Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

SUA VIDA NO PILOTO AUTOMÁTICO ...

Bom início de semana, que seja leve... LEVANTA-TE E VAI...

Lamentações 3:22-23 "O amor inabalável do Senhor não cessa; as suas misericórdias não têm fim; são novas todas as manhãs; grande é a tua fidelidade."

De repente você para  e pensa,  coloca no piloto automático, se deixa levar, e nesse ir e vir, sente que tem um ponto que emperra, percebe que se forçar "quebra". Precisa saber, precisa entender, para que preencha os espaços vagos, precisa consertar as avarias, posto que, caminhas para um futuro que está logo ali.

É importante agir rapidamente, para minimizar os danos, e resolver o problema.

É certo que todos nós tivemos um tempo valioso, que nos sentíamos felizes, leves e soltos, hoje, a carga pesa, normal, muitos conhecimentos, experiências, novidades adquiridas, talvez tenha chegado a hora, de retornar para dentro de vós mesmos, rever passado, abrir e fechar gavetas, jogar fora no lixo os excessos, o que já está em desuso, para que fique livre novamente para novos preenchimentos, a vida não pode desacelerar, é preciso continuar na movimentação, não deixar que a luz se enfraqueça e se apague, novos desafios serão superados, reciprocidades boas e ruins, acontecerão...Tem muitas coisas interessantes ainda, para serem vividas.

Veja, bem.

Todos cometemos erros, acreditamos, confiamos, e  desaceleramos nosso caminhar, ficamos insistindo na "mesmice", e em um determinado ponto do nosso viver, sentimos que precisamos de um recomeço. Quando fazemos a coisa errada, ou a vida não corre como queremos, dá vontade de voltar atrás e começar de novo. Jesus veio para nos dar esse recomeço, de um novo ponto de partida.

Pela fé em Jesus, podemos ter nossos pecados apagados. O passado já não importa, passou! Agora temos uma vida nova, junto de Jesus. Quando erramos, podemos pedir perdão a Deus e Ele nos ajudará a começar de novo, da maneira correta.

Isso não significa que tudo vai ficar bem de repente. Ainda temos que lidar com as consequências nessa vida. Mas essas escolhas erradas do passado, não precisam destruir a vida toda.

Deus ajuda a reconstruir a vida. Creia! Entregue tudo nas mãos do Senhor, Ele te sustentará para recomeçar...

By MângelaCastro - 30/09/2024




domingo, 29 de setembro de 2024

Despindo Almas

 

 A vida tem por si só, uma natureza sábia. Se "coisas" não acontecem em uma margem de 30 anos de oportunidades,o que se iguala a 1/3 de nossa existência adulta, é porque tudo que tinha que ser já foi, então é seguir em frente, se permitindo novos


aprendizados, novos saberes, novos amores, novos tudo, os caminhos da vida sempre nos leva a novos lugares, é só darmos o primeiro passo ...

By MângelaCastro - 30/09/2024

sábado, 28 de setembro de 2024

UNIDADE DAS RELIGIÕES, É RESPEITO NAS DIVERSIDADES ... SÃO COSME & DAMIÃO, MAIS UM EXEMPLO...

 Um bom dia de sábado para todxs!


São Cosme e Damião são comemorados por diferentes religiões como Católica, Umbanda, Matrizes Africanas, Ifá, Hare Krihsna, Wicca, Xamanismo, Catimbó, Fé Bahá’i, Espiritismo, entre outras. Como todos sabem, doces são entregues para as crianças no seu dia. 

Por que esta tradição de entregar doces às crianças? Talvez você não sabe, mas, O costume de distribuir doces para as crianças no dia de São Cosme e Damião não veio destes irmãos gêmeos, muito menos se diz respeito a crendices, como muitos católicos e evangélicos, aqui me referi a essas duas professas de fé, porque tenho amigos em comum, e podem deduzir por si próprios os seus entendimentos, e respeito. 

Acontece que, na época da colônia, o catolicismo era imposto a indígenas e negros, (terço dos homens pretos) em Franca tinha uma pequena capela que eles rezavam o terço, bem próximo do que hoje é nossa Catedral,  aqui devo ressaltar que não é correto mandar "goela abaixo" qualquer tradição e cultura que possamos ter, principalmente nós brasileiros, brasileiras, que devemos aplicar a nossa Constituição Federal/88 em nosso dia a dia, todos somos iguais perante a lei, e por ela ser determinante, é de bom alvitre coloca-la em prática da melhor forma possível.

Então, esta dinâmica serve para todos os ângulos de nossa sociedade democrática de direitos, assim sentindo-se excluídos, nada mais restou que encontrar uma forma deles camuflarem a veneração por suas entidades usando a imagem de santos católicos, como se crianças fossem, e isto se deu, em tempos também difíceis, sendo considerada "ERA DOS MÁRTIRES". Acontecendo perseguições com os médicos, Cosme e Damião, que foram identificados com orixás crianças. Então isso ficou associado a festas e doces, principalmente no Nordeste”, conta-nos o frei Luiz Antônio Pinheiro, professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais.

Além do frei Luiz Antônio, o professor Agnaldo Cuoco Portugual, do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), também explica que “para o catolicismo, não havia nenhuma ligação entre os irmãos e as crianças ou a distribuição de doces. Essa prática veio da associação que os escravos fizeram de Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã.”

