaa, amigos leitores!!!  Gostei, então compartilho.


Que o bloco mais bonito seja o dos seus sonhos mais bonitos realizados. 

Que a bateria nota 10 seja a da abundância e prosperidade em seu lar e caminhos.

Que o melhor samba enredo seja o da sua paz.

Que a maior alegoria seja a da sua plena saúde.

Que as purpurinas douradas estejam sempre acesas no brilho dos seus olhos.

Que a passista mais bonita seja você atravessando corajosamente a avenida da vida que foi desenhada pelo Criador  exclusivamente para você!

Bjo carinhoso  ♥️🎊

A vida é um constante renascimento, conforme reza a Lei de Lavoisier, "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"!

Viver pois, é melhor que sonhar....


By MângelaCastro - 12/02/2024

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Desapegar e decolar para voar... Se permita!

Sem olhar para trás....voemos.... e não esqueça, que você é, e sempre será minha fonte de inspiração...juntos, nesta pequena jornada, aprendemos um com o outro, a chorar e a sorrir, a sofrer e ser feliz, somos um misto de amarguras e de prazeres, se escrevo amor, é porque mo deste, se escrevo tristeza, são pelos finos acordes que me impuseste a dor que não quero deixar doer... voe, voe, mesmo que seu voo seja raso, mas que seja leve, reto, sempre em frente, quebrando os fortes ventos...
Só assim, se sentirá livre, e se tornará um pouco pássaro, voar, voar...

Sob o céu aberto, quebrando a força dos ventos num ruflar das asas. Quebradas.

Rápido, abrindo-se e fechando-se, leve como pluma, se deixa levar. Por apenas uma.

Pelos ventos, soltos no ar, sem medo de deixar para trás tudo que já viveu. Sofreu.

Quando presos por sentimentos enclausurados, como em gaiolas infringentes. 

Abra-se, permita-se...

Voe pois, e sinta neste voar, a bela manhã de sol radiante a começar...Apaixonante.

Movendo-se para frente, e para os lados, sinta, os mais puros ventos, cantantes.

Parecem sussurrar aos ouvidos, o cântico da liberdade...Sinta o frescor dos orvalhos das mais belas manhãs de março, e agradeça o  seu nascer, e com ele aprender,

E permita deixar-se levar pelos acordes do coração, puro, amável, mesmo que não entenda-O...

"Em verdade, ninguém começa a voar lá no meio do céu. Em algum ponto, em algum lugar ainda vamos nos encontrar!

Mesmo os passarinhos que decolam das árvores,

Partem de algum lugar firme, do seu ninho, rumo ao céu, ao desconhecido".

Voar, voar e  se deixar ir, levando conosco nossos sonhos queridos, ou não...Não se deixar morrer pelos desencantos da vida, porque algum milagre ainda está por vir, ser, acontecer, e NÓS, SOMOS!

Para que num breve pouso, descansemos de nossas lutas, e decolemos rumo ao infinito, como os ventos que quebraram seus sons sobre nossos telhados nesta linda e calma manhã de domingo. Somos nós, nos deixando levar...

Veja, bem:

'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos'

Lucas 4:18 - NVI

By MângelaCastro - 11/02/2024



sábado, 10 de fevereiro de 2024

- A mocidade deve preparar-se para a velhice e para a morte

 


- Velha é a minha idade!

- Sim, envelhecemos desde que nascemos.

- Que crime há nisso?

- Que há de errado em envelhecer?

Quando se tem doze, se vive o prazer de ter seios crescendo... quando se tem dezessete, as pernas esguias e um vigor incomparável.

E o 'envelhecer' não para...

Envelheço e tento me sentir maravilhosa a cada dia.

E sou!

Sou maravilhosa ainda que tenha amamentado e meus seios não sejam os mesmos dos dezessete, e que minhas pernas não tenham a firmeza dos vinte.

