Que tenhamos uma boa e suave quinta-feira! E que seja sem discriminações, sem preconceitos, na maioria das vezes, bem camuflados, sem desentendimentos, sem massagear tanto nosso ego e o do outro, somos por demais "bonzinhos", "boazinhas," que já não é deste mundo, né? Entender o outro e apoiá-lo, conseguimos através do respeito uns para com os outros, quando em dissidências, o que não quer dizer, que basta uma só palavra para mudar nosso trajeto, até mesmo escrever uma nova história de vida, aliás, vida essa que não acontece por acaso, todos viemos para cá, para aprender, vivenciar, experimenta-la da melhor forma possível., e praticá-la! A lei da boa vontade, que podemos bem aprende-la com o sermão da montanha.
"O Sermão da Montanha, apresentado nos Evangelhos do Novo Testamento, é um discurso de Jesus que orienta como as pessoas devem se comportar e tratar os outros, focando na bondade, humildade e amor. Ele inclui as Bem-aventuranças, ensinamentos sobre moralidade, e destaca a importância de uma fé sincera e um coração puro. É um guia para viver segundo os valores do Reino de Deus"
Esse depoimento que posto logo abaixo, é de um ex-Presbiteriano, me fez voltar ao meu passado, quando era criança, por volta dos 8, 9 anos de idade, estava eu, em um quadro febril, e sempre que isso acontecia minha ~mãe nos colocava no ônibus, e corria conosco para Uberaba, para ficar com nossa avó Nicota e tia Emy, pois lá havia mais recursos, do que em nossa cidade, e ela também precisava trabalhar, e tornava difícil cuidar de uma criança doente, que requer muita atenção.
Eu sentadinha no banco do lado da janela apreciando a paisagem, um pouco distorcida, talvez pela febre que me acometia, até que chegamos na cidade de Igarapava, divisa com Minas Gerais, e para onde íamos, Uberaba. Minha mãe então desceu na rodoviária, rapidinho, e voltou com uma grande maçã doce e bem vermelha, e um garrafinha de guaraná, bem geladinha, meu estômago embrulhava, mas ela insistia, coma a maçã e beba o refrigerante minha filha, se não a febre não abaixa, então, ouvindo-a obedeci! Sempre a obedeci, e fazia quase tudo que queria...Sempre fui sua companheira de fé e crença...
Esta cena ficou gravada em minha memória até os dias atuais... E quando leio sobre Adão e Eva, penso comigo, "___coitada da Eva e da maçã", que levou uma bronca, e culpa de tudo, por distorções de pensamento e obediência ao Deus que os criou! É justo isto? Que conclusão você tiraria desta "história"? O que tem a ver com a narrativa do ex-presbiteriano, é que, às vezes mesmo que não consigamos engolir a seco, o que o outro tem para nos oferecer, e compreender enfim, que podemos sim, aceitar, e comer a maçã, que é simbolicamente "fruto do pecado", e mais, a maçã não tem nada a ver com "sex apeal", isto é apenas uma forma diferente de tentar sexualizar a doce maçã, e a doce Eva, NADA A VER!
Mas em verdade ela nos alimenta, e tem inúmeros benefícios para a saúde, inclusive do coração. Aceitar que às vezes estamos errados, é difícil, mas não impossível, e podemos sim, não por um ponto final em nossa história do passado, e tudo que aprendemos com ela, mas, podemos a partir deste ponto, um pouco mais maduros na compreensão do que é ser VIDA, podemos escrever uma nova história, nos transformar ainda mais, melhorar nosso entendimento da verdade de Jesus, mesmo proveniente do nosso passado, que pode até nos levar ao autoconhecimento, quem sou de verdade? No que creio, e isto é bom para minha transformação pessoal e espiritual, enquanto libélula que somos, enquanto estávamos presos em casulo sofrendo nossas transformações e nem percebíamos, que a nossa saúde espiritual, haveria de se encontrar com ela mesma, a nossa fé, e compreensão dela, entender como cristãos o verdadeiro significado da comunhão com Jesus, e o bem que ela nos faz!