O professor explicou ainda que, como havia muita repressão na época da escravidão no Brasil aos cultos africanos, os negros precisavam adorar suas divindades sempre associando a algum santo católico. E foi isso que aconteceu com são Cosme e são Damião. E assim acredito eu, que a Nossa Senhora Aparecida, imagem representando a cor preta, encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, justiça sendo feita, e famoso ditado aqui prevalece: ___"Nada que esteja abaixo do céu, ficará por todo sempre encoberto" um dia é descoberto, e assim foi e vem sendo ao longo dos séculos, a verdade e a justiça sempre aparece, e prevalece, se não a do homem, a divina, exemplo sólido quando a imagem de Aparecida, foi por pescadores também encontrada, esta, poderia pertencer a algum grupo de católicos negros, que até os anos 70/80, ainda viviam separados da sociedade "branca", não podiam frequentar os mesmos ambientes, recordo que em nossa pequena Pedregulho, tinha o salão de baile dos pretos, mas, tínhamos também muitos amigos (as) pretas e pretos, que amávamos, amamos ainda, e respeitamos indistintamente, uma terra de acolhida, inclusive de estrangeiros, para nós não havia esta diferença, "coisas de governo" e isto eu vivenciei em minha juventude, erro este, que vem anos após anos sendo corrigido, principalmente com a homologação de nossa Constituição Federal de 1988, e nossa Bíblia, também inclusiva! 

A sociedade tem muito ainda que se perdoar e pedir perdão pela "santa ignorância", embora sabemos ser fruto de uma cultura machista, fincada no poder do "feudalismo" e depois capitalismo", incluindo os duros tempos da ditadura.

“Naquela época, os escravos africanos não tinham a possibilidade de cultuar os seus orixás, as suas divindades livremente. Eles tinham que fazer essa associação com alguns santos católicos, para não serem perseguidos. A tradição de dar doces tem a ver com esses dois orixás crianças que foram associados a Cosme e Damião”, explica o professor. E ainda muitos católicos e evangélicos que conheço, "torcem o nariz" ou olham com "um certo temor", e desprezo, imagens de São Cosme e Damião,  também de São Jorge, e tantas outras! 

Esta é uma cultura equivocada, ignorante, desconhecedora da verdade e das práticas religiosas, com muitas diversidades, mas, vejo também que vamos aparando as arestas passo a passo, era assim que JESUS educava, ensinava os seus discípulos e apóstolos, sendo o próprio exemplo, sempre inclusivo, justo, buscando entre aqueles que o seguiam, homens e mulheres de paz, generosidade, fraternos, solidários, servos, não do poder do homem, dizia Ele, seu povo não era cativo, tinha direitos sociais, de moradia, de alimento, de professar a fé, tinham que buscar a própria liberdade, que se dava com o conhecimento das palavras, mas de Deus o Pai de todxs, uma forma de saber agradecer a quem por nós muito fez e amou!


A Igreja Católica, em especial o "DIA DO SENHOR", nos tempos de JESUS caminhante, era cultuado no sábado, a expressão “Dia do Senhor” vem desde o Antigo Testamento. O profeta Amós, por exemplo, falou sobre esse dia advertindo acerca de seu caráter de juízo quando os pecados de Israel serão julgados (Amós 5:18-20). O mesmo também fez outros profetas, estendendo ainda esse julgamento a outras nações (cf. Isaías 13:6,9; Jeremias 46:10; Obadias 15; Joel 2:31; 3:14; etc.).

Segundo a tradição católica apostólica e romana, aqui em nossa Nação, tem uma paróquia consagrada com o nome deles em Andaraí, no RJ, cuja  nesta manhã de sábado, assisti pela TV Rede Vida, a missa dedicada aos gêmeos, Cosme e Damião, com Dom Orani Tempesta, nosso Cardeal e Bispo do Rio de Janeiro, que por sinal do Espírito Santo, já se posicionou em tantos momentos, respeito e encontros, pela unidade (respeito por todas as religiões) das crenças diversas, um espírito ecumênico, também participei por 8 anos aqui em Franca, da Dimensão Ecumênica de nossa Diocese, 

respeitando-as, como JESUS respeitou a todxs indistintamente, nada tão justo, e inclusivo, posto que, não adianta dizer que não somos discriminadores, preconceituosos, quando ao falar sobre uma religião diferente da nossa doutrina e fé, "torcemos nosso nariz", ou viramos a face para outro lado, e dizemos ser "crendices", temos sim que nos informar e nutrir de conhecimentos da história geral sobre religiões, seja clássica, romântica, dramalhões, histórias de um povo, e suas diversas tradições e cultura, lendas da cultura de nosso povo, por exemplo amazonense, que é rica, do nosso povo indígena, posto que, só conhecendo, conseguiremos ser respeitosos, inclusivos, ao contrário da semântica rica em contos com suas linguagens próprias, isto soa falso, incongruente com nossas diversidades culturais, necessárias para nosso crescimento pessoal e espiritual. RESPEITO, deveria ser a palavra de ordem de uns para com os outros, talvez assim sendo, não estaríamos experimentando este tempo de tantas tribulações e securas.

Romanos 3:22-25 - Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 

Esta foto abaixo, anos 2000, grupo Dulcimira dos Reis, encerramento final de ano, com festejo da Casa de Sopa, nela com amigos (as) e companheiras de distribuição de sopa para os mais carentes, Padre Idair naquele tempo pároco da Paróquia São Vicente de Paula,  jardim Portinari, conheceu esse grupo, e a pouco tempo já na Paróquia São Benedito. fez  uma promoção de almoço no espaço do "Capiau", e entre as instituições de caridade de Franca, ele incluiu a Casa de Sopa Dulcimira dos Reis, para doações, Dulcimira, uma mulher de fé, simples, pobre por natureza, com muitos filhos, esta casa, nasceu com ela, e vive nela sendo expressão de amor, fé e caridade, grupo que muito me orgulho de ser uma minúscula parte, uma oportunidade de melhoria pessoal de vida, procurando seguir a direção de JESUS:  A fé, sem caridade, é morta!  Aqui ressaltando que para ser caridoso para com o próximo, necessariamente não precisamos professar nenhuma religião, tenho amigos que são ateus, e muito generosos...