Sou única, porque me respeito e me amo, não tenho vergonha de mim e nem do meu corpo. Sou o que sou, linda, bela, cheirosa, vaidosa, seja lá com quantos anos eu esteja, porque não há nada que eu faça, esses anos vão me alcançar e me abraçar, e o que tenho a fazer é viver cada dia, desfrutando de minhas qualidades, e convivendo com meus defeitos e... amando meu corpo!

Me sentindo livre pra me vestir como quiser, sem me importar com olhares, achar lindo em mim aquilo que pra maioria é feio e as outras escondem... Se o corpo desfalece, a inteligência, cultura, conhecimento, aprendizados aumentam, não sou mais a menina ciumenta, e cheia de preconceitos com o próprio corpo, insegurança? O que é isso?  A harmonia com meu íntimo universo se faz presente e nos damos muito bem....

Não tenho vergonha de mim, porque não tenho tempo a perder, tenho que viver, nesse corpo porque não temos opção, a não ser uma: Sermos lindas, maravilhosas, queridas, poderosas e muito, muito felizes!

Jucineia Takahash

Eclesiastes

"❤12 Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; e as duas portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as vozes do canto se baixarem; como também quando temerem o que está no alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua eterna casa, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; antes que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se despedace a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade.

By MângelaCastro - 10/02/2024

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Longevidade da alma e do corpo, e a Síndrome da pressa!

 Bom diaa, com uma saudável manhã de frescor!

Artigo 196 CF/88

Segundo ela (Constituição Federal), ao prever, no artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado,
criou-se para os governos o dever de efetivar o direito à saúde por meio de políticas sociais e econômicas.

Hoje resolvi abordar um pouco sobre nossas manias,
nossos hábitos desconstrutivos, digo nossos, porque me somo
à maioria, hábitos transgressores para nossa saúde, que tanto nos fazem mal
em nosso dia a dia, nos afetando sobremaneira...



Hoje, estava lembrando de nossa infância, juventude, como tínhamos uma vida saudável, e feliz, isso se deu com certeza pelos bons hábitos em nosso dia a dia, boa alimentação, esportes, muitas atividades ao ar livre, e nosso alimento, em maioria, era proveniente dos fundos de quintais, carnes de frango sem muitas vitaminas e hormônios de crescimento e engorda, eu mesma tive uma criação de galinhas "caipiras da modernidade" e poedeiras, alimentando-as com rações, os pintainhos cresciam e engordavam bem rápido, era o cofre doméstico sendo recheado de "dim dim" pobres coitados dos "bichinhos" presos por galinheiros, e este processo segui-nos até os dias atuais, e uma notícia não tão agradável assim, pois altura e peso não enseja ser saudável, filhos altos (1,90 -2,00 metros) de pais de estatura média, resultado dos hormônios alimentares e vitaminas, sintéticos!

Porém, toda essa vida saudável começou a mudar com novos hábitos alimentares, e de viver, em uma sociedade que começava sofrer transformações progressistas, pela era industrial que crescia paulatinamente, desde os anos 30, em nosso país, a partir da revolução industrial francesa, e já na era dos anos 90, minha vida em particular, e de minha família, começou a ser influenciada pela modernidade, houvera uma eclosão de pessoas e novas tecnologias, eu já trabalhava em meu escritório com máquina de datilografia elétrica, e já sentia a necessidade de comprar alimentos pré - preparados, anos 2000, entrava a tecnologia avançada em meu lar, compramos o primeiro computador, e daí até hoje, não vivemos sem ele, até a compra de nossos alimentos na pandemia da COVID 19, nos sendo útil, encurta nosso tempo, pois, para dar conta de todas as atividades, 24 horas é pouco! 

E hoje, nossos filhos estão sendo alimentados por gorduras, hormônios e vitaminas sintéticas, tomamos vacinas por tabela, através dos alimentos industrializados, e granjas, idem, cujos, animais, são vacinados para "diminuir as doenças ocasionais e prolíferas", alimentados com rações vitaminadas e com hormônios de crescimento e engorda rápida!

