Total de visualizações de página

sábado, 15 de junho de 2024

EU QUERO ESTAR NA SUA MEMÓRIA, JÁ QUE É O QUE LEVAMOS CONOSCO QUANDO PARTIMOS PARA A PÁTRIA DE JESUS!

 


Pelas minhas melhores atitudes, pelo que de bom eu fiz, nunca o mal que consome nossa existência!


Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
Gênesis 2:7

Que alguém distante se lembre do nosso sorriso e se sinta acolhido. Que o nosso bem traga bem ao outro. Que sejamos a saudade que aperta no peito de uma velha amizade. Que sejamos o amor que alguém nunca esqueceu. Que sejamos aquele sorriso na rua que encantou alguém. Que sejamos hoje e sempre, uma lembrança boa que vive dentro de cada pessoa que cruzou nosso caminho. 

Essa foto são meus pais, ao lado do Rio Grande, em Jaguara-MG, recém-casados, lugarejo onde nasci, em uma fria madrugada junina, ele existe até hoje, embora tombada pela Prefeitura de Sacramento - MG, terra natal de minha mãe, meu irmão mais velho, e eu também, pois Jaguara é distrito de Sacramento - MG, ela não está sendo cuidada pelas lideranças políticas, como deveria estar, posto ser até hoje, de suma importância para o Triângulo Mineiro, e cidades fronteiriças do Estado de São Paulo, dentro de suas terras, 

A Estação de Jaguara está localizada na Estrada Vicinal da MG 428 sendo a primeira linha ferroviária do Estado de Minas Gerais. As terras para construção foram cedidas pelo então proprietário da fazenda Cafundó, Cel. Manoel Pereira, em 1915 foi feita uma ratificação desta cessão por seu filho Joaquim Pereira Goulart e sua esposa Augusta Teixeira Goulart.

A arquitetura do Conjunto Ferroviário da Jaguara seguiu o estilo inglês usado pela Cia Mogiana, com tijolos à vista, a área de embarque de passageiros possui estrutura de ferro sustentando o telhado, certamente de ferro inglês importado da Europa, cujo sistema construtivo era bastante utilizado em todo paísela segue maltratada, e não preservada pelo Estado de Minas Gerais como deveria ser, em suas veias verdejantes e águas fortes de um rio, habitat natural de variedades de peixes, e matas ciliares. Assim como existe neste lugar uma ponte pênsil, construída e inaugurada em maio de 1888

ainda no tempo do Império, foi a primeira ligação entre o norte da então “Província de São Paulo” com o Triângulo Mineiro. Mais estreita que a estrutura de Igarapava - SP, cidade vizinha, do outro lado da fronteira, só dava passagem a trens ou pedestres. Contam os historiadores que suas ferragens foram importadas da Europa, mais precisamente da Inglaterra, assim como as ferragens existentes no prédio da estação, extinta Mogiana! 

Então, ela tem histórias pra contar e sobreviveu à revolução de 1932! Merece pois mais respeito e dedicação por parte das lideranças mineiras, e por que não do Estado de São Paulo, que também participou desta construção histórica, né não?

Meu pai iniciou sua carreira, nas agências do Correio e telégrafos na cidade de Sacramento, onde fixou residência e conheceu aquela que seria a mãe de seus filhos, depois seguindo a tradição familiar, migrou para a Cia Mogyana de estradas de ferro, como telegrafista na Estação de Jaguara, e outras mais. 

A bicicleta que compõe a foto, é para lembrar o quanto minha pedalou nas ruas de Ribeirão Preto, entre os bairros Vila Tibério e Campos Elíseos, após ficar viúva nos de 1960, para ir ao seu trabalho na Indústria Têxtil "Matarazzo", para sustentar seus pequenos filhos! 

Tenho muitas boas memórias deste tempo, embora tivesse entre 5 e 6 anos de idade. Sou como a terra, tenho cérebro de muitas memórias, como se referiu ao nosso planeta o meu inteligente e sensível netinho do coração, para uma de suas tias, estavam falando sobre a memória dos elefantes, então ele saiu com essa : _______Sabe titia, a terra tem muitas memórias! 

Desta feita, tenho muito que agradecer pelo dom da vida, pela família, pelas minhas experiências vividas, e espero viver muito mais, compondo histórias para contar para meu netinho. Parabéns de aniversário e muitas bençãos da saúde e fé, a todos nós "junianos, de nosso tempo! 😁🙏💓!

Bom dia!!

By MângelaCastro - 15/06/2024

QUE AMOR É ESSE?

  “O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas antes em receber, em amar muito! Santa Terezinha   (por MângelaCastro) 🌬️ Um vento…...