Quer confirmar sua catolicidade? Existe este termo? rsss, foi o que me veio de primeira mão. Ca to li cida de. recorri ao "pai dos burros", ela significa: caráter ou atributo do que é universal ou universalizante; qualidade de quem professa o catolicismo. Abra o vídeo abaixo, e ouça até o final! Porém antecipo, que não é por isto que devemos nos considerar os melhores do mundo, os mais corretos, há controvérsias, sempre haverão, mas não podemos esquecer que JESUS é Único, Nosso Senhor, o Nosso Guia em nosso caminhar e forma de ser individualizada, estendida às nossas comunidades cristãs, intercessor direto com Deus!
Há de chegar um momento, para cada um de nós, de entendermos o que o PAI, tem a nos revelar, embora vivemos em sociedade, em grupos, somos dentre deles, únicos também, e esta fala vem de forma diferente ao nosso coração, é nosso dever aceitar, se não pelo menos as compreender, como diversidades que nos permeiam o dia a dia, porém, chegará um momento que as PALAVRAS DE DEUS, IRÃO SE DEFRONTAR, IRÃO SE EXPLICAR, O QUE ELE QUIZ DIZER PARA CADA UM DE FORMA INDIVIDUAL, E SERÃO UNAS EM UMA SÓ VOZ, CONFIRMANDO-NOS A SUA VERDADE!
Porque já estava prescrito desde o princípio da vida, o nascimento de Jesus, o Emanuel (Deus conosco) seria o condutor da Igreja fundada por Ele mesmo, e deixada aos cuidados de Pedro, e assim, é, até os dias atuais! Que cada um seja o católico que Jesus inspirou durante todos estes séculos, crendo, que somente por Ele alcançaremos as glórias de Deus a seus filhos concedido esse direito em nome de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, quem estuda seus ensinamentos, e pratica-Os não erra o caminho e tem a fé para todas as curas, sejam: Espirituais, morais, psicológicas, todas pautadas em nossa ancestralidade, portanto, não fuja deste caminho, se por acaso se perdeu em algum ponto desta via, você pode, se não voltar atrás, começar de agora, e fazer e escrever uma nova história de vida COM JESUS, e isso com certeza o deixará muito feliz! Desapegue! Lembre-se, você não precisa mudar sua personalidade, sua forma de ser, seja você mesmo(a) apenas SEJA!
Vivemos em uma era em que a verdade é menosprezada. As pessoas não acreditam na verdade absoluta, cada um constrói a sua própria versão da verdade, que se ajusta ao seu modo de vida.
A Bíblia não diz que Jesus é apenas uma verdade, diz que Ele é A Verdade. Isso significa que Ele é a personificação da verdade e não há verdade fora d'Ele.
"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:32
Deus quer mudar as nossas vidas com a Sua verdade e só Jesus pode remover as vendas e as amarras da mentira, e dos misticismos, que nos impedem de viver de forma feliz e digna, embora muitos diziam que JESUS era místico.
Muitos dirão muitas histórias, muitas coisas a respeito, de tudo um pouco, mas só uma está dentro de você, só você a conhece, e só Ele poderá te auxiliar no caminho! Porque Ele, é a personificação divina de Deus!
ORAR PELA PAZ NO MUNDO, E FAZERMOS ALGO PELOS MAIS NECESSITADOS, NÃO SOMENTE PELO PÂO DIÁRIO, MAS TAMtBÉM PELO CONFORTO DA ALMA PASSANDO POR TRIBULAÇÕES, PELA MALDADE ALHEIA DOS IGNORANTES, PELA DEPRESSÃO E TANTAS DOENÇAS PSICOSOMÁTICAS.