Nós brasileiros, criamos o mal hábito alimentar, muitos, ou quase a maioria não coloca legumes e verduras em todas as refeições, aqui nem é questão econômica, mas sim, de mudanças de hábitos, os "fast food" tomaram conta de nossas mesas, de casa, de escritórios, alguns podem dizer, não temos dinheiro para comprar toda semana, legumes e hortaliças, pois estão muito caras, sim, é verdade, mas temos quintais e ou vasos que podemos cultiva-los.... Mudamos de hábito, nos tornamos acomodados com as facilidades nas prateleiras de grandes supermercados, até me sinto perdida meio a tantas diversidades oferecidas...

Nos tempos de nossos avós, nossos pais, eles tinham uma vida mais saudável, longeva, andavam quilômetros a pé, de bicicleta, não existiam ainda, ônibus circulares, metrôs, o muito eram charretes puxadas a cavalo, uma verdadeira centrífuga, que massageava todo o corpo rsss 😊e quase todo alimento, era tirado dos fundos dos quintais, o que conhecíamos como "HORTA". talvez por isso tivéssemos mais saúde e longevidade....Só passava necessidade de boca, quem não tinha disposição para criar aves, porcos, cabras e cabritos, legumes e hortaliças, eu mesma, e meus irmãos, nos nossos áureos tempos, fomos alimentados e crescíamos, com leite de cabras, ou leite de vaca puro, direto da fonte, boa parte da nossa infância, e hoje, poucas doenças nos pegam! Na minha última visita à oftalmologista, quando terminamos a consulta, ela olhou para mim e me disse, _____Maria Angela você não tem doença nenhuma!

Puxa, saí feliz do consultório!

A sociedade de hoje, está mal acostumada, e vive na dependência das facilidades dos "marketings", variadas formas de poder aquisitivo!

E os que pouco teem condição financeira, e falta de emprego, o governo facilita com as "bolsas famílias", incentivos a matrículas nas escolas, depois da pandemia da COVID 19, houve um boom de ausência escolar, não que eu seja contra aos incentivos, pois, não passam de "remédios", pelo contrário, sou super a favor, já que o problema é uma gerência de baixa qualidade, e de descaso por parte de ALGUNS GOVERNOS, com o objetivo de baixar a taxa da fome, miserabilidade da classe C, ainda a temos em nossa sociedade piramidal, da mortandade infantil, já que da classe dos idosos diminuiu, estes teem se virado e procurado uma vida mais saudável, as crianças e recém nascidos, são as mais afetadas pela desnutrição!

Povo sadio, inteligente e culto, nunca foi uma boa alternativa, né não? Talvez seja mais fácil, criar bolsas de incentivos sociais, obrigados a faze-lo por ordem da nossa Constituição Federal e legislações pertinentes, do que distribuir sementes e ensinar como se faz, plantar em casa, alimentos sem agrotóxicos, e sem sofrer boicotes, e eu me incluo, nesse "conforto e comodismo"! Ou estou pensando pequeno?

VISTA CANSADA, EMBAÇADA! 

Um problema adquirido pelas horas incansáveis de leituras com brilhantes luzes dos computadores e celulares, nossas crianças já foram iniciadas, se disser que você não faz, com certeza está mentindo, todos nós fazemos, e se não colocarmos limites entramos as madrugadas navegando...

Mas ainda temos uma boa solução, nada que um bom SUCO DE CENOURA, EM TODAS AS REFEIÇÕES TENDO INÍCIO LOGO PELA MANHÃ, E SEMPRE QUE POSSO AGREGO OUTROS LEGUMES COMO PEPINO, O DOCE E A REFRESCANCIA DO TOMATE BEM MADURO,COUVE, PARA QUEM APRECIA REPOLHO TAMBÉM COM SEU HORMÔNIO NATURAL PARA A TIREÓIDE, SE FAZ COLÍRIO PARA OS OLHOS, E SAÚDE PARA O CORPO! 