Podemos ser grandes letrados, notórios, confiáveis segundo a lei dos homens, e de nossas tradições, mas se não amarmos uns aos outros, exatamente como são, respeitarmos os ambientes por onde circulamos, sermos justos, equilibrados emocionalmente, com comportamentos éticos, sem falsidades, sem egoísmo, vaidade, trabalhadores incontestes em prol dos mais necessitados, dos injustiçados, em nossa contemporaneidade, como irmã Dulce, Madre Tereza de Calcutá, Padre Pio, Chico Xavier, e tantos outros, tenho aqui em casa um livro presenteado pelo meu filho a mim, intitulado a VIDA DOS SANTOS, 😊ponto de referência de amor, fé, esperança e caridade, a história vivida por cada um, se não formos como eles foram, seguindo seus exemplos de vida, sendo fortes nas perseguições, despojados de toda maldade, vaidade, orgulho, ponderados em nossas atitudes, caridosos, e ser caridoso não é ser condizente com atitudes equivocadas, não tão politicamente corretas, escondendo a mão esquerda do que dá a direita, sendo gratos pela vida, e ao apontarmos o dedo para nosso próximo, sendo pré julgadores, não seremos salvos, nem tão pouco seremos Santos! 

E cá pra nós, uma conversa de "pé de ouvido", tendo nosso tempo já sendo esgotado, e não conseguindo ainda caminhar na santidade, posto ser muito difícil, sou uma pequena semente de mostarda, no campo do aprendizado da atual existência, assim espero veemente, ter uma nova oportunidade de vida, em  novos tempos, para que esta semente, uma vez plantada em minha alma, possa se tornar uma grande árvore frondosa, conseguir vencer meus passos incertos, indecisos, neste atual tempo, de grandes tribulações e  íntimas securas, mesmo tendo JESUS como a chuva que banha as várzeas, como Caminho, Verdade e Vida! Se fini!

By MângelaCastro - 28/09/2024



sexta-feira, 27 de setembro de 2024

ENQUANTO COMUNIDADE, DURANTE AS ELEIÇÕES, SINTA-SE INCLUIDO (A), E FOQUE NO PRINCIPAL REPRESENTANTE DO POVO DE DEUS, E NÃO ERRAREIS EM VOSSAS OBRAS E ESCOLHAS...

 Bom dia amores e amorinhas!

(Esta foto foi um dos meus tempos de caminhada junto ao Catecumenato, que iniciou em 1994 em Pedregulho onde cresci e fui educada religiosamente, me tornei MULHER MADURA, e por isto me sinto um pouco Pedregulhense, depois em Franca, onde moro até os dias atuais e aqui voto, ...caminhei até um ponto, antes da afetação por "dificuldades pessoais e depois a grande pandemia, que me fez parar de vez (2022) estava me sentindo muito sozinha, embora a forte presença de Deus em mim, pude perceber que poderia sobreviver com Ele, e sem pensar em renovação, pelo menos por agora, mas isto não quer dizer que desisti de meus projetos de vida, nada disso, apenas sem vontade de participar em comunidade "fechada", seguindo JESUS por caminhos paralelos e de forma individual, um direito meu conquistado, e espero ser respeitado...)

Espero de coração que estejam todos vós bem de saúde, e na paz, na medida do possível, já que estamos vivendo dias das "tribulações", ninguém gosta de passar por dificuldades emocionais, sociais, ficar em evidência como se fosse o pior ser humano na face da terra, há muitas incompreensões das "coisas de Deus" e o que precisa realmente acontecer, não é mesmo o que estamos vivenciando nos tempos atuais, passar por críticas pessoais, ninguém aprecia, não mesmo! A tribulação é um tempo de sofrimento e dificuldades, que põe à prova nossa fé e esperança. Mas Deus está conosco, até nas mais duras tribulações.

Deus pode transformar a situação mais difícil, inclusive aos que passam por diversas discriminações e exclusões, o coração nestes momentos chora de dor e de tristeza, pois tantos de nós se sentem "à parte". Todos enfrentamos tribulação, mas não dura para sempre. Se confiarmos em Deus até o fim, ele trará vitória e consolação.

E São José o pai "adotivo" de Jesus, foi o que o ensinou sendo exemplo na Sua vida e Amantíssima serva de Deus, Mãe Maria do Imaculado coração, poderia ter sido uma de suas filhas jogada às margens da sociedade, não fosse a bondade e o amor daquele que era seu noivo, a honrando, entendendo sua dificuldade, e religiosidade, e sabendo o quanto a sociedade era abusiva, machista, e se dizia cumpridora das leis do homem, e até mesmo das leis de Des, discriminatória, principalmente da mulher, a acolheu e se casou com Ela, tendo JESUS como seu filho biológico, e JESUS claro, não teria procedimentos diferentes ao receber educação, no seio familiar, amor, inclusão, fé, religião, e sempre buscando a paz!

Sim, e são nestes dias em anos de eleições Municipais, de diferenças de pensamentos partidários, que devemos nos aproximar mais de JESUS, de suas Palavras e de Seu belo Amor, sendo elas, inclusivas, fraternais, curando não somente os "leprosos" da alma, e do desconhecimento às vezes dos planos diretores (obras a serem executadas para a sociedade, durante os 4 anos de mandatos dos eleitos) mas a todos que se aproximam D'Ele com fervor e esperança de dias melhores., encontrarão caminho certo, e as melhores resoluções.

Veja bem, por que escrevo? Estamos nos aproximando das eleições Municipais, embora as dificuldades de alguns em relacionamentos com bom senso, e acolhimento dos diferentes  partidos eleitorais, candidatos (as) já foram aprovados (as), pois segundo a legislação pertinente, estão com "fichas limpas", nada os desabonam.