Tenham todos um final de semana com paz, e alegria no coração ❤️. Estamos atravessando dias de tribulações, nossos inimigos pressente a hora chegada e ficam mais acirrados, porque os que oram com sinceridade, verdadeiramente, limpam seus corações chagosos, e muitos não alcançam seus objetivos de vingança, contra os que oram e praticam a caridade, por que a fé sem obra, é tal qual letra morta, não tem serventia nenhuma. E é por eles e por nós mesmos que devemos orar, mas não sem antes agradecer a Deus por todas provações, as quais, nos fazem alcançar a pátria celestial, com a fortaleza do Espírito Santo, que não nos abandona,e sopra nosso espírito, nos impulsionando a ir em frente sem olhar para traz, mesmo que "capengando". O importante é seguir em frente,sem abandonarmos a fé em Jesus e a esperança de dias melhores! Paz e bem, é o que a todos convém!
Pelas minhas melhores atitudes, pelo que de bom eu fiz, nunca o mal que consome nossa existência!
Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gênesis 2:7
Que alguém distante se lembre do nosso sorriso e se sinta acolhido. Que o nosso bem traga bem ao outro. Que sejamos a saudade que aperta no peito de uma velha amizade. Que sejamos o amor que alguém nunca esqueceu. Que sejamos aquele sorriso na rua que encantou alguém. Que sejamos hoje e sempre, uma lembrança boa que vive dentro de cada pessoa que cruzou nosso caminho.
Essa foto são meus pais, ao lado do Rio Grande, em Jaguara-MG, recém-casados, lugarejo onde nasci, em uma fria madrugada junina, ele existe até hoje, embora tombada pela Prefeitura de Sacramento - MG, terra natal de minha mãe, meu irmão mais velho, e eu também, pois Jaguara é distrito de Sacramento - MG, ela não está sendo cuidada pelas lideranças políticas, como deveria estar, posto ser até hoje, de suma importância para o Triângulo Mineiro, e cidades fronteiriças do Estado de São Paulo, dentro de suas terras,
A Estação de Jaguara está localizada na Estrada Vicinal da MG 428 sendo a primeira linha ferroviária do Estado de Minas Gerais. As terras para construção foram cedidas pelo então proprietário da fazenda Cafundó, Cel. Manoel Pereira, em 1915 foi feita uma ratificação desta cessão por seu filho Joaquim Pereira Goulart e sua esposa Augusta Teixeira Goulart.
A arquitetura do Conjunto Ferroviário da Jaguara seguiu o estilo inglês usado pela Cia Mogiana, com tijolos à vista, a área de embarque de passageiros possui estrutura de ferro sustentando o telhado, certamente de ferro inglês importado da Europa, cujo sistema construtivo era bastante utilizado em todo país, ela segue maltratada, e não preservada pelo Estado de Minas Gerais como deveria ser, em suas veias verdejantes e águas fortes de um rio, habitat natural de variedades de peixes, e matas ciliares. Assim como existe neste lugar uma ponte pênsil, construída e inaugurada em maio de 1888
ainda no tempo do Império, foi a primeira ligação entre o norte da então “Província de São Paulo” com o Triângulo Mineiro. Mais estreita que a estrutura de Igarapava - SP, cidade vizinha, do outro lado da fronteira, só dava passagem a trens ou pedestres. Contam os historiadores que suas ferragens foram importadas da Europa, mais precisamente da Inglaterra, assim como as ferragens existentes no prédio da estação, extinta Mogiana!
Então, ela tem histórias pra contar e sobreviveu à revolução de 1932! Merece pois mais respeito e dedicação por parte das lideranças mineiras, e por que não do Estado de São Paulo, que também participou desta construção histórica, né não?
Meu pai iniciou sua carreira, nas agências do Correio e telégrafos na cidade de Sacramento, onde fixou residência e conheceu aquela que seria a mãe de seus filhos, depois seguindo a tradição familiar, migrou para a Cia Mogyana de estradas de ferro, como telegrafista na Estação de Jaguara, e outras mais.
A bicicleta que compõe a foto, é para lembrar o quanto minha pedalou nas ruas de Ribeirão Preto, entre os bairros Vila Tibério e Campos Elíseos, após ficar viúva nos de 1960, para ir ao seu trabalho na Indústria Têxtil "Matarazzo", para sustentar seus pequenos filhos!