Temos visto pelas redes sociais e mídias, vídeos infantis, papais e mamães, incentivando os pequenos a provarem vários alimentos e sucos, o ideal se fosse da própria hortifrutigranjeira, né não? E por que não HORTAS COMUNITÁRIAS MUNICIPAIS, AJUDARIA MAIS QUE "AUXILIO ALIMENTO EM MOEDA CORRENTE", que não dá nem pro começo! ISSO É FATO E VERDADE!

FAÇA E DELEITE-SE!

https://saude-na-hora.com/visao/cel/v/01/03/

By MãngelaCastro - 09/02/2024

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

SOMOS MERECEDORES!

 

Merecemos tudo o que é de bom nessa vida, mas TUDO.

Precisamos deixar ir as nossas limitações.

Vamos decidir criar novos pensamentos com amor, fé e gratidão, sobre nós mesmos, e sobre a nossa vida.

Devemos  afirmar que somos uno com o poder da prosperidade do Universo.

Assim, prosperamos de inúmeras maneiras.

A nossa oração é SEMPRE atendida.

Portanto, nos sintamos sempre em paz, saudáveis, felizes e prósperos, e veremos cada uma dessas coisas fazerem parte da nossa realidade, pois a nossa realidade quem cria somos nós!!!

🍃🌹💮🌴🪷🍃 Ótima quarta-feira!🍃🍄🪻🌷🍁🍃"cisco de luz"

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Lá vem a escola, com ela, um show de estrelas....

 

Pode ser este poema um homólogo de nossos carnavais, 

Onde mulheres exuberantes, exibem seus corpos maravilhosos,

desnudos, falam por si só..na grande avenida passam, repassam, 

os passos cadenciados num só compasso, no frevo, maracatu, marchinhas

Os foliões entram em transe, seus olhos se transformam,  brilhantes

Translúcidos como um universo de estrelas, desnudam mistério. 

A avenida torna-se um claustro do ritmo cadenciado, requebram ,junto...

Caduca o que julga, tudo está perfeito, afoga os ânimos soletrados numa poesia, sem rima

Enquanto o céu se abre, se despe a alma...um show brilhante de estrelas....

By MângelaCastro - 03/02/2024

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCIPIO E O FIM... CARNAVAL DA ALEGRIA!

 

Bora lá gente querida! Fevereiro chegou, e tem carnaval, muito samba no pé e alegria para dar, esbanjar com lindos sorrisos nos lábios, e com a cadência do samba nossa música brasileira poder vivencia-la,  na gratidão de viver.

O nosso carnaval é uma festa que move toda família brasileira, aqui recordo a minha puberdade e adolescência, quando da semana que precedia o carnaval, íamos em grupo para os salões do clube e da associação recreativa pedregulhense, da pequena e bucólica  cidade de Pedregulho, onde cresci e absorvi suas culturas e tradições, e ornamentar os salões, com nossa criatividade, era uma alegria só, a festa carnavalesca era esperada com muita alegria e ansiedade.

É uma festa cultural, passa conhecimentos com seus enredos de nossas diversas tradições e etnias, portanto é informativo, faz esquecer com sua beleza e colorido, esbanjando charme e poesia, mesmo que por momentos, as dificuldades do dia a dia.

Jesus vivenciou a festa da alegria, da gratidão pela colheita farta junto com seus pais.  

Deus não fala sobre o carnaval na Bíblia. No entanto, Deus disse muitas coisas sobre qual deve ser a nossa atitude perante festas como o carnaval. E esta festa, não só traz alegria para os olhos, mas também dá muito emprego para o brasileiro (a) durante o ano inteiro, e como toda festa da colheita, esta é uma forma cultural do nosso jeito brasileiro de ser, não só brincar com os foliões, mas também de gratitude, pela alegria de ter principalmente nestes dois últimos anos vencido tantas intempéries, sofrimentos e dores de separação, agora, é hora de agradecer por tantos de nós termos sobrevivido! Com o apoio governamental. E nada melhor que a alegria para preencher o coração de afeto, união, partilha...