E diferença de pensar sobre o que é democracia, e direito real de cidadania, eles, todos (as) já conquistaram o direito de receber votos do seu eleitorado em afinidades partidárias, o que deve perante nossa democracia livre, ser respeitado, contudo, o respeito e a composição na conduta, mister, tanto de um lado, quanto de outro, já que doravante serão nossos representantes, e devemos sim e queremos votar naquele (a) que decidirmos ser o melhor neste quesito "representativo" e perder seu tempo preciosos, para ficar jogando "farpas" e usando de violência física, e ou subterfúgios contra os candidatos (as) e estes se permitindo ser influenciados em momentos decisivos e de "tribulações", só demonstram não estar tão bem preparados (as) assim psicologicamente, como políticos que devem ser, respondendo alguns, com agressividades físicas e com linguagens impróprias, tanto eleitores, quanto candidatos (as) de diversas comarcas, sinto que neste momento "que os nervos fervem, e estão à flor da pele, o orgulho se manifesta, vejo aqui, a necessidade da Instituição OAB, como representante e defensores, dos direitos, deveres, e suas garantias, a serem exercidos na sociedade e em prol desta, em suas respectivas comarcas, deveria sim, interferir e se manifestar em prol da mantença da ordem, da paz, da compostura social, e principalmente da da garantia com segurança, o direito de ir às urnas para votar em seu candidato pré escolhido (a).

Porém, nem tudo é desordem, desavenças, nesta manhã, através do jornalismo da globo, vim tomar conhecimento, de que o TSE -(Tribunal  Superior Eleitoral) acaba de regularizar a parte tecnológica do nosso sistema de votos eletrônicos, aproximando das urnas eletrônicas, os eleitores com "Deficiência Visual", resgatando-lhes a   a CIDADANIA, E O DIREITO DE VOTAR, como todo outro brasileiro, brasileira, só resta-me curvar diante do TSE nosso órgão superior nas eleições e durante todo o ano, revisando os valores éticos, sociais, morais, e patrióticos, para que tudo transcorra na mais perfeita ordem, e de forma INCLUSIVA, com certeza uma luta de políticos nossos representantes na mais alta corte de nosso País, Ongs, para que esse direito viesse ser prevalecido, igualitário, "embora nossas diferenças tão normais", com total igualdade de direitos, como reza o art. 5º da nossa Constituição Federal, nada mais justo, e equânime! ... Nós brasileiros (as) conscientes dos nossos direitos e deveres democráticos, agradecemos, e devemos respeitar, e acatar, pois são valores sociopsicológicos sendo resgatados, e é maravilhoso!

Jesus, mesmo que não tenha nos pedido permissão, ou que votássemos a seu favor, foi e continua sendo nosso representante, e intercessor Maior junto de Deus, não foi um político romano, um soldado, nem tão pouco participou de Ongs, não se fez representar pelo povo junto ao trono de Roma, mas foi um homem do povo, que viveu para o povo, e em prol daqueles com condições mais miseráveis da sociedade, não somente exerceu seu direito de PALAVRA, e tendo autoridade nessa, tomando atitudes em prol de sua gente, acolhendo, sendo colo, direção, luz, amparo, e "puxão de orelha" quando necessário, não forneceu cesta básica, mas fez milagres da multiplicação dos pães, dos peixes, esclareceu através de boas e necessárias palavras, e incluiu na sua caminhada pobres, prostitutas, negros, brancos, estrangeiros, eu e você a quem Ele não veio para salvar, porque esta SALVAÇÃO, somente depende de nossas atitudes, ações comunitárias e individuais, mesmo sendo ignoradas, e ou não devidamente reconhecidas, enquanto cidadãs, cidadãos que somos, já que nem Ele JESUS, foi também reconhecido, e somente séculos depois de sua morte e ressurreição (DC) teve suas obras, atos, pensamentos devidamente reconhecidos.

"Venham a mim, disse-nos Ele, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês." (Mateus 11:28-30)

Você conseguiu notar que você está dentro e eu também ? Ou seja, todos nós podemos nos achegar a Cristo porque Ele nos recebeu, nos acolheu e nos INCLUIU em sua vida. Honra e Glória!

By MângelaCastro - 27/09/2024

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

'VIDAS TÃO IGUAIS E TÃO DIFERENTES "!

 

  • Mateus 25:6 ___"O versículo diz que o homem chegou à meia-noite, o que significa que o convite chegou de repente. Isso mostra que os seguidores de Cristo precisam estar preparados a qualquer momento, pois não há certeza de quando Ele virá. Portanto, é importante estar sempre preparado e prestar atenção ao que Deus está nos chamando para fazer".

Bom dia já nesta manhã de comecinho de semana, e que seja com alegria!

A vida com Jesus, é sempre repleta de boas novas, de surpresas agradáveis! E ontem domingo 25/09, tivemos uma manhã notável, alegre, com bençãos infinita da bondade de Nosso Senhor, quando meus sobrinhos Lara & Luiz Augusto, Gutim para os mais íntimos, subiram ao altar da Paróquia São Judas Tadeu, aliás, aqui recordando, foi nos anos 83 também templo de Nosso Senhor, para o meu enlace matrimonial, 30 anos só de separação, anos diferentes, dias diferentes, vidas passadas diferentes, porém sempre amigos, e conduzindo a educação do nosso único filho, respeitando a individualidade de cada um, separar, não é desligar, apenas cada um vivendo a seu modo e risco, e hoje, não me recordo o dia da semana, sei que foi no dia 22 de abril, aniversário da mãe do noivo, mas estou aqui, não para falar de minha vida passada, mas sim, de uma vida presente e frutuosa, data tão especial, que foi a de ontem para meus sobrinhos, celebrando seu matrimônio, no DIA DO SENHOR:, que aliás é no sábado e não no domingo, mas as leis dos homens, vem, e resolve tudo mudar, nada é tão igual, como em vidas passadas, tempos dos profetas, dos anjos e do SENHOR!(?)