Tenho muitas boas memórias deste tempo, embora tivesse entre 5 e 6 anos de idade. Sou como a terra, tenho cérebro de muitas memórias, como se referiu ao nosso planeta o meu inteligente e sensível netinho do coração, para uma de suas tias, estavam falando sobre a memória dos elefantes, então ele saiu com essa : _______Sabe titia, a terra tem muitas memórias!
Desta feita, tenho muito que agradecer pelo dom da vida, pela família, pelas minhas experiências vividas, e espero viver muito mais, compondo histórias para contar para meu netinho. Parabéns de aniversário e muitas bençãos da saúde e fé, a todos nós "junianos, de nosso tempo! 😁🙏💓!
Obedecer, é um verbo um pouco forte, porque é imposição, e pode assustar, ou nos melindrar, mas em verdade, se nos descuidarmos do que precisamos ser, TER, e fazer correto, podemos errar, e feio, e sofrer pelas nossas ações equivocadas, pelo nosso egoísmo, ou pela nossa falta de fé, coragem, esperança de dias melhores, e Deus, conhece bem seus amados, então ousa...
Pedir o que pensa precisar para si, pensando em TODOS, não é humilhante, é uma atitude corajosa e despretensiosa.
JESUS, nos ensinou a pedir o pão nosso de cada dia, e isso não diz respeito somente ao pão que nos sustenta em dias de frio, e estômago vazio, mas, vai muito além do material, é uma necessidade, muitas vezes do espírito, que hoje, podemos não compreender muito bem, mas, chegará o tempo de todo entendimento, então, poderemos chorar o que deixamos de fazer, ou regozijar no amor de Deus, por ter cumprido muito bem nossos deveres, obrigações, e o que achamos ser caridoso, enfim, confiar na provisão de Deus para as nossas primeiras necessidades (Mateus 6:11). Esta não falha!
Vou dar um exemplo prático: Um certa manhã, enquanto ajudávamos na casa de sopa Dulcimira dos Reis, aqui em Franca, o Presidente da Casa, Sr. João, sentado comodamente em uma cadeira da cozinha, conversávamos animadamente, quando, ele resolveu nos contar uma passagem ocorrida na sua presença.
Estava Sr. João, e sua esposa Dona Felizarda, ajudando a distribuir sopa em um grupo diferente do seu, estavam em visita, quando ele viu uma senhora formosa, e muito bem trajada na fila aguardando sua vez, ele então retrucou com um dos irmãos da caridade distribuidores, ____ Escuta, disse ele, aquela senhora que parece tão bem de vida, bem vestida, pode estar tirando a vez de alguém mais necessitado que ela. Então, o interlocutor, respondeu-lhe de pronto, _____ ora meu amigo, não podemos julgar pelas aparências, haja vista, que desconhecemos a necessidade de sua alma ao longo da jornada dessa vida, e de tantas mais que já deve ter vivido!
O sr. João então, disse que ficou envergonhado de seu desconhecimento espiritual naquele momento, baixou a cabeça em silêncio e voltou a fazer o seu trabalho, distribuir sopa a quem tem fome, mas muitas vezes, temos mais fome espiritual do saber, do que, do comer....
Ele nos ensinou a perdoar os nossos devedores, assim como Deus nos perdoa dos nossos pecados (Mateus 6:12; 6:14-15).
Então, vamos dar a quem pede, exatamente o que quer, pois assim estaremos cooperando não somente ao "pedinte", mas principalmente com Deus e seu Filho Unigênito, que veio nesta terra, para cumprir as promessas do Pai Eterno, distribuir mais amor, solidariedade fraternal!
Você já pensou, que alegria pro coração, poder dizer a si mesmo, eu VENCI minha ganância, meu desprezo, minha vaidade, fiz exatamente como meu coração pediu_____ "Dai do que tens, não do que sobras, para seu irmão (ã) nesta hora momento necessitado, perdoa-lhe todos os pecados cometidos contra sua pessoa e seu familiar, e siga em frente e em paz, com a certeza da missão cumprida.
