Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Longevidade da alma e do corpo, e a Síndrome da pressa!

 Bom diaa, com uma saudável manhã de frescor!

Artigo 196 CF/88

Segundo ela (Constituição Federal), ao prever, no artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado,
criou-se para os governos o dever de efetivar o direito à saúde por meio de políticas sociais e econômicas.

Hoje resolvi abordar um pouco sobre nossas manias,
nossos hábitos desconstrutivos, digo nossos, porque me somo
à maioria, hábitos transgressores para nossa saúde, que tanto nos fazem mal
em nosso dia a dia, nos afetando sobremaneira...



Hoje, estava lembrando de nossa infância, juventude, como tínhamos uma vida saudável, e feliz, isso se deu com certeza pelos bons hábitos em nosso dia a dia, boa alimentação, esportes, muitas atividades ao ar livre, e nosso alimento, em maioria, era proveniente dos fundos de quintais, carnes de frango sem muitas vitaminas e hormônios de crescimento e engorda, eu mesma tive uma criação de galinhas "caipiras da modernidade" e poedeiras, alimentando-as com rações, os pintainhos cresciam e engordavam bem rápido, era o cofre doméstico sendo recheado de "dim dim" pobres coitados dos "bichinhos" presos por galinheiros, e este processo segui-nos até os dias atuais, e uma notícia não tão agradável assim, pois altura e peso não enseja ser saudável, filhos altos (1,90 -2,00 metros) de pais de estatura média, resultado dos hormônios alimentares e vitaminas, sintéticos!

Porém, toda essa vida saudável começou a mudar com novos hábitos alimentares, e de viver, em uma sociedade que começava sofrer transformações progressistas, pela era industrial que crescia paulatinamente, desde os anos 30, em nosso país, a partir da revolução industrial francesa, e já na era dos anos 90, minha vida em particular, e de minha família, começou a ser influenciada pela modernidade, houvera uma eclosão de pessoas e novas tecnologias, eu já trabalhava em meu escritório com máquina de datilografia elétrica, e já sentia a necessidade de comprar alimentos pré - preparados, anos 2000, entrava a tecnologia avançada em meu lar, compramos o primeiro computador, e daí até hoje, não vivemos sem ele, até a compra de nossos alimentos na pandemia da COVID 19, nos sendo útil, encurta nosso tempo, pois, para dar conta de todas as atividades, 24 horas é pouco! 

E hoje, nossos filhos estão sendo alimentados por gorduras, hormônios e vitaminas sintéticas, tomamos vacinas por tabela, através dos alimentos industrializados, e granjas, idem, cujos, animais, são vacinados para "diminuir as doenças ocasionais e prolíferas", alimentados com rações vitaminadas e com hormônios de crescimento e engorda rápida!

Nós brasileiros, criamos o mal hábito alimentar, muitos, ou quase a maioria não coloca legumes e verduras em todas as refeições, aqui nem é questão econômica, mas sim, de mudanças de hábitos, os "fast food" tomaram conta de nossas mesas, de casa, de escritórios, alguns podem dizer, não temos dinheiro para comprar toda semana, legumes e hortaliças, pois estão muito caras, sim, é verdade, mas temos quintais e ou vasos que podemos cultiva-los.... Mudamos de hábito, nos tornamos acomodados com as facilidades nas prateleiras de grandes supermercados, até me sinto perdida meio a tantas diversidades oferecidas...

Nos tempos de nossos avós, nossos pais, eles tinham uma vida mais saudável, longeva, andavam quilômetros a pé, de bicicleta, não existiam ainda, ônibus circulares, metrôs, o muito eram charretes puxadas a cavalo, uma verdadeira centrífuga, que massageava todo o corpo rsss 😊e quase todo alimento, era tirado dos fundos dos quintais, o que conhecíamos como "HORTA". talvez por isso tivéssemos mais saúde e longevidade....Só passava necessidade de boca, quem não tinha disposição para criar aves, porcos, cabras e cabritos, legumes e hortaliças, eu mesma, e meus irmãos, nos nossos áureos tempos, fomos alimentados e crescíamos, com leite de cabras, ou leite de vaca puro, direto da fonte, boa parte da nossa infância, e hoje, poucas doenças nos pegam! Na minha última visita à oftalmologista, quando terminamos a consulta, ela olhou para mim e me disse, _____Maria Angela você não tem doença nenhuma!

Puxa, saí feliz do consultório!

A sociedade de hoje, está mal acostumada, e vive na dependência das facilidades dos "marketings", variadas formas de poder aquisitivo!

E os que pouco teem condição financeira, e falta de emprego, o governo facilita com as "bolsas famílias", incentivos a matrículas nas escolas, depois da pandemia da COVID 19, houve um boom de ausência escolar, não que eu seja contra aos incentivos, pois, não passam de "remédios", pelo contrário, sou super a favor, já que o problema é uma gerência de baixa qualidade, e de descaso por parte de ALGUNS GOVERNOS, com o objetivo de baixar a taxa da fome, miserabilidade da classe C, ainda a temos em nossa sociedade piramidal, da mortandade infantil, já que da classe dos idosos diminuiu, estes teem se virado e procurado uma vida mais saudável, as crianças e recém nascidos, são as mais afetadas pela desnutrição!

Povo sadio, inteligente e culto, nunca foi uma boa alternativa, né não? Talvez seja mais fácil, criar bolsas de incentivos sociais, obrigados a faze-lo por ordem da nossa Constituição Federal e legislações pertinentes, do que distribuir sementes e ensinar como se faz, plantar em casa, alimentos sem agrotóxicos, e sem sofrer boicotes, e eu me incluo, nesse "conforto e comodismo"! Ou estou pensando pequeno?

VISTA CANSADA, EMBAÇADA! 

Um problema adquirido pelas horas incansáveis de leituras com brilhantes luzes dos computadores e celulares, nossas crianças já foram iniciadas, se disser que você não faz, com certeza está mentindo, todos nós fazemos, e se não colocarmos limites entramos as madrugadas navegando...

Mas ainda temos uma boa solução, nada que um bom SUCO DE CENOURA, EM TODAS AS REFEIÇÕES TENDO INÍCIO LOGO PELA MANHÃ, E SEMPRE QUE POSSO AGREGO OUTROS LEGUMES COMO PEPINO, O DOCE E A REFRESCANCIA DO TOMATE BEM MADURO,COUVE, PARA QUEM APRECIA REPOLHO TAMBÉM COM SEU HORMÔNIO NATURAL PARA A TIREÓIDE, SE FAZ COLÍRIO PARA OS OLHOS, E SAÚDE PARA O CORPO! 

Temos visto pelas redes sociais e mídias, vídeos infantis, papais e mamães, incentivando os pequenos a provarem vários alimentos e sucos, o ideal se fosse da própria hortifrutigranjeira, né não? E por que não HORTAS COMUNITÁRIAS MUNICIPAIS, AJUDARIA MAIS QUE "AUXILIO ALIMENTO EM MOEDA CORRENTE", que não dá nem pro começo! ISSO É FATO E VERDADE!

FAÇA E DELEITE-SE!

https://saude-na-hora.com/visao/cel/v/01/03/

By MãngelaCastro - 09/02/2024

QUE AMOR É ESSE?

  “O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas antes em receber, em amar muito! Santa Terezinha   (por MângelaCastro) 🌬️ Um vento…...