Joel 2: O dia do Senhor

28"E, depois disso,
derramarei do meu Espírito
sobre todos os povos.
Os seus filhos e as suas filhas
profetizarão,
os velhos terão sonhos,
os jovens terão visões.

29Até sobre os servos e as servas
derramarei do meu Espírito
naqueles dias.

30Mostrarei maravilhas no céu e na terra" (...) :

mas como assim disseram muitos amigos (as) parentes cristãos. Como assim? Domingo, não é o dia de vocês, mas do SENHOR! Ficaram alguns cristãos, surpresos ao receberem o convite para o enlace, que se daria no domingo, quando isto acredito raramente, reza a tradição os enlaces ocorrerem no sábado, não em um domingo, quando as igrejas, os padres estão todos voltados para as celebrações de missas dominicais em suas paróquias, bom cumpre ressaltar que exceções existem, elas são quase 0,00000001 por cento de possibilidades,😗 mas pode sim acontecer. Bom, Lara e Gutim com certeza, foram "sortudos", eu diria, abençoados, NOSSO SENHOR está sempre fazendo obras acontecerem na vida de seus "servos" e discípulos, e Lara é uma de suas servas, é catequista de crianças, e tem uma fé também inabalável em Nossa Senhora, Santa Rita, tudo nas obras do Senhor pode acontecer, e ela talvez só sorriu na entrega dos convites e de seu enlace para NOSSO SENHOR, e aconteceu uma linda e abençoada celebração matrimonial com missa, a Igreja estava lotada!

Cumpre lembrar, como disse Papa Francisco, quando em Aparecida, nem todos compareceram, disse ele: ______"Deus tem destas coisas"! Não dá às vezes para entender tudo e todos, se nem Jesus com toda sua Sabedoria e luz, conseguiu fazer com que todos entendessem suas reais intenções, que dirá nós, pobres mortais! Mas o importante, é que o enlace de meus sobrinhos, foi por Ele, no seu dia dedicado, abençoado! Como foi na palavra de domingo, Jesus demonstra mais uma vez, que não tem poder humano que o alcance, mas sim a vontade dos que lhe procuram no templo para serem abençoados, e frutificados, como o milagre do matrimônio, de seu familiar, quando lhe acorre sua Mãe e lhe pede que faça a água ser transformada em vinho, para que seu familiar não se envergonhe perante os convidados, e Ele, mesmo não querendo, obedeceu sua Mãe e fez seu primeiro milagre acontecer perante o festejo! Que honra e Glória não é mesmo?


EM SONHOS COM NOSSO SENHOR, tudo pode acontecer, quando repousamos nossa cabeça, e nesta madrugada de domingo, não foi diferente, ___Sonhei que estava em um templo lotado por pessoas, estava eu sentada em um banco com meu filho Lauro, meu netinho Antonio Carlos, cansados de esperar o início de uma celebração que entendia ser uma missa, o Padre estava atrasadíssimo, e eu cansada de esperar, deitei minha cabeça nos ombros de meu netinho e adormeci, primeira vez que sonho que estou dormindo, pensei eu ____Só eu mesma, dormir no próprio sono"! 😊para os católicos, este acontecimento se chama, "repousar no Senhor" E é isto que desejo aos meus sobrinhos queridos, repousem doravante sua vida matrimonial, sua nova jornada, repousem no SENHOR, e deixem que Ele os conduza nos momentos mais difíceis, e cante convosco nos momentos mais alegres, peçam e confiem que milagres podem acontecer para que fiquem bem e sejam N'Ele frutificantes de boas novas, levando a PALAVRA DE NOSSO SENHOR" onde quer que estejam, e sejam espelho para quem os veja, em boas obras, em amor, fraternidade, esperança, lealdade, e caridade! Sejam felizes! No mais só agradecimentos a NOSSO SENHOR, e ao celebrante do Matrimônio de meus sobrinhos, e quem dele esteve envolvido para que tudo acontecesse segundo a ordem de Salmos 110:4: "O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque." Este versículo é citado várias vezes em Hebreus 7 para enfatizar a superioridade do sacerdócio de Melquisedeque sobre o sacerdócio levítico.


By MângelaCastro - 23/09/2024

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

"QUEBRANDO OS GRILHÕES DO TEMPO!"

 Bom dia com alegria!

Sim com alegria, porque não podemos nos render de forma alguma às nossas insatisfações rotineiras, somos sim, mulheres santas e pecadoras, como enseja a palavra do santo evangelho na manhã de hoje, podemos ser "sorrateiras" como uma felina que se esconde para depois dar o bote em sua presa, brejeiras como os campos floridos, cujas folhas verdes e orvalhadas pela madrugada, balançam livres aos ventos, saudando o amanhecer, querer tudo saber e ver, somos por natureza curiosas, como as maritacas, aliás, podemos ser exatamente o que queremos ser, como desejamos, e fazermos o que quisermos, claro, depois de firmes no propósito, sermos auto suficientes para suportar as consequências, é assim que vamos nos modelando como um vaso de barro nas mãos de um garboso e talentoso oleiro, é assim que somos enquanto pessoas, podemos pecar quantas vezes quisermos, e através deles acertar nossas arestas! 

Pecamos o tempo todo contra nós mesmas, ao deixarmos de nos enxergar no espelho e ver a mulher maravilhosa refletida nele, sentir a nuance perfumosa que exala de nós desde o cheiro de hortelã, na manha que se abre para o mundo, até o cheiro de café com leite e poder saborear um gostoso pão de queijo, que a mulher mineira em especial saboreia todas as manhãs, e não é um conto de fadas, como a "Gata borralheira", que se faz princesa em uma meia lua, em um badalar de meia noite, e desperta, nem tão pouco é uma "bruxa" que deseja que o seu espelho seja mágico, e lhe transforme na mulher mais linda do mundo! 