Poder dizer a si mesmo (a) como Paulo de Tarso, que não foi discípulo direto, nem apóstolo de Jesus, mas conheceu através de amigos, os ensinamentos do Mestre, e através de um milagre recebido, quando uma luz o cegou, e o derrubou do cavalo, começou desde então, a disseminar durante suas viagens pela região, tudo que Jesus ensinava...Dizendo a si mesmo ( ou quando arguido)
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Este é o amor mais genuíno, mais perfeito, e que não nos deixa só nunca! Envia em nosso encontro seus anjos do amor! João 3:16
" Deus promete vida eterna a todo aquele que crê Nele. A morte não é o fim! Quantos de nós nos matamos pelos nossos atos e pecados, e nem nos percebemos em erros. A morte e o castigo eterno existem por causa do pecado mas Deus enviou Jesus para levar o castigo por nós. Agora quem aceita Jesus como seu Salvador e o segue à risca, ressuscitará e viverá para sempre." (João 3:16) O fato é que Deus nos permiti a conversão, até mesmo antes do ultimo suspiro no leito de dor, pedindo a Ele perdão!
"Mateus 18:21 Deus é bom, misericordioso e justo. Por isso nos oferece perdão integral para agora e para sempre." Mas, não é por desta benesse que vamos sair atropelando tudo em nossa frente, pois, tem aqueles que morrem para esta vida, num de repente qualquer, e não dá tempo de pedir perdão, para nosso próximo, sofrido por nossas "más ações", as quais não as entendemos como más, pela nossa ignorância no entendimento, porém, achamos necessárias, cada um sabe de si, e Deus de todos!
Como é bom acordar e poder saudar uma manhã de sol, que esquenta nosso coração, ficar feliz, vendo pessoas se cumprimentando, orando juntas, se fazendo feliz, mesmo que por um instante, tentando se ajudar, cooperar, porque ainda existem pessoas assim, é certo que, "dão três passos para trás, mas dois para frente", não desanimam de si mesmos, e nem de seus afetos, ora pelos seus perseguidores, porque estes, precisam mais de Deus no coração, do que de arroz e "feijão",😊 mas vai dizer isto pra eles? Ficam enraivecidos, porque ainda estão cegos pela vaidade, orgulho de si mesmos (as), quem erra sempre, são os outros, nunca nós, não é verdade? Olha nos meus olhos, e diz que não!
Mas, milagres acontecem todos os dias, grandes e pequenos, e em um de repente, olhar para o horizonte que acabou de sair das trevas de uma noite escura, talvez sem estrelas, e se faz iluminado, tenta ver o que não dá pra enxergar com os nossos olhos da carne, mas dá pra sentir um amor sem medidas, sem muito entendimento, um amor de alma, incondicional, talvez de outras vidas, este é um dos mistérios de Deus, que não entendemos muito bem, mas podemos senti-lo, fazendo cócegas no coração, batendo forte, retumbando HALLELUIA, aquiescendo nossas vidas, então, ela se regozija em Cristo nosso SALVADOR!
Hoje amanheci com o coração choroso 😴pensando em minha mãe! Não É, que não lembre a cada dia, mas tem momentos que as lembranças batem mais fortes no pensamento, e sentimentos brotam de dentro de nós, embora tenho aprendido que os nossos "mortos", apenas mudam para outra linha do tempo, porém, continuam nos ouvindo, nos vendo, embora de uma forma diferente!
Quem estuda a Bíblia lembra do Pai Abraão,27 ‘Ó pai Abraão, manda-o a casa de meu pai’, retorquiu o rico, 28 ‘pois tenho cinco irmãos e é preciso avisá-los para que não venham para este lugar de sofrimento quando morrerem.’ nos conta Jesus! E este não teve êxito, pois quem está do outro lado, não consegue se contatar com seu povo na terra. Esta passagem está na Parábola contada por Jesus (O rico e Lázaro, o mendigo)
Ora, afinal quem de nós não peca? Quem de nós não se vangloria, se achando "o tal"/, o sabedor da verdade, e saímos por aí, cometendo atrocidades com a própria vida, com nossos achismos, falta de amor pelo próximo, e por nós mesmos, apontando dedos uns para os outros, esquecendo que tem três dedos voltados para nós mesmos?