A Bíblia menciona muitas festas que o povo hebreu fazia mas nenhuma delas parecida com a festa do Carnaval. As festas que os hebreus faziam tinham um propósito e eram festas ordenadas por Deus. Além de ser para louvá-Lo, eram festas de gratidão. Mas em nossa cultura nasceu o carnaval, uma festa , considerada pagã, mas a qual o brasileiro(a) e quem nos visita nesta época, pode vivencia-la com alegria, a qual, na sua mais pura essência agradecer mais um ano de vida, e que seja vida plena, com respeito e amor.

Bora brincar com o carnaval da alegria e paz no coração? Eu o vivenciarei assistindo pela televisão, questão de escolha...Nada nesta vida terrena dura para sempre! Tudo tem seu princípio, meio e fim. 

O que importa é a forma como tudo concretizamos, nosso caráter, nossa dignidade de vida, nossas alegrias no viver de cada dia, não deixar que as aparências nos enganem, é fato que, nosso corpo adormece quando a noite principia e com a madrugada, ela desperta quando a noite se encerra e o dia se inicia, e ainda nos relega os sonhos que vivemos enquanto dormíamos, e poder no dia seguinte concretiza-los com a presença do sol ou não, posto que, com certeza, mesmo sob as sombras das nuvens ele, o sol irradiante estará lá vivo, brilhante, para uma vida plena, ultimamente com sua força misteriosa, emite diversas explosões solares, como querendo nos avisar, para que não nos apeguemos a nada e saibamos zelar da vida que Deus nos deu! Pois tudo tem seu princípio, meio e fim.

Em tudo ter a alegria de viver e um pouco de poesia, que nos alivia, das amarguras, das saudades, dos desencantos, amando tanto... e se lhe revela, o desejo de como ser mulher de fases...

"Dizem que a gente tem o que precisa. Não o que a gente quer. Tudo bem. Eu não preciso de muito. Eu não quero muito. Eu quero mais. Mais paz. Mais saúde. Mais dinheiro. Mais poesia. Mais verdade. Mais harmonia. Mais noites bem dormidas. Mais noites em claro. Mais eu. Mais você. Mais sorrisos, beijos e aquela rima grudada na boca. Eu quero nós. Mais nós. Grudados. Enrolados. entrelaçados. Jogados no tapete da sala. Nós que não atam nem desatam. Eu quero pouco e quero mais. Quero você. Quero eu. Quero domingos de manhã. Quero cama desarrumada, lençol amarrotado, café e travesseiro macio.. Quero seu beijo. Quero seu cheiro. Quero aquele olhar que não cansa, não bravo, mas amoroso, o desejo do gosto de morango com chocolate, que do calor dos lábios, escorre pela boca e o minuto no segundo seguinte: nada é muito quando é demais". Quero viver cada minuto com muita intensidade, amar mais, sonhar mais, querer mais e mais que aconteçam "coisas" boas... Confiemos pois, em tudo há Deus, na sua mais infinita forma de ser e de se expressar no amor...

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso". 1 Samuel 3:12

By MângelaCastro - 02/02/2024


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Como evitar a dengue...O Brasil vive uma explosão de casos de dengue neste começo de 2024. Até 30 de janeiro, o Ministério da Saúde registrou 217.481 casos. No mesmo período de 2023, o país somava 65.366 — um aumento de 233%.

 Bom dia!

Todos os anos a mesma coisa, quando chega o tempo das águas, ela aumenta e faz muitas vítimas, e pior por culpa da própria sociedade, os quais, alguns indivíduos não cuidam como deveriam cuidar, eu cuido da minha casa, os vasos do lado externo, estão sem recipientes coletoras da água que escorre meio à terra, e escorre pelo fundo do vaso de planta!

Os poucos vasinhos que tenho dentro de casa, tem coletor de água, mas, forrados de areia, jogo inseticida pelo menos uma vez por semana, e usamos repelentes. Mas, confesso que mesmo com todos esses cuidados tenho medo, porque o "pernilongo", se fortalece, e se multiplica dia a dia, muito mais.