Não precisamos usar de subterfúgios para ser bela e formosa, forte e rica de valores morais, éticos, sociais e religiosos, basta sermos exatamente quem somos. Assim como Deus nos afirmou e Jesus nos confirmou: ____Você pode, a tua fé, o teu desejo sincero, a sua delicadeza, o seu despojamento, coragem, te salvou! E pronto! Jesus vem, e restaura nossa identidade feminina, demonstra o quanto nos ama e nos valoriza enquanto mulheres que somos, em várias passagens do evangelho tem essa narrativa, conta-nos os evangelistas, há uma leve certeza, de que sentou com Ele à ultima ceia, nos seu despedir deste mundo, uma mulher, que não caminhou atrás, nem à sua frente, mas ao seu lado: ___Maria de Magdala"!

Lavar, enxugar, e perfumar!

Com suas lágrimas, a mulher lava os pés de Jesus. Com seus cabelos, os enxuga. E com perfume caro, ela os unge. Esse gesto, carregado de simbolismo, é uma verdadeira expressão de arrependimento e devoção. 

Suas lágrimas são de arrependimento; (quantas vezes nos arrependemos de ter sido "tolas" em determinadas situações, eu às vezes fico brava comigo mesma, por me deixar ser enganada pelas minhas doces ilusões, outras tantas, rio de mim mesma, em situações engraçadas que me permito ser protagonista) a mulher da palavra do evangelho de hoje, usa seus próprios cabelos, para enxugar os pés de Jesus, uma prática não tão usual entre mulheres, até os dias de hoje, enxugar os pés de um homem, foi esta, uma oferta de humildade; e o perfume, um símbolo de adoração. 

O que vemos aqui é uma entrega total, de carinho, de agradecimento, um abandono de sua antiga vida e uma busca desesperada pela misericórdia de Deus. E ela a encontra!

São nossos encontros magníficos  conosco mesmas, e que podemos estender, compartilhar com Ele, sem medo de nos arrepender, posto que, o que fazemos de bem para o outro, fazemos também por nós mesmas, e isto nos torna mulheres mais felizes, auto sustentável, tornando homens mais generosos...



By MângelaCastro - 19/09/2024

terça-feira, 17 de setembro de 2024

AGRADÁVEL SURPRESA!

 Bom dia com alegria!

Sim com a alegria que nos renova todos os dias, posso ter sofrido algures, principalmente nas grandes "pestes", tribulações, que assolam nosso existir contemporâneo, mas ainda permaneço com Deus e em pé, é Ele que me chama e me acolhe com amor e alegria, se não acordo por mim mesma; do nada, Ele faz soar o alarme de casa, tipo dizendo:👀 ___ei está na hora de acordar, a vida te espera fora desta cama! 😀a, como é reconfortante estar contigo, sentir sua fé expirando e respirando por todos seus poros, é realmente gratificante.

Como ao sair nesta manhã depois de minha missa matinal, de me nutrir com os ensinamentos e revelações através da Santa Palavra do Senhor, embora um pouco de barulho na minha cozinha, a vida aqui é dinâmica, hora de meu filho tomar seu rápido cafezinho e sair para o trabalho, e eu com minhas recomendações de rotina, pois depois da pandemia, continuo trabalhando em "home office", bem me acomodei, contatando com o escritório via WhatzApp, normal, mas, participar com Jesus de sua Santa Ceia, ouvir seus cânticos, e enebriar minh'alma, é alimento para meu coração!

Caminhava eu, por um pequeno espaço livre que tenho em casa, alguns poucos 70 metros quadrados, em minha garagem, faço isto todas as manhãs, olho para o céu um pouco menos esfumaçado, vejo um tom pastel, entre o azul e o branco de uma leve fumaça, me distraio com as traquinagens e revoadas dos passarinhos à minha volta, isto é para mim meditação, florescência de manhãs revigorantes, vida vicejante, o suficiente para reaquecer e reanimar meu corpo e renovar as energias de minhas células, quando, em determinado momento vi uma linda pombinha branca pousando sobre o beiral de nossa casa, fiquei feliz, ela está de volta, pensei, sim, tenho tido alguns contatos com ela, vez ou outra ela cruza meu caminho, ou vem me visitar, eu acredito muito neste simbolismo que me aproxima de Deus, é como Ele realmente dizendo para mim, ____estou aqui!

Mateus 28:20 (Estarei convosco todos os dias) até os finais dos tempos, e é para mim como cristã que sou, um símbolo não só do sacramento batismal, mas também da paz. Sim, embora todas as tempestes, estou em paz comigo mesma. Já deixei de tentar provar ao mundo quem sou, e porque estou, eu simplesmente sou, e isto me basta! Desejo-vos a paz de Deus, muita serenidade, prosperidade, sabedoria, amor e partilha....


By MângelaCastro - 17/09/2024

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

"E QUE NÃO NOS FALTE PAZ E O ALIMENTO"


 Deuteronômio 15:7-14

Quando houver um pobre em teu meio, ainda que seja um só dos teus irmãos numa de tuas cidades, na terra que o SENHOR teu Deus te está doando, não endurecerás teu coração, tampouco fecharás a mão para com este teu irmão "pobre;"… e aqui cumpre-me salientar que nem só de pão e vinho, vive seu irmão, ele (a) pode estar faminto (a) de nossa atenção, de carinho, de relevos, pois tudo nesta vida devemos relevar, para que haja sustância e enriquecimento de novos valores. 
___Aceitai pois, a nossa oferta Senhor!