Eu acredito na lei de ação e reação, semeadura e colheita! Minha mãe foi uma mulher batalhadora, guerreira, forte, "dura na queda", brava, que só ela, rs, porque ficar viúva com 26 anos, com três crianças para criar e dar conta do recado, sem desistir da criação, educação dos filhos, não é para qualquer pessoa não, é só para as corajosas, corajosos, e mesmo assim, também foi criticada, atormentada pelos próprios pensamentos, não foi fácil, mas quem disse-nos que seria? Porém, o importante foi que não se deixou abater, e teve a fé real como seu sustentáculo, tentando vencer a depressão que muitas vezes a consumia, mas ela levantava da cama, e seguia nas lutas diárias, mulher trabalhadora, de muitos talentos, e os punha em prática!
Ela também foi Filha de Maria, e guardava sua fita do Sagrado Coração, com muito zelo, após mudarmos de Pedregulho para Uberaba! Não foi um ser perfeito, mas foi extremamente generosa, e chorava como Nossa Senhora chorou, por seus filhos(as), e pelos "coitados da vida", assim denominava quem batia à sua porta pedindo um prato de comida! Ela dizia, ______"temos que ajudar são "pobres coitados"! Assim com ela aprendemos, seguimos na medida do possível fazendo o mesmo!
Quantas vezes me deparei com suas lágrimas, e de repente ela as enxugava, olhava para mim e dizia, Deus vai nos ajudar a vencer mais esta batalha, e sempre tinha um tempo para rezar o terço em sua casa, em prol dela e dos mais necessitados, principalmente para quem pedia-lhe oração! Muitas graças alcançadas! Amém mãe, siga em frente, e não olhe para trás, o caminho é longo! Jesus está a te esperar!
Este vídeo ofereço para mim mãe Antônia, ela amava Amália Rodrigues e Francisco, vivia cantarolando, temos ainda este LP. Não vou ficar lamentando nem chorando sua alma, quero que ela fique bem, e todas as manhãs rezo as missas, e ofereço para seu espírito, para que crie asas, e voe livre e em paz, por este universo sem fim, ela merece....
É vida que segue, e que seja de qualidade, e próspera para todos nós!
Se queres compreender a vida, e o porque do respeito à natureza, em prol do bem das famílias e de si próprios, leia ATOS DOS APÓSTOLOS.
Todo cristão estudioso e aquiescente de aprendizado, deve antes de tudo se conscientizar, que após os ensinamentos, mister coloca-los na prática da sua igreja e no dia a dia, concretizando o seu objetivo, e o de Jesus, estudar o livro dos Atos dos Apóstolos e o Evangelho de Lucas, os quais foram bem preparados por Ele mesmo, aprendendo com os Seus exemplos de vida, e de sabedoria, para depois, em ordem do próprio Mestre, e do Espírito Santo de Deus, enviado sobre a humanidade, em Pentecostes, sair em missão aos quatros cantos do mundo, para ensinar e transferir o que aprenderam de melhor, concedendo a mesma oportunidade que tiveram, para outros aprendizes de boa vontade ...
(Lucas 11-4 e Atos 1.1-4 e Atos 1.8)
"O livro de Atos dos Apóstolos é uma fonte rica de ensinamentos para a Igreja e para os cristãos individuais, digo aqui Cristãos, não com o intuito de separação do resto do mundo, e tão pouco sermos tão especiais assim, mas, porque estes, se uniram para seguir JESUS, que nos concedeu o direito de sermos livres, mas nada impede que outros irmãos (ãs) de religiões diversificadas, ou até mesmo ateus, que em algum momento podem ser tocados para o aprendizado com Jesus, e que desejem conhecer a obra, não o faça. Através dele, podemos aprender sobre o poder do Espírito Santo, a importância da unidade e do amor fraternal, e nela está inclusa natureza e humanidade, que se tornam juntas, necessárias umas à outra de evangelização (ensinar e conscientizar, que os talentos e dons, devem ser voltados para o bem da Comunidade de cada grupo social, e de toda a humanidade) sendo importante também o seu testemunho cristão e, entender que a soberania é de Deus nosso Criador, pela história da salvação de TODOS"!