Até 30 de janeiro, foram registrados 217.481 casos, um aumento de 233% em comparação com o mesmo período no ano passado.

O órgão atribui o aumento a uma combinação de fatores, incluindo a volta eminente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue, e as alterações climáticas (combinação do calor excessivo com as chuvas intensas) provocadas pelo fenômeno El Niño.

Isso porque as altas temperaturas e as intensas precipitações (chuvas) são propícias ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, principal vetor de transmissão da dengue.

Os casos teem aumentado junto às crianças, há um caso veiculando na internet, um recém-nascido de uma maternidade da cidade de Brasília, voltou a ser internado 24 horas após sua alta, há fortes evidências que pegou a dengue no hospital!

Então, somos nós que temos que cuidar de nós mesmos, porém, teem momentos que fogem de nossa alçada, e ficamos à mercê desse mosquito "infernal"

Cuidar dos terrenos limpando-os dos lixos que algumas pessoas ainda sem noção, fazem deles inúmeros criadouros do mosquito, jogando detritos.

Em nossa cidade, o caminhão de coleta de recicláveis passa toda quinta-feira, duas e até três vezes por dia, basta acomodar o lixo reciclável em sacos de lixo, que eles levam, vamos cooperar com nossa saúde e cuidar para que não haja criadouros da doença da dengue, que judia muito e pode levar até a morte!

Só não sei se os caminhões da Prefeitura estão passando na madrugada lançando fumaças que matam os mosquitos da dengue, que voam logo no início do amanhecer, por volta das 05:30, e outros pernilongos. Que vivem do orvalho nas relvas e nas águas paradas.

Nossa cidade é em geral limpa, mas, não depende só da faxina, depende de deixar pneus vazios à céu aberto, garrafas pet, sacos de lixos jogados nos terrenos e nos fundos de quintais, por pessoas insensatas, que estão cansadas de saber que não podem ter este mau hábito que atenta contra a própria vida, a dengue tem matado mais que a violência urbana, acidentes automobilísticos, câncer, e a gripe aviária continuam sendo transmitidas e matando também, então, nos primeiros sintomas procure um posto médico!

Eles sobrevoam nossas casas no período da manhã, e no período da tardezinha, nesses horários eu procuro manter as janelas ainda fechadas, uso repelente mesmo estando dentro de casa, e principalmente quando saio e recomendo ao meu filho que faça o mesmo, a gente cuida, mas se o outro (a) não cuida podemos pagar o preço!

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue neste começo de 2024. Até 30 de janeiro, o Ministério da Saúde registrou 217.481 casos. No mesmo período de 2023, o país somava 65.366 — um aumento de 233%.

O Ministério da Saúde alerta que o aumento se deve a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.

A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O vírus pode causar diferentes formas da doença, desde as assintomáticas até as graves, que podem levar à morte.

As pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves.

A vacina contra a dengue (Qdenga) foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023, mas ainda está disponível apenas para adolescentes de 10 a 14 anos em alguns municípios.

Para evitar a dengue, é importante adotar medidas de controle do mosquito Aedes aegypti, como:

Essas dicas não são mais novidades, mas precisamos relembrar caso estivermos esquecidos!!

Eliminar qualquer recipiente de água parada, como pneus velhos, garrafas pet e vasos de plantas;
Trocar a água dos bebedouros diariamente;
Limpar as calhas e ralos com frequência;
Manter as caixas d’água bem tampadas;
Usar repelente e roupas compridas ao sair de casa.
A população deve ficar atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e articular, náusea e vômito, manchas vermelhas no corpo.

Se você apresentar esses sintomas, procure um serviço de saúde imediatamente.

Quando Ser Mulher É Um Obstáculo – A Voz Que Clama Por Justiça ...

  Por favor, não vire a página. “Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão, tratai da causa d...