Somos iguais, em direitos e deveres, enquanto cidadãos, com diferenças peculiares de personalidade, massa física, mental, cor, etnia, um sopro de vida Divina, tão importante, que de nossa vida devemos cuidar!
No Salmos 39, o Salmista Davi nos mostra quão frágil é o ser humano. “De fato, o homem não passa de um sopro”, diz ele. Somos como um sopro. A vida passa de maneira rápida, precisamos aproveitar bem e de maneira sábia o tempo. Isto só é possível, quando nossos caminhos são dirigidos pela Palavra de Deus, para aqueles que creem, ou na filosofia individual, o importante é SER E VIVIFICAR A VIDA.
Quando nossas ruelas esclarecem ganhando vida,
E a senhora todas as manhãs abre sua janela
Aspira o frescor de um novo dia debruçada nela,
Quando a jovenzinha ligeira, passa rumo sua escola,
Quando o padeiro em sua perua entrega os pães:
____Bom dia, minha senhora! Cumprimenta ele!
E o sorveteiro já se posiciona na esquina
Cantarolando, chamando pra si a atenção...
E o verdureiro traz verduras e frutas, "inda
molhadas pelo orvalhar da morna madrugada,
Um florescer de jasmim, alegrando o pimpolhar
das pequenas aves, já deixando seus ninhos...
Buscam veios d'água para se molhar, beijar,
O néctar das flores da estação de setembro
Atraindo com seus perfumes estonteantes.
É o começar de uma nova vida a gotejar...
VIDAS IMPORTAM!
"O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas". Amar, respeitar, acolher, ainda são as palavras de ordem para ajudar-se um e outro.
Os direitos e deveres individuais e coletivos estabelecem que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”1. Além disso, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações2. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo a não ser em virtude da lei2. Ninguém será submetido a tortura ou tratamento desumano2. O pensamento, as crenças e cultos religiosos são livres2. A expressão intelectual, artística, científica e de comunicação é livre, ou seja, sem censura2.