RELATIVO AO MEIO AMBIENTE
Veja, bem: É de extrema importância, que o Cristianismo incentive a proteção ambiental, pois a Bíblia ensina que Deus criou o mundo e, o confiou aos seres humanos para que cuidassem dele. Os cristãos são chamados a serem mordomos responsáveis da criação divina, preservando a natureza e promovendo a sustentabilidade. A Bíblia prioriza os interesses humanos acima do meio ambiente, mas, isso não quer dizer que somos superiores e independentes desta, mas sim, para melhor entender que nossa mantença depende dela para sobrevivermos e continuarmos protegendo-a, assim, estaremos protegendo nossas vidas e do planeta! Será que está tão difícil assim de entender?
Estava eu aqui lendo as reportagens na rede social, quando me deparei com esta:
ATOS DESTRUTIVOS PELA PRÓPRIA POLÍTICA SOCIAL!
Na quarta-feira, 05 de junho, dia comemorado o Meio Ambiente, por Neide Rigo @neiderigo, a mesma, foi buscar ervas e flores comestíveis na horta comunitária do bairro e se deparou com um terreno sem vida, totalmente dizimado pela Prefeitura. No dia anterior, ela havia convidado os integrantes do grupo do bairro para mais uma ação de cuidados com os temperos, árvores frutíferas e flores plantados com carinho na Horta City Lapa (capital de São Paulo, acredito eu). Foi um susto e uma tristeza que logo se espalhou por todo o bairro. No relato postado em seu perfil no Instagram, Neide conta um pouco da história da horta cuidada por muitas mãos e também como se deu a ação, considerada descabida por moradores do bairro e que levanta a questão: Até quando?
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
O pensamento, é o nosso condutor de boas novas ou não, e por isso, as doenças também teem sido devastadoras, a vaidade é o que tem conduzido nossas vidas!
É pecado quando toma o lugar de Deus. Não é errado se arrumar, vencer as "potestades" de nosso tempo, mas isso não deve ser o mais importante em nossa vida, nem tão pouco o que nos conduzirá para um bom lugar, nas plêiades que Jesus preparou para nós outros. Nossa aparência pode se tornar um ídolo. Nosso orgulho não deve estar em nossa aparência, ou naquilo que chamamos de vitórias bélicas, nem na opinião que as pessoas têm de nós.
Mas, o que fizemos de bom para aqueles que Deus nos delegou cuidar, assim, exercitamos para o bem os nossos talentos e dons.!
Aqueles que deveriam proteger a humanidade de seus próprios males, são os que em nome das lutas a faz morrer?
Todas as manhãs nos últimos tempos, tenho tomado meu café, como um chá de amarguras, pois as mídias, só nos mostram destruições e mais destruições, sejam pelas inundações, tufões devastadores, queimadas, fome, misérias, violências urbanas, uma vez ou outra vem-nos uma notícia de boa nova, como Jesus nos presenteou com as notícias evangélicas, um mar de esperanças e cartas de amor profundo através de João, seu amado e caçula entre seus irmãos, para a humanidade, não somente para seu povo!
(João 14:6) Mas o indicador apontando os dedos, uns contra os outros, não é um divisor de águas, pois, todos parecem não vê-lo!
E eu pergunto: A verdade, o caminho e a vida, nos tempos atuais e também no de Jesus, não foi seguido a contento, e a humanidade segue sem nada ver, ouvir o que Ele tinha para nos dizer e conduzir! Estou errada, quando questiono por que brigam tanto? Aqui recordo quando em uma missa com nosso Bispo Dom Paulo Roberto, nos recomendou: ____Por que brigam? Não podem brigar! Mas não parece que ouvimos, como deveria ouvir, e assim, também seguimos sem dar muita atenção às Palavras e ensinamentos de nosso irmão Maior: JESUS! Ele sabe de TUDO e nós não sabemos de nada! Não passamos de um pobre rebanho, atormentados nos seus apriscos....