Aqui em nossa terra amada Brasil, mesmo com todas as nossas dificuldades: política social, de relacionamentos, passando por duras intempéries climáticas, já nos atingindo, chegando quase ao fundo do poço, mesmo assim, saímos em busca de acertar nossos ponteiros, com os de Deus, e com nossos irmãos, que nos rogam auxílio, pois só podemos auxiliar a quem nos pede, posto que nem sempre conseguimos resolver nossas pendências sozinhos, precisamos sim, uns dos outros, principalmente dos que estão em situações "melhores", com aqueles que já erraram, se repararam, e agora, com mais sabedoria de vida, experiências, podem estar no auxílio, e assim seguimos buscando PAZ e ALIMENTO, esta paz que vem de JESUS, não a que o mundo não nos oferece, e se a faz, é de uma forma inglória, sem frutos, desequilibrada, ferindo-se mutuamente, por divergências de pensamentos, por orgulho e vaidade, os nossos achismos "nórdicos" que veem de nosso imaginário, das lendas que criamos, como se evocássemos deuses da mitologia, que não nos servem para nada, a não ser lendas tiradas de nossa imaginação pobre, de conhecimento sobre o que é realmente o verdadeiro DEUS DA PAZ E DA ABUNDÂNCIA    !

Na homilia de hoje, o padre de Aparecida nos alertou e nos convidou a ficarmos atentos ao ALIMENTO nosso de cada dia, principalmente para que não deixemos que falte na mesa dos mais necessitados, esta é a ordem do dia" SABERMOS PARTILHAR"!

Mateus 6:4
"Para que a tua obra de caridade fique em secreto: e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. A oração modelo"

E coincidência ou providência, esta madrugada estivemos em sonho, na arrumação de uma casa, lavando os ambientes, e depois seguimos juntos pela estrada, e em um determinado ponto do caminho, encontramos e entramos em um supermercado, encontrando todas as gôndolas vazias, fiquei alarmada, apreensiva, então se achegou de nós um senhor, funcionário do local, e aí perguntei: _____Mas todas as prateleiras estão vazias, vocês estão se mudando para novo endereço? O que ele me respondeu cabisbaixo, não senhora, estamos fechando mesmo... continuei: _____estão falidos? O que me respondeu ainda cabisbaixo, sim senhora, estamos falidos... Naquele momento pensei: "Meu Deus"! Quantos desempregados, quantas bocas sem prover o alimento, o que será de todos agora?

"SE SOUBERMOS USAR, E CUIDAR, NADA NOS FALTARÁ" Em momentos de escassez, o melhor a fazer, é não desperdiçar os nossos proventos, distribuir com equilíbrio, pensar em alternativas, e tudo claro, dará certo, em tempos que estiver acontecendo queda de estoques, pois tudo que vai, e não se renova, tende a acabar... Estamos vivenciando um tempo o qual, PLANEJAR é preciso... É bom relembrar que já passamos por grandes crises, doméstica e mundial, e conseguimos nos manter em pé até os dias atuais, e com certeza conseguiremos enfrentar com a força e a esperança que JESUS nos ensinou uma nova crise que por ventura vier, por consequência das questões climáticas, recorde-se, geradas pelas próprias mãos humanas, seja nos atos, como em pensamentos, e omissões.

Tudo que fazemos com amor, e por amor, tende a dar certo, nada justifica em nossa vida, usarmos de violência contra pessoas, meio ambiente, pois sofreremos as consequências dos próprios atos, a vida é um bumerangue, tudo que jogamos no universo, nos retorna, tanto coisas ruinas como boas, sejamos pois, leves como as Mãos de Jesus, e inteligentes o suficiente, para com sabedoria responder às falas e atitudes daqueles que nos querem destruir, pois estes, não conhecem ainda o verdadeiro amor, como JESUS nos amou...

"`Perdoe-os PAI, pois não sabem o que fazem...(Lucas 23:34)

A vida nos requer responsabilidades, e quando não nos atentamos a ela, sofremos as consequências de nossos maus hábitos, desequilíbrio, e podemos sim, vir a sofrer as consequências, a lei universal é coordenativa: "__O que aqui fazemos, aqui mesmo recebemos". "Dai a quem precisa"! E ao fazer isto, esconda a mão direita, o que pedes com a esquerda.


By MângelaCastro - 16/09/2024

sábado, 14 de setembro de 2024

COMO OVELHAS NO APRISCO, ESPERAMOS NO SENHOR ...

 COMO OVELHAS NO APRISCO, ESPERAMOS NO SENHOR ...

Seguimos "adelante" compondo nossas histórias de vida, tendo experiências únicas, individuais, com Nosso Senhor, Jesus...
Ao perceber que somos apenas um punhado de poeira cósmica, viajando num trajeto esfumaçado, entre partículas de gelo e átomos reunidos por Mãos invisíveis, compreendo: somos únicos, transplantados num ventre que nos acolheu um dia com amor.
Tudo nesta vida é passageiro, e nada fica estagnado, há um movimento constante germinando o tempo todo, quase tudo na vida...

Porém antes, precisamos ser plantados e recriados... E ali, num espaço pequeno e protegido, acolhidos no ventre de nossa mãezinha, aquela que seria nosso anjo da guarda neste planeta em que tudo se regenera, ali, nos sentindo acolhidos, em um ambiente reconfortador, nadamos em águas mornas, alimentados por um fluxo contínuo. Viemos como um ínfimo ponto de luz — uma estrela nascente —, 💥primeiro cervical e mente, uma forma disforme, entrelaçada de fios luminosos, a caminho da natividade da luz. Assim como Ele, Jesus, somos luz, independentemente de nossos caminhos e escolhas, nascidos entre a claridade e as sombras.

Todos, sem distinção, brotamos como centelhas da consciência cósmica em ventres que nos nutrem e protegem. Durante nove meses, adaptamo-nos ao novo ambiente, como uma lagarta em metamorfose, flutuando em um casulo escuro e sereno. A vida, em sua complexidade e simplicidade, é feita de transformações e aprendizados contínuos.

Nada nasce por acaso — nem mesmo a pequena planta no deserto ou no oásis. A terra se prepara, a semente é recebida, e mesmo enfrentando intempéries, floresce. Assim também somos nós: feridos, lapidados, transformados em pérolas preciosas. E, apesar dos choques e atritos da vida, seguimos — para florescer, frutificar, e nos reciclar em cada estação.