Será que as futuras gerações, pelo caminho que as grandes potências estão conduzindo para a provável destruição de nosso planeta, terão que realmente buscar novas moradias nesse vasto universo?
Será que as futuras gerações, pelo caminho que as grandes potências estão conduzindo para a provável destruição de nosso planeta, terão que realmente buscar novas moradias nesse vasto universo?
Jesus já nos aconselhou: "Orai e vigiai! (Mateus 26:81)
Esses dias comemoramos o meio ambiente, num tempo em que pessoas, veem destruindo as grandes florestas matas ciliares, Matas atlânticas, bosques, que agora são grandes metrópoles, e as aves, os bichos silvestres, não entendem isso, eles teem sua rota traçada e não sai dela!
Vamos cuidar da natureza, respeitando-se mutuamente.
Tem pessoas que não querem aves silvestres "sujando" seus quintais, só esquecem que somos nós que os expulsamos dos seus habitat natural, por isso as andorinhas, pombinhas, aves em geral, todo verão veem para as cidades, que antes era o quintal delas, árvores frutíferas, altas e frondosas, onde fazem seus ninhos bem escondidinhos dos gaviões que revoam seu espaço aéreo em busca também de alimentos, água pura e cristalina, que fluem dos pequenos veios d'água! Fazem do lugar sua morada.
Todo ano em uma determinada época, um casal de patos, migram para nossa cidade, e se instalam sobre uma torre de sinais de celulares, e ficam ali por um bom tempo, eu os vejo daqui de casa.
Você sabia que as aves em geral costumam marcar seu território sobre as árvores para descansar ou fugir de baixas temperaturas? E todo ano elas migram para o mesmo lugar? Eu os escuto passar grasnando pela minha janela vindo pousar sobre uma torre de antenas para celulares, por onde passam dois veios d'água. Com certeza anos atrás fizeram ninhos ou um "pit stop"(parada rápida, e obrigatória) em algumas árvores bem altas neste mesmo lugar, onde hoje o urbanismo em nome da modernidade, derrubou a árvore que era o porto seguro de algumas aves migratórias, tais como as andorinhas, que voltam em bandos todos os anos no verão, para seus ninhos nos altos campanários, e sobre as árvores das praças, a Praça da Conceição no centro de nossa cidade que o diga, elas chegam revoando esse meio ambiente que ainda resta, fazendo muito barulho e sujeiras. Mas ali era seu reduto de procriação! E claro
os humanos teem medo das doenças, que elas trazem consigo, pela falta de contato com elas, perdemos a imunidade, a autodefesa, então temos medo, normal!
Neste fim de semana, fazendo caminhada com minha irmã, passamos debaixo de umas arvores e estacionamento de carros, forrado das fezes de aves, e aí recordamos que um tio nosso, alimentava pombinhos no quintal de sua casa, só para tê-las por perto, valia para eles o trabalho de limpar todos os dias, que era compensado com a boa convivência, eles morreram sim, mas de causas naturais do próprio ser humano, anos depois!
Mas elas não sabem disto, só querem voltar para seus ninhos e procriar.
E ainda deixam para nós o sábio ensinamento de Jesus, segundo o evangelho de Mateus 6:26-27. " Se queres aprender algo, faça-o observando as aves no céu, elas não semeiam, não colhem, nem ajuntam celeiros, contanto, vosso pai celestial as sustentam"(,,,) até que veio o homem e arrancou as árvores para construírem suas casas, suas indústrias, para facilitar o dia a dia, levantaram construções bem próximos dos rios, e com o tempo sem muito conhecimento de ecologia, foram derrubando as matas ciliares, para plantar pastos, e outras culturas necessárias para o nosso sustento alimentar, é o ciclo da vida, e nem percebemos que os cortes de árvores, derrubada de matas ciliares, seria um dia a sua própria destruição, causando desequilíbrio entre natureza e civilização.!