Sim, a rosa tem seus espinhos. Eles fazem parte do nosso crescimento, ora para proteger, ora para nos tornar mais valorosos, saber respeita-los mesmo na dor quando por eles feridos. Somos inclusivos, mesmo quando parecemos intocáveis aos olhos do mundo — mas sempre visíveis ao olhar amoroso de Deus.

Sem exigir nada, o Criador, o Grande Jardineiro, faz brotar vida, o tempo inteiro, mesmo quando a nossa visão se turva, e nos impede de ver o que é realmente certo. Por amor, Ele enche o jardim da existência com águas puras e cristalinas, que escoam pelos próprios veios, assim faz seu percurso, ora lento, sereno, ora tempestuoso, violento, ciumento de sua própria criação, mas segue, moldando as pedras, cultivando flores, colhendo frutos e ouvindo canções de pássaros, lembrando-nos, ainda que inconscientemente, que somos sementes espalhadas pela Terra — diferentes, mas movidas por um mesmo objetivo: desenvolver-se.

Quando contemplo tudo isso, entendo: somos um cacho de grãos cósmicos, agregados e pulsantes, parte viva do grande Todo. O aparente vazio do espaço, na verdade, é vida vibrante, uma via dupla congestionada de galáxias, estrelas e sistemas que se renovam a cada instante. Um universo sem começo nem fim, que vem se expandindo dia a dia.

___ Foi exatamente assim que Ele me mostrou durante um sonho,___ estava ali bem à minha frente, apenas um cacho de uva, solto no espaço escuro e fundo, mas ali estavam os átomos e toda alquimia da vida se aglutinando.

E assim nos adverte o Senhor, nas palavras de Paulo de Tarso, que, por cartas, comunicava-se com o povo de Deus e as igrejas que fundara por conta própria. Sem nunca ter estado fisicamente com Jesus, (Saulo) depois Paulo, transmitia suas experiências marcantes — especialmente aquela que o transformou: ao cair do cavalo, cego por uma luz intensa, ouviu a voz do próprio Cristo. Ali, renasceu um novo homem, redimido, arrependido de seus pecados. Talvez tenha pensado: "Preciso contar ao mundo que sou prova viva do milagre do arrependimento." Um homem novo habitando uma roupa velha, agora inútil diante da luz que o reconfigurara.

"Vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus." (Efésios 5:15-16)

Ele nos faz crescer, amadurecer e frutificar. E mesmo o fruto que cai e apodrece, volta à terra para renascer, alimentando o ciclo contínuo da vida.

Somos luz, nesta jornada infinita de vida!

By MângelaCastro – 14/09/2024




 

 

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

A LUCIDEZ DA VIGILÂNCIA!

 Preste atenção!

Aqui escrevo sobre consciência,  inconsciente, eu comigo mesma.  moral, ético, religioso .O que penso, sinto, sobre meu "eu" extravasado nos sonhos. O 'sei de mim'. Como me sinto comigo mesma. Minhas crenças, valores.

Você diz que me ama. 

Mas nada demonstra

Você diz que me quer,

Mas foges de mim ....

Como o vento chicoteia na chuva.

Você diz que sou importante,

Mas vira o seu rosto, se esquiva.

Quando mais preciso de Ti. Ausentas de mim. 

Engulo seco, cuspo o amargor.

Vou dormir mais cedo. Oro...

Onde estás, que não te sinto?

Viro, reviro, remexo na cama,

Levanto, abro e fecho a porta da geladeira.

E tal qual foi meu dia, Fantasia. rebuscam-Te

Nos sonhos que se bagunçam, se entrelaçam

Como café aguado, sem gosto, sem graça.

A vida lá fora no sonho, é um frescor verdejante,

Piscinas naturais se juntam, alguém pede ajuda...

Sou eu abanando mãos, pedindo socorro, alguém se afoga

Num mar de angústia, quase se sufoca, a ajuda chega...

Tem cabelos compridos, negros e cacheados, pele branca, alva

Como nuvem de algodão, como ajuda, não sei...mas faz! 

Volto pra meu interior, e tento arrumar toda desconstrução..

Faço novo café, agora, tem que estar forte e doce.

Ouço sons na janela, é o vento soprando nela...

Mandando pra longe meu céu esfumaçado

Chama do Espírito Santo, água do batismo...

Oro... confio...

Pelo fogo que arde, acho que do anjo da guarda!

Surge do nada, é chama azulada, surpreende-me.

No ímpeto do momento, sinto, preciso fazer algo.

E lanço água, devo apagar, é preciso que faça.

Mas a chama continua viva, como meus sonhos.

.........................................................../

Sonhos são os despertares do inconsciente adormecido,

Tentando ajudar na arrumação da casa, nossa morada interior

Quando o familiar, tenta ajudar, bagunça tudo de novo...

Do novo....

"Os sonhos trazem do nosso inconsciente para a consciência desejos mais reprimidos e “proibidos”, desejos recalcados, no qual a pessoa sublima, ou seja, inibimos nossos objetos de desejo. E é através dos sonhos que temos a capacidade de vivenciar esses objetos. Entrando profundamente nesse vasto e misterioso mundo de desejos reprimidos, fazemos um mergulho ao nosso inconsciente, mergulhando para dentro de nós mesmos, tentando procurar o máximo de satisfação e realizações".

E nem sempre o que sonhamos faz sentido para quem lê, ou nos ouve no contar, quando os transformamos em palavras soltas, num doce sublimar do verbo AMAR!...


Sugiro o documentário Consciência  do PRIME.

By MângelaCastro - 11/09/2024

Quando Ser Mulher É Um Obstáculo – A Voz Que Clama Por Justiça ...

  Por favor, não vire a página. “Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão, tratai da causa d...